12.26.2013

Dicas de cuidados para iniciar 2014 com vida saudável.



Do G1, em São Paulo



Natal é época de presentear quem a gente gosta.  Consultores do programa Bem Estar dão dicas de como viver de uma maneira mais saudável para começar o próximo ano com mais qualidade de vida.
A repórter Daiana Garbin foi às ruas descobrir o que as pessoas querem ganhar de Natal e, entre as respostas, a principal foi perder peso. Porém, não existe solução mágica para isso – segundo o endocrinologista Alfredo Halpern, é preciso lutar para conquistar o corpo desejado e se controlar na alimentação.
O médico do esporte Gustavo Magliocca acrescenta ainda a importância da disciplina para emagrecer, tanto na alimentação, como na atividade física. Diminuir a quantidade de calorias da dieta e comer ao longo do dia são dicas importantes, assim como fazer mais exercícios aeróbicos, que fazem bem para o sistema cardiovascular e para o metabolismo, como explicou o especialista.
Confira abaixo outros pedidos dos telespectadores e dicas dos médicos:
Cigarro
Para os telespectadores Emanuel Barbosa dos Santos Almeida e Maria Bezerra Neto Pinheiro, a maior vontade é parar de fumar. Para conseguir isso, a cardiologista Jaqueline Issa aconselha a limitar os lugares que você fuma, ou seja, evitar o cigarro dentro de casa, por exemplo. Além disso, é importante tentar reduzir a quantidade e, quando chegar aos 5 por dia, já é hora de começar a definir uma data para parar totalmente.

Se vier aquela vontade grande, a água e alguns alimentos podem ser aliados – cenoura, pepino e até balas e chicletes dietéticos ajudam a contornar esse desejo. Se mesmo assim for difícil parar, a cardiologista alerta que é preciso procurar ajuda médica já que existem alguns medicamentos que ajudam a combater o vício.
Rugas
  Josefa Albertina da Silva disse na reportagem da Daiana Garbin que seu desejo é mudar a aparência e acabar com as rugas. Segundo a dermatologista Márcia Purceli, existem três fatores que ajudam a combater essas indesejáveis marcas: protetor solar, óculos escuros e creme para á área dos olhos.


Check-up
Muitas doenças são silenciosas e só os exames podem identificar – pensando no futuro, o porteiro e distribuidor de panfletos Edson Silva Alves pediu um check-up completo da saúde para começar o ano sem nenhum problema. De acordo com o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui, esse pensamento é extremamente importante nessa época.

Para tratar e evitar a úlcera, um dos problemas que o Edson teve, o médico diz que é preciso fazer uma endoscopia e evitar gordura e bebida alcoólica nas festas de fim de ano. Essas medidas ajudam a cuidar da saúde do estômago e evitar problemas maiores.
Segundo o infectologista Caio Rosenthal, o excesso de bebida alcoólica pode provocar irritação na mucosa do estômago e sobrecarregar o fígado. Além disso, o álcool também afeta o sistema nervoso central porque dilata os vasos, causando dor de cabeça, hipertensão arterial e taquicardia. Para quem bebe muito e fica de ressaca, a dica é se hidratar e beber muita água no dia seguinte.
Colesterol
O pedido dos telespectadores Arniovaldo Vieira da Silva e Ricardo Moura Cardoso foi ter uma saúde melhor do coração e níveis normais de colesterol. De acordo com o cardiologista Roberto Kalil, para controlar essas taxas e evitar doenças, como o infarto ou derrame, é preciso manter uma alimentação saudável e fazer exercício físico. Se essa combinação não der resultado, o paciente deve procurar um médico para avaliar a necessidade de usar medicamentos.

Exercício para o quadril
A telespectadora Rosângela Sabini pediu uma dica para emagrecer a região do quadril. Segundo o médico do esporte Gustavo Maglicca, para perder o culote, a mulher deve manter uma boa alimentação e fazer exercícios aeróbicos e de força, para proteger a articulação da região e ganhar músculos.

De acordo com a educadora física Thalita Craveiro Giorgi, caminhar, pedalar e nadar são atividades que ajudam, mas a melhor delas é a bicicleta. Fora isso, é possível também fazer movimentos de agachamento, de levantar a pena e também com um colchonete, como ensina a especialista no vídeo.
Manchas na pele
Para tirar as manchas na pele, reclamação da aposentada Josefa Lira, a dermatologista Márcia Purceli explica que o protetor solar e o creme clareador são as principais dicas. Porém, o resultado pode demorar a aparecer e, por isso, é preciso ter paciência e continuar no tratamento.

No caso de espinhas, o protetor solar também ajuda a combater, mas associado a esfoliantes para o rosto e sabonetes antiacne.
Dentes
Para começar o ano com o sorriso em dia, a dica da dentista Ana Paula Uzun é escovar os dentes, no mínimo, 3 vezes ao dia e passar o fio dental, no mínimo, uma vez. Para quem quer corrigir os dentes, a especialista aconselha procurar um profissional para avaliar a necessidade de tratamentos com próteses ou implantes.

No caso dos bebês, a pediatra Ana Escobar explica que as mães devem escovar os dentinhos desde que nascem, além de limpar suavemente a gengiva do bebê após a amamentação.
Gravidez
Milhares de mulheres planejam engravidar no próximo ano, mas antes que isso aconteça, é bom prestar atenção em algumas coisas, como por exemplo, o peso. Segundo o ginecologista José Bento, engravidar acima do peso pode aumentar o risco de diabetes gestacional, hipertensão, parto prematuro e até restrição do crescimento do bebê.

Por isso, a dica é diminuir doces, consumir carboidratos integrais, ingerir mais frutas, verduras e legumes e praticar atividade física para emagrecer antes de engravidar.
No entanto, existem casos em que a idade é que dificulta a gestação. Segundo o médico, após os 40 anos, as chances de engravidar realmente diminuem e a mulher tem um risco maior de sofrer pré-eclâmpsia e desenvolver hipertensão. Caso a paciente queira muito ter um filho, ela precisa procurar um ginecologista para acompanhar e induzir a ovulação.
 Estresse
Para aliviar o estresse do dia a dia, o psiquiatra Daniel Barros dá dicas de algumas atitudes no dia a dia. Por exemplo, controlar a raiva e fazer atividade física pelo menos 3 vezes por semana já podem ajudar a relaxar no ano que começa.

Nenhum comentário: