12.04.2013

15 trilhas para ver o Rio de outro ângulo


Distante das praias cheias e da badalação do asfalto, as trilhas entranhadas nos morros do Rio de Janeiro oferecem belas paisagens para quem decidir calçar um par de tênis e se aventurar por caminhos escondidos da cidade. Confira a seleção de 15 trajetos que, como recompensa, oferecem vistas exuberantes da sinuosa geografia carioca.

                                                                      Pedra Bonita
Um caminho pouco íngreme e sem grandes obstáculos leva ao topo da Pedra Bonita, na Zona Sul carioca. A trilha é considerada leve e, por isso, é possível levar crianças. Do topo, o que se tem é uma fantástica vista de São Conrado e do Morro Dois Irmãos. É possível ver também a Pedra da Gávea e a Floresta da Tijuca, além de praias da Zona Sul e da Barra da Tijuca. O trajeto tem seu início na Estrada da Pedra Bonita, na bifurcação da Estrada das Canoas. Próximo ao ponto de partida da trilha
fica localizada a rampa de voo livre, de onde partem voos de asa delta e de parapente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                      Morro da Urca

Com cerca de 1,5 quilômetro de extensão, a trilha que leva até o topo do Morro da Urca alterna subidas íngremes e trechos mais planos. São cerca de 40 minutos de caminhada que, como recompensa, oferece fantástica vista da Baía de Guanabara. A trilha tem início na pista de caminhada Claudio Coutinho, no canto esquerda da Praia Vermelha. Por meio desse trajeto, atinge-se o terminal do bondinho no Morro da Urca, onde é possível comprar ingressos para subir até o Pão de Açúcar ou descer para a Praia Vermelha.



 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                            Morro Dois Irmãos

Um dos mais bonitos cartões-postais do Rio, o morro Dois Irmãos, na Zona Sul, não deve ser admirado apenas de longe. É possível subir até o topo do “irmão maior”, percorrendo uma trilha com cerca de 1,5 quilômetro de extensão. Ao término do trajeto, o mirante permite visão arrebatadora de toda a Zona Sul carioca. A comunidade do Vidigal é o local de partida da trilha. Para chegar até o início do trajeto, é preciso seguir até o campo de futebol na Vila Olímpica da comunidade. Meios de transporte alternativo, como kombis e moto-táxis, disponíveis na entrada do Vidigal, podem levar até lá.


 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                        Pedra da Gávea

Considerada uma das mais difíceis trilhas da cidade, é preciso atenção e condicionamento físico para subir a Pedra da Gávea. Apesar do trajeto longo e pesado, a vista do Rio que seu cume oferece é arrebatadora. Para minimizar os riscos da subida, é altamente recomendável o apoio de um guia experiente. No fim da trilha, há a escalada da carrasqueira, uma parede com aproximadamente 30 metros de altura, considerada o ponto mais crítico do trajeto
Felipe Hanower

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                          Parque Lage/Corcovado

Além da exuberante floresta nativa e de um belíssimo casarão, o Parque Lage também abriga trilhas. Uma delas leva ao Morro do Corcovado, por um percurso que oferece contato com pássaros, borboletas e até micos. São cerca de duas horas de subida e é recomendada a contratação de um guia para auxiliar no trajeto, considerado difícil. Ainda na parte baixa da trilha, há algumas cascatas, que convidam para um rápido descanso. Ao fim do trajeto, é possível observar a paisagem do mirante que fica ao lado dos trilhos do Trem do Corcovado.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                      Vista Chinesa

Por meio de uma trilha de fácil acesso e totalmente pavimentada, é possível chegar ao mirante da Vista Chinesa. Quem atinge seu topo desfruta de uma ampla vista da Zona Sul da cidade. Para os amantes de esportes, também vale a ida de bike, embora seja preciso preparo físico, já que a subida é constante. Localizado dentro do Parque Nacional da Tijuca, o mirante tem uma construção em forma de pavilhão oriental. O monumento foi construído no início do século XX, como uma homenagem aos chineses que trouxeram o cultivo do chá para o Brasil.


 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                       Pico da Tijuca

O Pico da Tijuca é a montanha mais alta da Floresta da Tijuca, com altitude de 1.022 metros. Para chegar ao seu cume, é preciso enfrentar escadaria com 117 degraus talhados em pedra, o que pode causar desconforto àqueles que possuem medo de altura. Estádio do Maracanã, Pedra da Gávea e Baía de Guanabara são facilmente apreciados do topo. A trilha é bem sinalizada e o trajeto parte do Largo do Bom Retiro. A caminhada não é, contudo, considerada uma das mais fáceis do Rio, já que é preciso enfrentar algumas subidas íngremes durante o trajeto. 



 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                            Pico Tijuca Mirim

Ainda na Floresta da Tijuca, o percurso até o Pico Tijuca Mirim é feito a partir da trilha principal do parque. O trajeto exige esforço menor do que a caminhada até o íngreme Pico da Tijuca, por isso é uma boa opção para os aventureiros com menor condicionamento físico. A caminhada parte do Largo do Bom Retiro, por onde se deve seguir até a bifurcação que leva à trilha do Tijuca Mirim. Como recompensa, o mirante oferece vista panorâmica da Zona Norte carioca e, mais ao longe, do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar.

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                            Cachoeira das Almas

A trilha da Cachoeira das Almas tem seu início próximo ao Centro de Visitantes do Parque Nacional da Tijuca. A maior parte do percurso é plana e há poucas subidas íngremes durante a caminhada. O trajeto oferece pleno contato com a Mata Atlântica. Até chegar à Cachoeira das Almas, diversos pontos do parque são percorridos, como rios, uma floresta fechada com gigantescos eucaliptos, formações rochosas e muitas palmeiras de palmito Jussara.
 


 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                            Circuito das Grutas

Para o Circuito das Grutas, que também fica localizado na Floresta da Tijuca, é recomendada a companhia de guias especializados. O trajeto percorre formações rochosas, originadas há milhares de anos graças a deslizamentos decorrentes dos movimentos tectônicos. O circuito passa por diversas grutas, como a Gruta do Belmiro, a Gruta do Archer e a Gruta dos Morcegos, entre outras. A caminhada é considerada moderada e é preciso atenção, já que há alguns terrenos irregulares e aclives acentuados.



 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                        Pico do Papagaio

O Pico de Papagaio é a segunda montanha mais alta do Parque Nacional da Tijuca. Do alto de seus 987 metros de altitude - quase 300 metros acima do morro do Corcovado -, pode-se avistar grande parte da Zona Oeste do Rio. Embora o trajeto comece de forma leve, o percurso não é considerado tão fácil: pedras e raízes tornam a caminhada difícil até o topo da montanha. A trilha começa no Largo do Bom Retiro e a primeira etapa vai até a bifurcação com o Pico da Tijuca. Após isso, é preciso ficar atento às diversas bifurcações que separam o caminho para outras trilhas do parque.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                           Pico do Sacopã

A trilha que começa no Parque da Catacumba, próximo à Lagoa Rodrigo de Freitas, leva ao mirante do Pico do Sacopã. Por meio de uma caminhada leve de cerca de 20 minutos, é possível chegar ao topo do morro. Do alto de seus 134 metros, o mirante oferece uma ampla vista da Lagoa. O trajeto é leve e recomendado para pessoas de todas as idades. O nível de esforço físico requerido é baixo e a trilha é bem sinalizada. 



 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                              Pico do Caeté

A trilha se inicia no Parque Municipal Ecológico da Prainha, na Zona Oeste, e é cercada por Mata Atlântica durante todo o trajeto. A caminhada é considerada leve e exige pouco esforço físico. Durante o percurso de cerca de 30 minutos, é possível observar diversos exemplares de plantas e animais. O caminho é bem definido e sinalizado até atingir o cume. De cima do morro, há um mirante localizado a 130 metros de altitude, que oferece ampla visão para a Pedra do Pontal, Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca.


 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                   Praia do Perigoso

O trajeto é muito visitado por aqueles que buscam distância das badalações da orla da Zona Sul carioca. A caminhada tem seu início na praia de Guaratiba e segue até a praia do Perigoso. Durante o percurso, é possível subir até o topo da Pedra da Tartaruga que, além de ser uma atração à parte, oferece belíssima vista das duas praias de águas límpidas. A caminhada é considerada leve e não exige elevado condicionamento físico, embora seja relativamente longa. 


 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                       Açude do Camorim

Construído no início do século passado, o Açude do Camorim ainda abastece boa parte de Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade. A trilha ao redor do açude é uma boa opção de passeio, com cerca de dois quilômetros de caminhada. A subida é considerada fácil e o trajeto, bem marcado. O início do percurso localiza-se ao lado do Centro de Visitantes do açude. Diversas espécies de árvores, ainda remanescentes da Mata Atlântica, além de riachos, servem de cenário para a trilha, que dura pouco mais de uma hora.

Nenhum comentário: