12.13.2013

Tromboembolismo: doença silenciosa

O tromboembolismo venoso, popularmente conhecido como Síndrome da Classe Econômica, é um dos distúrbios mais comuns do aparelho circulatório, sendo uma doença silenciosa. verãoA doença compreende duas manifestações clínicas – a Trombose Venosa Profunda, que acontece quando um coágulo ou trombo obstrui as veias da perna, coxa ou virilha; e sua maior complicação, a Embolia Pulmonar, situação em que o trombo se desprende e migra para os pulmões, podendo bloquear as artérias do órgão e levar à morte.

Tromboembolismo venoso

Trombo significa um coágulo que se forma em uma veia e a bloqueia. Embolia ocorre quando parte desse coágulo se solta e vai bloquear outra veia, longe da primeira. Dependendo da veia acometida, pode levar a alterações tão graves, que o paciente pode até morrer. É frequente?
Apesar das dificuldades para estabelecer a frequência com que acorre, um estudo recente mostrou que a incidência de trombose foi de 58%, sendo que apenas 1,5% dos pacientes com exame positivo tinham quadro clínico sugestivo de trombose antes de solicitar o exame.
Quem pode ter tromboembolismo?
A doença tromboembólica é uma das mais comuns e perigosas de todas as complicações nos pacientes vítimas de trauma esquelético. A ameaça do tromboembolismo aumenta com a idade, com a duração da cirurgia, o grau e o tempo de imobilização e a gravidade da doença sistêmica-que atinge todo o organismo-associada. Pacientes que se submetem a cirurgias ortopédicas apresentam maior risco de sofrer tromboembolismo.
Quais são as manifestações clínicas de tromboembolismo?
Os sinais e sintomas da trombose venosa são classicamente não-confiáveis, e a detecção da trombose não deve ser limitada apenas ao aspecto clínico. Entretanto, a avaliação cuidadosa deve ser diária, e consiste nos achados de dor, edema duro, acompanhados de aumento de temperatura e frequência cardíaca. Esses sinais indicam a necessidade de uma investigação melhor.
Como se faz o diagnóstico?
Os exames mais realizados são para o ultra-som Doppler-exame de ultra-som que vê o fluxo das veias-e a ressonância magnética. Em casos muito selecionados pode ser utilizada a flebografia-exame de raios X com contraste.
Qual é o tratamento?
A marca registrada do tratamento da doença tromboembólica é a prevenção. O biótipo mais acometido é o paciente obeso, idoso, com múltiplas lesões ou cirurgias, história de doença pulmonar ou cardiovascular, e história prévia ou familiar de trombose. Algumas medicações têm sido usadas como prevenção, entre elas a heparina. Mais recentemente, compressores pneumáticos têm sido usados com bons resultados.
Essas e outras informações sobre tromboembolismo venoso você pode encontrar no livro ‘Saúde – Entendendo as Doenças, a Enciclopédia Médica da Família’, de minha autoria em conjunto com o Dr. Paulo Kauffman.

Nenhum comentário: