12.17.2013

De olho na medida da cintura



image-722
por
Entenda por que a barriga avantajada é um perigo para a saúde do coração
 A Pesquisa Sinta Seu Coração, realizada pelas revistas SAÚDE e CLAUDIA, com 5 318 mulheres mostra que, entre aquelas que estão com o peso adequado, 52% não têm nenhuma ideia da medida da cintura. O estudo também sinaliza que a ala feminina desconhece o elo entre o excesso de gordura abdominal e o aparecimento de doenças cardiovasculares.
Muito além de ser um simples problema estético ou um mero depósito de energia, a pança serve de gatilho para uma série de distúrbios. “Há desde alterações nas taxas de colesterol e de glicose até o aumento da pressão arterial”, afirma o cardiologista Otávio Gebara, diretor de cardiologia do Hospital Santa Paula, na capital paulista. É que o tecido gorduroso entremeado nas vísceras colabora para a produção de substâncias inflamatórias que fazem mal aos vasos sanguíneos e pode levar à aterosclerose, o processo de formação das placas nas artérias.
Embora a obesidade e o sedentarismo sejam os principais acusados de financiar uma pança avantajada, a escassez de certos hormônios femininos também está por trás. “Por essa razão, a mulher que já passou pela menopausa deve conversar com seu médico sobre reposição hormonal e redobrar os cuidados com a saúde do coração”, avisa Gebara. Entre as estratégias protetoras, vale manter o peso adequado, caprichar na atividade física e incrementar a dieta com alimentos de baixo índice glicêmico, como os grãos integrais. “Eles têm absorção mais lenta, o que não causa grandes impactos nos níveis de glicemia no sangue”, explica. Outra sugestão é economizar nos itens com carboidrato simples, caso da farinha refinada. Isso porque o exagero patrocina o ganho de peso e ainda eleva os teores de açúcar na circulação, o que pode levar a lesões nas artérias.
Por fim, é preciso ficar sempre de olho na cintura. Veja os valores ideais para a circunferência abdominal: Na mulherada, a medida não deve ultrapassar 88 centímetros. “Há estudiosos que preferem o limite de 80”, ressalta Gebara. Já para os homens, o ideal é medir até 102 centímetros ou, para os mais criteriosos, 94.
Revista Saúde

Nenhum comentário: