12.26.2013

Como cuidar de cães e gatos no verão

Animais de estimação

Algumas medidas amenizam o sofrimento dos pets no calor

Mariana Janjacomo
Cachorro no verão
O verão demanda atenção especial aos animais de estimação (Thinkstock)
Não são somente os humanos que sofrem com o calor do verão. A estação também castiga os animais de estimação. "Os que mais sofrem são os cães de focinho curto, como buldogues e pugs, e os gordos, que têm mais calor do que os magros", diz o veterinário Fernando Ibanez, presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais – São Paulo.
Ao contrário dos humanos, cachorros não transpiram pela pele, mas sim pelo coxim, aquela almofadinha da pata, pelo focinho e pela boca – por isso o cão coloca a língua para fora da boca. Quando o focinho é curto, não há extensão suficiente para fazer a troca térmica.
Alguns cuidados melhoram o bem-estar dos animais durante a estação mais quente do ano. 

Oito cuidados com os pets no verão

1 de 8

Espalhar potes de água fresca pela casa

Os proprietários de pets precisam redobrar o cuidado com a hidratação dos animais no verão. É importante que os bichos tenham sempre água fresca e limpa disponível. O ideal é trocar a água do cachorro assim que ela começar a esquentar. Para quem passa o dia fora de casa, a dica é espalhar vasilhas com água em lugares com menor incidência de luz. Durante os passeios, deve-se oferecer água ao animal a cada 20 ou 30 minutos.
*Fontes: Fernando Ibañez, presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo (Anclivepa-SP) e Mauro Lantzman, veterinário e professor de psicobiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Nenhum comentário: