12.09.2013

Fontes de nutrientes, sucos detox são grandes aliados neste verão

Além de vitaminas, minerais e proteínas, algumas receitas oferecem sensação de frescor para os dias quentes

Anna Beatriz Thieme 

Maçã, cenoura, coco, uva, couve e alface são alguns dos ingredientes usados em receitas
Foto: Berg Silva
Maçã, cenoura, coco, uva, couve e alface são alguns dos ingredientes usados em receitas Berg Silva
RIO — A estação dos dias quentes e da diversão impõe mudanças inevitáveis ao organismo, que precisa se adaptar às altas temperaturas e à sensação térmica acima dos 40 graus. É nessa estação que as pessoas iniciam um período de maior transpiração e acabam por perder importantes nutrientes. Para ajudar a repor esses componentes, os sucos detox, moda entre celebridades e queridinhos da estação, podem ser importantes aliados nessa busca por equilíbrio.
— O organismo não perde apenas água com a transpiração intensa causada pelo forte calor. Junto com o suor, sódio, potássio e diversos minerais são também expelidos do corpo — explica a nutricionista do Spa Maria Bonita e colaboradora do Conselho Regional de Nutricionistas do Rio de Janeiro, Vânia Barberan. Como os sucos detox oferecem ao organismo uma composição muito rica em vitaminas, minerais e proteínas, acabam funcionando como uma “bomba de nutrientes”.
Apesar de seu uso estar geralmente associado a dietas emagrecedoras, a nutricionista esclarece que o principal objetivo da detoxificação, ou simplesmente detox, é ajudar o organismo a eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde. O detox, uma técnica da nutrição funcional, foi introduzido há cerca de dez anos no Brasil, mas sua popularidade cresceu vertiginosamente durante o último ano, embalada pelo uso frequente entre os famosos.
— Sofremos diversas interferências ao longo do dia, especialmente na vida urbana. Vivemos em meio à poluição, usamos xampu, passamos hidratante no corpo, tomamos pequenas doses de remédio para gripe ou dor de cabeça — diz a nutricionista. Todos esses hábitos nos expõem a substâncias prejudiciais que comprometem o bom funcionamento do corpo e, por isso, a detoxificação é importante. Significa jogar fora o que não será usado como nutriente — acrescenta.
Segundo Vânia, os sucos detox podem ser ingeridos todos os dias, em qualquer estação do ano. Ainda de acordo com a nutricionista, o ideal é que sejam usados entre as principais refeições, como almoço e jantar, servindo como uma opção de lanche. Entretanto, apesar de ser benéfico à grande maioria das pessoas, a nutricionista alerta que não são indicados a pacientes em tratamento quimioterápico ou que usam remédios controlados.
Dez receitas para seguir nesse verão
Para que os sucos detox ofereçam o máximo de benefícios ao organismo, é importante que algumas recomendações sejam seguidas. A nutricionista e colaboradora do Conselho Regional de Nutricionistas do Rio de Janeiro, Juliana Lima, lembra que as receitas devem ser preparadas com alimentos in natura e, preferencialmente, da agricultura orgânica, por não conterem o uso de agrotóxicos. Além disso, o ideal é que os sucos sejam ingeridos logo após o preparo, de forma a evitar a perda de nutrientes. Também é importante que um cardápio variado de ingredientes seja utilizado.
— A diversidade do cardápio é a base da alimentação saudável. Cada fruta, verdura ou legume possui nutrientes específicos. O ideal é promover a combinação entre esses nutrientes — explica Juliana.
Para o verão, além de nutrientes para o organismo, algumas receitas contam com componentes que oferecem ação refrescante, como é o caso do hortelã. Há também o exemplo da água de coco, que funciona como um isotônico natural.

Nenhum comentário: