12.09.2013

5 BENEFÍCIOS DO TREINO DE ALTO INTENSIDADE

5 benefícios do treino de alto intensidade

Veja por que malhar com mais intensidade por menos tempo pode ser bem mais eficiente!

Está sem tempo para emagrecer? Pois, trate de arregaçar as mangas, calçar os seus tênis e ir à luta! Pesquisas indicam que o HIIT, sigla inglesa para High-Intensity Interval Training, ou em português Treino Intervalado de Alta Intensidade, promete uma série de benefícios à saúde e à boa forma gastando pouco tempo. Como essa mágica é possível?
Confira!
1 - As sessões podem durar apenas quatro minutos segundo alguns métodos, mas o normal é algo entre 20 e 30 minutos. Logo, qualquer pessoa pode encaixá-lo na rotina.
2 - Durante este tempo os praticantes se submetem a explosões curtas de exercícios, intervalados por períodos de descanso ou atividades mais leves. Dar tudo de si em pequenas doses confere alguns benefícios que o exercício contínuo e mais lento não é capaz de entregar – ou até entrega, mas em um prazo bem maior.
3 - O HIIT mostra resultado rapidamente – é o que sugere, por exemplo, um estudo publicado no American College of Sports Medicine Annual Meeting, em 2011, onde constatou-se que duas semanas de treino intervalado de alta intensidade equivalem, para o sistema aeróbico do indivíduo, a seis ou oito semanas de exercícios convencionais.
4 - Outros estudos sustentam que, em relação à perda de peso, essa eficiência em um espaço menor de tempo também é verificada (e sem afetar os músculos!), bem como na melhora da saúde cardíaca e no metabolismo: até 24h depois do treino ele ainda surte efeito positivo no organismo.
5 - A grande vantagem do HIIT é utilizar os benefícios do efeito EPOC, que é o consumo aumentado de oxigênio pós-exercício. Quando você treina pra valer, o corpo demora várias horas para voltar ao seu estado normal. Durante esse tempo o metabolismo continua acelerado e, com isso, mais calorias são gastas durante o resto do seu dia.

Nenhum comentário: