11.26.2013

Bovespa fecha em queda por forte recuo das ações da Petrobras

Papéis da petrolífera recuaram mais de 6%.
Ibovespa cai 1,56% e fecha no nível mais baixo em quase 3 meses.

Do G1, em São Paulo
4 comentários
O principal índice do mercado acionário brasileiro fechou em queda de mais de 1% nesta terça-feira (26), puxado pelo forte recuo das ações da Petrobras em meio a preocupações de que o governo possa atrasar a aprovação de um mecanismo para o reajuste de preços de combustíveis.
O Ibovespa encerrou o dia em queda de 1,56%, a 51.446 pontos, nível de fechamento mais baixo desde 30 de agosto. O giro financeiro do pregão foi de R$ 7,8 bilhões. Veja cotação
Na véspera, a bolsa fechou em queda de 1,02%, a 52.263 pontos.
As ações preferenciais da Petrobras perderam 6,29% e as ordinárias 6,43%, acentuando movimento de baixa após o ministro da Fazenda, Guido Mantega, dizer que um mecanismo para os reajustes dos combustíveis não pode ser de "improviso", tampouco inflacionário.
O governo tem sinalizado uma resistência à metodologia de reajuste apresentada pela diretoria da Petrobras. O assunto voltou à tona nesta terça-feira com o jornal "Folha de S. Paulo afirmando que o governo está disposto a conceder um reajuste para gasolina e diesel neste ano, mas que prefere deixar para 2014 a aprovação de um mecanismo para o reajuste automático.
Uma reunião do Conselho de Administração da estatal paraanalisar o tema, que já foi adiada em uma semana, está programada para a próxima sexta-feira.

Nenhum comentário: