12.12.2013

HIPERIDROSE

Chega ao Brasil novo tratamento para hiperidrose

Conheça como funciona e os benefícios do novo tratamento contra hiperidrose.

Você, possivelmente, sofre ou conhece alguém que sofra com o excesso de suor. Alguns ficam com pés e mãos sempre molhados, outros com as axilas. Muitas vezes, o suor excessivo vem acompanhado de odor desagradável. Estimativas apontam que cerca de 3% da população mundial, entre homens e mulheres, estão neste grupo.
A hiperidrose, condição que se caracteriza pela hiperatividade das glândulas de suor, principalmente nas regiões das axilas, pés e mãos, também pode acometer outras áreas do corpo como virilhas e couro cabeludo, e causar grandes constrangimentos na vida social e profissional. 
A novidade é o tratamento que acaba de chegar ao Brasil, um novo conceito chamado Sweat-X, que trata a hiperidrose (suor) e a osmidrose (odor) sem a necessidade de aplicação de anestésicos, atuando diretamente nas glândulas e diminuindo o problema já na primeira sessão.
O novo tratamento, que não é um processo cirúrgico, é completamente indolor e ocorre por meio de uma nova aplicação do Accent Ultra, equipamento que age por meio de ondas eletromagnéticas na faixa de micro-ondas, e faz com que o tratamento não seja invasivo, sendo finalizado em apenas quatro sessões, com intervalos de uma semana para cada aplicação. 
O aparelho possui seis níveis diferentes de profundidade e por isso é muito mais seletivo e preciso para atingir as diversas glândulas nas regiões produtoras do suor e odor. Outras vantagens do tratamento Sweat-X é o fato de não haver qualquer tipo de complicação ou efeito colateral pós-aplicação, ou seja, o paciente, já na primeira sessão, pode retomar suas atividades normalmente, além disso, é aplicado em todos os tipos de pele, não precisa de anestésicos e possui efetividade total no tratamento da hiperidrose, com efeito que se prolonga por 6 a 8 meses.
Atualmente, existem alguns tratamentos para a diminuição do suor excessivo, porém todos eles possuem algum tipo de restrição ou até mesmo efeito colateral. É o caso da toxina botulínica, no qual o procedimento realizado não elimina as glândulas de odor. 
Há também a Simpatectomia, intervenção cirúrgica invasiva com reais chances de complicações ou até mesmo o efeito colateral conhecido como sudorese compensatória ou sudorese reflexa, que pode ocorrer em qualquer pessoa que a realize. Consiste no aumento da quantidade de suor em outro local do corpo. Há os tratamentos não-cirúrgicos, realizados à base de comprimidos ou cremes manipuladores, que em geral – com exceção de casos leves – não resolvem totalmente o problema.
Fique por dentro!
Causada por um aumento na atividade do sistema nervoso simpático (sistema autônomo sobre o qual não temos controle), a hiperidrose é relativamente comum. Por suarem excessivamente, os portadores tentam esconder o problema e acabam muitas vezes agravando a situação. Se você desconfia de que tem o problema, consulte um dermatologista.

A hiperatividade das glândulas sudoríparas levam à perspiração excessiva. Esta condição é conhecida como hiperidrose. Não se tratando de doença grave, quanto a risco de vida, trata-se de situação extremamente desconfortável, que causa profundo embaraço social e transtornos de relacionamento e psicológicos no portador, que freqüentemente se isola socialmente e adquire hábitos procurando esconder o seu problema.
Pode afetar todo o corpo ou ser confinada à região palmar, plantar, axilar, inframamaria, inguinal ou cranio-facial.

Tratamento
Existem vários tipos, como o uso tópico de produtos a base de cloreto de alumínio, a cirurgia e o tratamento com a toxina botulínica.

Dicas
Procure o seu dermatologista para saber se o seu suor excessivo é somente um problema da glândula , pois às vezes há indicação de que possa existir outro problema de saúde.

Hiperidrose – Tratamento com Toxina Botulínica
A toxina atua impedindo a liberação temporária da acetilcolina inibindo a produção do suor. O tratamento é considerado um procedimento rápido, seguro, eficaz e de raros efeitos colaterais significativos.

Tempo de Tratamento
A aplicação no consultório,dura aproximadamente 60 minutos (30 minutos de anestésico e 30 minutos de procedimento).

A duração média do efeito da aplicação nas axilas e no rosto, varia de 4 a 10 meses, dependendo da dosagem de tratamento e da técnica da aplicação.
Contra Indicação
Pacientes com alergia ao componente, pacientes com doenças neurológicas como miastenia

Um comentário:

Keilla disse...

Sofro com este problema e já tentei de tudo: Lipoaspiração axilar, odaban, botox, etc; mas nunca obtive um efeito satisfatório. Gostaria muito da opnião de alguém que já tenha utilizado este laser.