10.11.2013

Polícia Civil faz ação para desarticular grupo black blocs, no Rio


11/10/2013 09h50 - Atualizado em 11/10/2013 11h51

Operação da DRCI visa cumprir 17 mandados de busca e apreensão.
Delegado pediu quebra de sigilo de dados dos investigados.

Do G1 Rio
230 comentários
Mascarados participam de protesto no Rio de Janeiro (Foto: Christophe Simon/AFP)Mascarados participam de protesto no Rio de Janeiro (Foto: Christophe Simon/AFP)
Policiais civis realizam nesta sexta-feira (11) uma operação para tentar desarticular o grupo black blocs, que protagoniza atos de vandalismo e violência durante protestos no Rio. A ação da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) começou nesta manhã e, até as 10h, pelo menos seis pessoas tinham sido levadas para prestar esclarecimentos.
Nesta semana, a polícia do Rio de Janeiro anunciou que quem for identificado como autor de atos violentos e de vandalismo nas manifestações vai responder por organização criminosa.  A lei, mais rigora, entrou em vigor recentemente e prevê pena de até oito anos de prisão.
Segundo o delegado titular do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE), Fernando Reis, os agentes visam cumprir 17 mandados de busca e apreensão em vários locais da capital fluminense. Eles apreenderam computadores, equipamentos eletrônicos e máscaras durante vasculhamentos em residências.
Ainda de acordo com o delegado, a Polícia Civil pediu quebra de sigilo de dados de pessoas investigadas para saber que nível de envolvimento elas têm com os black blocs. "A Polícia Civil, em momento algum, questiona o direito de manifestação, mas o caso é que eles praticam crimes", ressaltou.
Segundo o advogado do Instituto de Defensores dos Direitos Humanos (DDH) Felipe Coelho, duas pessoas tinham sido liberadas após os depoimentos até o mesmo horário. Equipes do instituto acompanham os depoimentos.
saiba mais

Sepe diz que participação de black blocs foi aprovada em assembleia

Coordenador disse que comando de greve não orientou atos de vandalismo.
Trentino afirmou que sindicato não apoia incondicionalmente o grupo.

SEPE é um grupo político-partidário segundo o prefeito Paes

Do G1 Rio
O coordenador geral do Sepe, Alex Trentino, disse, em entrevista à rádio CBN na manhã desta sexta-feira (11), que o sindicato não apoia incondicionalmente os Black Blocs, mas voltou a afirmar que a participação do grupo nas manifestações foi aceita durante uma assembleia da rede municipal.

“Nós não apoiamos incondicionalmente os black blocs. Primeiro, que a direção do sindicado ainda não tem uma posição política sobre os black blocs. O que eu disse é que foi aprovado em uma assembleia da rede municipal que apoia os black blocs, a ABI, os partidos políticos, as centrais sindicais e os manifestantes de todas as ações truculentas da polícia. Inclusive, nós, profissionais da educação, fomos vítimas da truculência da polícia ao deixar a Câmara de Vereadores”, afirmou Trentino.
Especificamente sobre as ações de vandalismo no final da passeata pacífica realizada por professores na segunda-feira (7), Trentino alegou que as ações não aconteceram sob a orientação dos professores. “Combinamos de fazer uma passeata pública da Candelária à Cinelândia. Terminamos o nosso ato e o que aconteceu no final não foi sob o nosso comando. Não posso dizer se traiu ou não, porque não estava no local onde aconteceu a confusão”.

'Sou grato a esses garotos'
Durante manifestação realizada na Zona Sul do Rio nesta quinta-feira (10), professores falaram da atuação do grupo nas manifestações. "Quanto aos Black Blocks, eu sou grato a esses garotos", disse um dos professores. Eles afirmaram que, apesar de utilizarem métodos diferentes, que o apoio à causa é bem-vindo.

O apoio a outros grupos foi declarado na quarta-feira pela coordenadora do Sepe Susana Gutierrez. “A assembleia aprovou o apoio de todos aqueles que queiram defender a luta em defesa da educação pública de qualidade. (Entre eles) Black Blocs, ABI, OAB, entidades sociais, movimentos sindicais. É importante a gente pontuar que é a assembleia que organiza nossos atos. Nós não fazemos atos de violência”, disse.

Os professores das redes municipal e estadual estão em greve desde o dia 8 de agosto. O mais importante é continuar em greve mesmo prejudicando as crianças que praticamente perderam o ano letivo.

Nenhum comentário: