11.04.2013

Igreja Católica faz consulta sobre casamento gay e adoção por casais homoafetivos

Depois de dizer que “não é ninguém para julgar um homossexual”, o papa Francisco deu mais um sinal de que deseja aproximar a Igreja Católica de pessoas com orientação sexual até então condenada pela instituição. O Vaticano encaminhou a dioceses de todo o mundo um questionário com perguntas sobre o casamento gay e a adoção por casais homossexuais. Bispos e párocos devem dar opiniões sobre o tema que deverá ser discutido em um sínodo (reunião de membros de arquidioceses) em 2014.
Sobre o casamento gay, a Igreja pede aos chefes locais que respondam “que atenção pastoral pode ser dada às pessoas que escolheram viver nestes tipos de união”. Já o tema da adoção de crianças por casais homoafetivos é tocado na seguinte pergunta: “No caso das uniões entre pessoas do mesmo sexo que adotaram crianças, o que é que pode ser feito, do ponto de vista pastoral, à luz da transmissão da fé”?
O questionário enviado aos bispos no último dia 18 pergunta ainda se “existe uma lei que reconheça a uniões civis entre pessoas do mesmo sexo e que as equipare de algum modo ao casamento” e “qual a atitude das pessoas e, em particular, das Igrejas em relação ao Estado, enquanto promotor das uniões civis entre pessoas do mesmo sexo, e às pessoas envolvidas neste tipo de união”.
A pesquisa enfoca ainda outros temas controversos para a Igreja, o aborto e o divórcio
De acordo com a publicação inglesa National Catholic Reporter,  que divulgou as informações do questionário, posteriormente confirmadas pelo Vaticano, o sínodo deve ser convocado pelo papa Francisco em outubro de 2014.
Após JMJ, Papa disse que Igreja está “obcecada” com casamento homossexual
Em uma entrevista ainda no avião na viagem de volta à Roma após a Jornada Mundial da Juventude realizada em julho no Rio, o papa Francisco declarou que “se uma pessoa homossexual é de boa vontade e está à procura de Deus, não sou ninguém para julgá-la”.
Em uma entrevista publicada no mês seguinte por uma revista católica, o papa foi além dizendo: “Deus quando olha para uma pessoa homossexual, aprova a sua existência com afeto ou rejeita, condena [essa pessoa]? (…)  Deus, na criação, tornou-nos livre. A interferência espiritual na vida pessoal não é possível”, disse Francisco.
Sobre a obsessão da Igreja com a homossexualidade, o papa declarou: “Não podemos insistir somente sobre questões ligadas ao aborto, ao casamento homossexual e uso dos métodos contraceptivos. Isto não é possível. Eu não falei muito destas coisas e censuraram-me por isso. Mas quando se fala disto, é necessário falar num contexto. De resto, o parecer da Igreja é conhecido e eu sou filho da Igreja, mas não é necessário falar disso continuamente”.
Postado às 11:00 am :: (6) Comentários

6 comentários em “Igreja Católica faz consulta sobre casamento gay e adoção por casais homoafetivos”

  1. sostenes alves coração
    Acho particularmente o PAPA Francisco bastante carismático e simpático, agora
    aceitar a homossexualidade como algo normal é ridículo à LUZ DA BÍBLIA é impossível a pessoa que pratica o homosexualismo ser feliz e essa prática é
    pecado e altamente condenável na bíblia é só lermos romanos capítulo 16.
    1. Leo
      Olá irmão Sostenes! Pelo que entendi, o papa não está aprovando este tipo de comportamento. Não estou defendendo esta posição ou este tipo de pecado.
      Eu sou da igreja protestante e mando um ósculo a todos os meus irmãos cristãos da igreja católica!
      Acho que devemos mudar a nossa mente preconceituosa e entender que Deus é justiça sim, mas primeiro é amor. Aliás, ele é a fonte inesgotável de amor.
      Quero acreditar que a igreja está começando a buscar entendimento de como lidar com estas questões, uma vez que já faz parte da realidade da sociedade contemporânea.
      Repito, não é aprovar o pecado, mas é ir além, amar as pessoas como elas são, independente de suas escolhas. Devemos sim estar aberto a ajudar estas pessoas. Pois a bíblia diz que “a fé vem do ouvir, e ouvir a palavra de Deus”. Precisamos literalmente abraçá-las e crer na obra restauradora do nosso Deus.
      Que Deus te abençoe.
    1. Leo
      Prefiro acreditar que estamos (como igreja de Cristo) buscando nos aproximar dos necessitados de amor e entendimento da Palavra de Deus.
      Jesus Cristo não chamou os sãos. Ele chama os coxos, os cegos, os mendigos, os leprosos. Quem pensa que é são nunca reconhece que é doente e, por isso, nunca procura o médico.
      Estarei de braços abertos na minha igreja para receber a todos. Que venham conhecer este reino de amor, compaixão, paciência e poder, que é o reino de Deus.

Nenhum comentário: