11.14.2013

4 PASSOS PARA O CONTROLE DA DIABETE

4 passos para o controle da diabete

Uma pequena lista que vai te ajudar a conviver com a diabete sem grandes restrições.

No dia 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. Segundo os últimos dados do Ministério da Saúde, 13 milhões de brasileiros sofrem com a doença. O problema é que, mesmo já tendo o conhecimento da doença, são poucos aqueles que aceitam suas restrições e, efetivamente, tomam os devidos cuidados. Mas, o que eles não sabem é que sem o controle adequado das taxas de glicose, aumentam as chances de complicações cardiovasculares, renais e oculares, dentre outras.
O diabetes atinge quase 25 milhões de pessoas na América Latina e praticamente a metade delas está no Brasil. Uma das formas mais eficazes de conhecer e controlar a doença é o auto monitoramento dos níveis de glicose. Embora proporcione uma série de benefícios comprovados, a prática nem sempre é realizada da forma adequada. Uma revisão de estudos de países da América Latina descobriu que somente 74% dos pacientes tipo 1 e 38,5% dos pacientes tipo 2 são usuários de medidor de glicemia.
“O auto monitoramento com os glicosímetros permite que os pacientes entendam melhor o impacto da alimentação, da atividade física e dos medicamentos no controle da doença e também que comecem a reconhecer, tratar e prevenir a hipo/ hiperglicemia”, diz o médico Dr. Abner Lobão, diretor do Johnson & Johnson Medical Innovation Institute.
Quatro passos para o controle efetivo do diabetes
• Checar: Verificando regularmente o nível de glicose. O objetivo de medir diariamente o nível de açúcar no sangue é obter informação detalhada sobre estes níveis em diferentes momentos do dia. Essa informação poderá ajudar o paciente e a equipe médica a fazer algumas modificações relacionadas à ingestão de alimentos, atividade física, medicação e estresse, já que são de grande importância no tratamento diário.
• Controlar: Controlar o diabetes significa evitar níveis baixos (hipoglicemias) e altos (hiperglicemias) de açúcar no sangue e alcançar um controle diabético em longo prazo por meio de um nível A1C aceitável. O controle do diabetes deve ser feito com o uso de medicamentos prescritos pelo médico, com medição do nível de açúcar regularmente e obtendo experiências e informações sobre o controle do diabetes.
• Consumir: Alimentando-se com comida saudável. Ter diabetes não significa que o paciente não poderá mais experimentar alimentos saborosos e muito menos que a dieta será feita de refeições com “gosto ruim”. Para o paciente ter uma boa alimentação é necessário conhecer os diferentes grupos de alimentos, o impacto no nível de açúcar e o tamanho correto das porções.
• Cuidar: Cuidando do corpo e da mente. Açúcar em excesso no sangue por muito tempo pode causar problemas de saúde relacionados ao diabetes. Este nível alto de açúcar pode fazer mal a muitas partes do corpo, como o coração, vasos sanguíneos, olhos, extremidades e rins. Adicionar pequenos momentos para o cuidado do corpo e da mente, como atividade física, poderá significar muito para diminuir o risco de problemas de saúde relacionados à doença.

Nenhum comentário: