12.26.2013

Governo federal enviará mais duas toneladas de medicamentos ao ES

Mais de 20 pessoas morreram em razão da forte chuva que atinge o estado.
No começo da semana, governo já tinha mandado outras duas toneladas.

Filipe Matoso Do G1, em Brasília

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que o governo federal enviará na noite desta quinta-feira (26) ao Espírito Santo mais duas toneladas de medicamentos e insumos farmacêuticos - na última segunda-feira (23), o Ministério da Saúde já havia enviado duas toneladas de remédios.
O anúncio foi feito após Padilha participar de videoconferência com autoridades do estado, da Defesa Civil e da Coordenação de Urgência e Emergência do Espírito Santo, para tratar de medidas emergenciais de auxílio aos desabrigados e desalojados.
Segundo o Comando da Defesa Civil do Espírito Santo, mais de 20 pessoas já morreram em função das chuvas que atingem o estado. Ainda de acordo com o balanço divulgado na noite desta quarta (25), mais de 48 mil pessoas estão fora de suas casas e são 50 os municípios afetados pelas enchentes.
Serão enviados também nos próximos dias, informou Padilha, viaturas da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), equipamentos e equipes de resgate para atendimento de urgência e transporte. O estado receberá ainda 10 mil frascos de hipoclorito, substância para tornar a água própria para consumo.
Alexandre Padilha garantiu que as quatro toneladas de medicamentos e insumos são "suficientes" para 60 mil pessoas, durante 30 dias.
“Esse volume de medicamentos, esse volume de insumos é suficiente para o atendimento de 15 mil pessoas em 30 dias. Então, já tínhamos duas toneladas, desde o dia 23 deslocados, e decidimos hoje deslocar mais duas toneladas de medicamentos e insumos de socorro para o estado do Espírito Santo a partir de um pedido, de um diálogo com a Secretaria Estadual de Saúde”, disse o ministro.
Segundo o ministro, durante a videoconferência com autoridades capixabas, ficou definido que será realizado mapeamento das pessoas que fazem tratamentos crônicos e foram atingidas pelas enchentes.
“Desde o dia 24 [de dezembro] nós determinamos às equipes municipais e coordenação da Secretaria de Saúde do Espírito Santo fazer um mapeamento das pessoas que precisam de diálise, quimioterapia, onde estão essas pessoas, se elas estão em abrigo ou se estão desalojadas, aonde estão e quem serviços estão indo, agendamentos que já estavam feitos, justamente para você fazer o mapeamento e uma busca ativa dessas pessoas”, disse Padilha.
O ministro afirmou ainda que 114 médicos que atuam no estado pelo programa Mais Médicos estão disponíveis para o atendimento das vítimas das enchentes. De acordo com Padilha, o número pode aumentar, caso a necessidade por atendimento na atenção básica também aumente.
Cidades atingidas por chuvas e enxurradas no Espírito Santo (Foto: Arte/ G1)
Ajuda
Cento e setenta homens do Exército do Rio de Janeiro chegaram ao Espírito Santo nesta quarta-feira (25), para darem apoio às equipes que já estão atuando durante esse período de chuvas intensas no estado. Segundo o major Trisi, 40 homens permanecerão na Grande Vitória e 130 irão para Colatina, na região Noroeste, um dos municípios mais afetados.
Além desses militares, outros grupos já foram enviados para o estado para apoio. Setenta e dois homens da Força Nacional chegaram no domingo (22), vindos de vários estados do Brasil com formação especializada. Desses, 50 foram encaminhados para Linhares, Nova Venécia e Santa Leopoldina, e os demais permaneceram na Grande Vitória.
Vinte bombeiros do Rio embarcaram na manhã desta quarta-feira em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea do Galeão. Eles fazem parte do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e são especialistas em salvamento em desastres.
Suspensão das doações
O governo do Espírito Santo suspendeu temporariamente as doações feitas na Praça do Papa, em Vitória, para as vítimas das chuvas. A partir desta quinta-feira, equipes irão organizar o que já foi doado no local para que nada seja desperdiçado. A decisão foi tomada nesta terça (24) pelo governador Renato Casagrande, junto com o coordenador da Defesa Civil Estadual e do comandante do Corpo de Bombeiros, por conta do grande número de donativos.
Segundo o segundo o secretário Estadual de Assistência Social, Helder Salomão, as doações irão voltar a ocorrer nos próximos dias, e ainda podem ser feitas em outros pontos em todo o estado.

Nenhum comentário: