10.23.2013

T´Á SEM SONO




Em uma cultura que combina alta produtividade com altos níveis de distração, as pessoas acabam enxergando uma noite normal de sono como uma parte dispensável da vida. As horas não dormidas se acumulam e estudos revelam que elas estressam o corpo e aumentam o risco de doenças. Pesquisa recente mostrou o papel fundamental do sono na limpeza de toxinas do cérebro, e segundo Derk Dijk, pesquisador do sono na Universidade de Surrey, na Inglaterra, a falta dele está ligada também a problemas como hipertensão, diabetes, depressão e obesidade, bem como a redução da qualidade de vida e da produtividade.

A maioria dos adultos precisa dormir entre sete e nove horas por noite, mas a quantidade varia de acordo com o indivíduo. Para saber se você sofre de falta de sono, confira os cinco sinais de alerta do corpo:

Você esquece coisas simples

A falta de sono afeta a memória de curto prazo, apontam estudos. O sono ajuda nos reparos do córtex cerebral, responsável pela memória, atenção e concentração. Podemos não ser capazes de encontrar as chaves ou lembrar onde estacionamos o carro quando somos privados de sono.

Sentindo-se mais desajeitada do que o habitual? Dormir menos do que seu corpo precisa também pode afetar as habilidades motoras e a capacidade de reagir rapidamente às coisas ao redor.


Você fica mais emotivo do que o normal

Pesquisadores da Universidade de Berkeley, Califórnia, dizem ter ligado a falta de sono com a forma como lidamos com nossas emoções. Após passar um vídeo com imagens perturbadoras, o estudo observou 60% mais atividade na amígdala (conjunto de neurônios regulador dos sentimentos e da agressividade) em voluntários que haviam perdido uma noite de sono do que naqueles bem descansados. Pesquisas revelam que cérebros cansados armazenam informações negativas de forma mais eficaz, podendo deixar a pessoa triste e deprimida. Basicamente, enxergamos a vida muito melhor quando estamos descansados.

                                     Você se sente doente, de novo 

 

Quando você está em falta com o sono cronicamente - dormir a partir de uma hora a menos do que o corpo precisa por dia -, você pode achar que está com uma gripe que nunca passa ou que está começando a sentir os sintomas de um resfriado que simplesmente nunca se materializa. Em um estudo realizado pela Fundação Nacional do Sono dos EUA, os participantes que tiveram apenas quatro horas de sono por várias noites seguidas apresentaram imunidade mais fraca para a vacina contra a gripe do que aqueles que dormiam entre sete e nove        
                Você tem problema de concentração

A falta de sono afeta a capacidade do cérebro de processar informações. Quando dormimos pouco, temos dificuldade em compreender. Uma instrução simples pode parecer aterradora e a página de um livro pode se mostrar difícil de assimilar. A privação crônica de sono também pode te levar a dormir em momentos inoportunos. Você sabe que está em apuros quando se encontra cochilando ao volante de seu carro ou quando está jantando com amigos e não consegue prestar atenção na conversa.

Você sente fome na hora errada e de coisas erradas

Quando temos problemas crônicos de sono, nossos corpos percebem a situação como estresse e respondem com aumento dos níveis de certos hormônios. Um desses hormônios é o cortisol, que interfere na função da insulina. Estudos mostram que a perda de sono crônica pode afetar os níveis de açúcar no sangue e fazer com que o corpo produza menos leptina, hormônio que mantém o apetite sob controle, e mais grelina, hormônio que regula a sensação de fome. Em linhas gerais, você pode comer mais do que o normal quando está privado de sono, e desejar alimentos açucarados com mais frequência. Cientistas afirmam que a ingestão extra é a maneira encontrada pelo corpo para compensar a baixa de energia.

Nenhum comentário: