11.25.2013

ENDOSCOPIA DIGESTIVA




ENDOSCOPIA DIGESTIVA

O que é?
A Endoscopia Digestiva consiste num método de investigação de doenças do esôfago, estômago e intestinos através de tubos flexíveis introduzidos pela cavidade oral ou anal. A primeira chama-se endoscopia digestiva alta e a segunda, colonoscopia. Esses instrumentos permitem visualizar a mucosa (revestimento interno) do tubo digestivo, e realizar detalhada avaliação, assim como coletar material ou mesmo realizar pequenas cirurgias.
Inicialmente, examina-se o órgão como um todo, para verificar se há alguma alteração em seu revestimento. Na prevenção do câncer, é método bem estabelecido, especialmente do câncer de estômago, esôfago e intestino grosso. Pequenas lesões, assim como lesões superficiais podem ser removidas durante o procedimento endoscópico, evitando-se desta forma cirurgia convencional. A endoscopia, como um todo, evoluiu muito nas últimas décadas. Pode-se, também, examinar as vias biliares e pancreáticas. 

Como se realiza?
Existe um receio dos pacientes quando lhes é solicitado endoscopia, porque a palavra endoscopia está associada a algo que vai nos impedir de respirar, ao mesmo tempo em que algo entrará em nosso organismo. Na realidade os procedimentos endoscópicos nos dias de hoje são indolores. Tanto a endoscopia alta quanto a baixa são efetuadas sob sedação endovenosa que não deixa o paciente sentir dor ou desconforto. A respiração do paciente é normal durante o exame, e sua oxigenação é controlada através de equipamentos. A duração do exame de endoscopia digestiva alta é de 5 a 10 minutos e da baixa de 15 a 30 minutos, podendo prolongar-se em situações mais difíceis. 

O que acontece após o exame?
Você será conduzido para a sala de recuperação, onde ficará repousando por 15 a 30 minutos, tempo suficiente para despertar completamente. Um familiar ou amigo deverá acompanhá-lo até a sua residência. Importante: não poderá dirigir ou tomar qualquer decisão ou atitude importante (por exemplo assinar cheques, documentos ou operar máquinas e equipamentos. O médico lhe dará um atestado para dispensá-lo do trabalho se for o caso. Poderá alimentar-se normalmente após os exames. 

Como ficarei sabendo do resultado?
Os modernos serviços de endoscopia possuem unidades de captura de imagem, o que deixará seu resultado mantido em banco de imagens e imediatamente fornecê-lo a você (texto e fotos). Caso tenha havido coleta de material (análise de lesões, células, bactérias...), você terá de aguardar alguns dias para o resultado final (em média 3 a 5 dias úteis). 

Dica útil
Procure clínica de endoscopia após informar-se com familiares ou amigos (uma indicação é sempre útil), além de certificar-se que o profissional possui qualificação, no caso, o título de especialista em endoscopia digestiva. 

Saiba ainda sobre endoscopia:

Endoscopia, significa olhar para dentro do paciente. Trata-se de uma especialidade médica que se ocupa de obter imagens médicas diagnósticas utilizando-se de um endoscópio. O endoscópio é um aparelho que consta basicamente de uma fonte de luz e alguma forma de visualização da imagem para dentro, pode ser dada de forma anal, ventricual ou gastrointestinal.

Usos

A endoscopia é utilizada:

Componentes

Um endoscópio flexível.
A endoscopia é realizada com endoscópios, que existem para o diagnóstico da mucosa de todo o trato gastrointestinal dos seres humanos. É com este equipamento que os médicos especialistas diagnosticam e fazem tratamento terapêutico na maioria das doenças gastrointestinais. São subdivididos em: endoscópios, colonoscópios, broncoscópios, nasoendoscópios, duodenoscópios, enteroscópios, etc.
Hoje a tecnologia dividiu os equipamentos em dois tipos: fibroscópios, que transmitem a imagem através de uma fibra ótica, e os vídeo-endoscópios, que transmitem as imagens através de uma micro câmera, ou CCD, e com isso gera-se uma imagem eletrônica.
Com a evolução da tecnologia, hoje já é possível ganhar um aumento da imagem de até 100 vezes o tamanho normal, com a magnificação ótica, (ou zoom ótico) nos endoscópios e colonoscópios eletrônicos.
 

Nenhum comentário: