11.19.2013

Não há alimentos proibidos para fazer dieta


O básico de uma dieta saudável é bem simples: todos precisam de um mix de proteínas, carboidratos e gorduras, além de vitaminas e minerais. O que confunde é que, dentro de cada categoria alguns alimentos são melhores que outros.

Não há alimentos proibidos. Se der vontade de tomar um sorvete, escolha um pequeno, mas não todos os dias. Substitua as batatas fritas do churrasco do fim de semana por lanches mais saudáveis em casa, mas sempre prefira comida de verdade.

Nutricionistas da Escola de Medicina de Harvard listaram alimentos que devem constar na dieta, mas minimamente. Pesquisas sugerem que comer esses alimentos regularmente (e com exclusão de escolhas saudáveis) podem definir o cenário para doenças potencialmente fatais, como doenças cardíacas, pressão alta, diabetes e até alguns tipos de câncer.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Açúcar


Calorias vazias

Branco, mascavo, xarope de milho ou mel, açúcar quase não contém nutrientes e é carboidrato puro. Quando você come uma grande quantidade de açúcar, está se enchendo de calorias vazias, fazendo com que o açúcar no sangue a suba e desça como uma montanha russa, e deixando de comer fontes importantes de nutrientes e fibras.

LATICINEOS


Gorduras saturadas

 

 

 

 

 

 

 

 



Sorvete, leite e queijo são cheios de gorduras saturadas e de alguma gordura trans e, portanto, podem aumentar o risco de problemas de saúde, em particular de doenças cardíacas. Os leites e produtos lácteos mais saudáveis são as versões de baixo teor de gordura, como leite desnatado, leite com 1% de gordura e queijos com gordura reduzida.

DOCES



Cookies, bolos, donuts e muitas outras guloseimas são difíceis de resistir, mas as versões comerciais desses preparados são embalados com carboidratos processados, açúcar, gorduras saudáveis, e muitas vezes sal.

Carnes processadas




















Linguiça, bacon, presunto, peperoni, salsichas e muitas carnes de lanches e sanduíches são menos saudáveis que a proteína de peixe, frango sem pele, castanhas, grãos e soja. Carnes vermelhas devem estar no cardápio, nas versões sem gordura e poucos dias da semana.

Carboidratos







 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Farinha branca

Pães, massas, batatas e arroz podem ser trocados por versões integrais com fibras e nutrientes.

Sal


Até 5g por dia
A recomendação da Associação Americana do Coração é ficar entre 1,5g e 2,3g de sódio por dia; a Organização Mundial da Saúde recomenda até 5g por dia - mas a maioria dos brasileiros consome 12g diariamente. Sal em excesso no sangue aumenta o risco de hipertensão, ataque cardíaco e derrames.




Nenhum comentário: