11.09.2013

Estudo mostra que HPV destrói cromossomos de célula hospedeira

Destruição pode intensificar a função de genes causadores do câncer.
Pesquisa analisou todo sequenciamento do gene humano.

Do G1, em São Paulo
Comente agora
hpv (Foto: Pasieka/APA/Science Photo Library)Vírus HPV atua diretamente nos genes, segundo
pesquisa divulgada nesta quinta-feira (07) (Foto:
Pasieka/APA/Science Photo Library)
O vírus do papiloma humano (HPV) danifica diretamente os genes em que insere seu DNA, segundo novo estudo feito por cientistas de um centro de pesquisas em câncer da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos.
A destruição, segundo os pesquisadores, pode intensificar a função de genes causadores do câncer ou danificar genes vizinhos que sejam supressores de tumores, que suprimem células prestes a tornarem cancerígenas.
O estudo divulgado nesta quinta-feira (7) revela um novo mecanismo de desenvolvimento de câncer pelo HPV, que é sexualmente transmissível. Até então, pesquisas científicas apontavam que a doença é causada por alguns tipos do vírus que são capazes de produzir as proteínas E6 e E7, essenciais para a expansão do câncer.
Pela pesquisa dos cientistas de Ohio, as mudanças causadas pela ação direta do HPV no cromossomo da célula hospedeira foram acompanhadas por aumento no número de cópias do vírus e aumento da função das proteínas E6 e E7.
Para estudar a relação entre o HPV e os genomas humanos que hospedam o câncer, a pesquisa usou todo sequenciamento do gene humano e examinou 10 linhagens de células cancerígenas e duas amostras de tumor de cabeça e pescoço de pacientes.
De acordo com os pesquisadores, o HPV causa 610 mil cânceres anualmente em todo o mundo, incluindo cânceres do colo do útero, anogenitais e de cabeça e pescoço.

Nenhum comentário: