12.21.2013

Homem tem mão reimplantada após membro ficar 1 mês ligado a tornozelo

Jovem chinês teve a mão arrancada em acidente de trabalho em novembro.
Mão foi implantada no tornozelo antes de ser religada ao braço.

Do G1, em São Paulo
633 comentários
Chinês teve mão reimplantada junto ao tornozelo para órgão receber fluxo sanguíneo (Foto: Rex Images)Chinês teve mão reimplantada junto ao tornozelo para membro receber fluxo sanguíneo (Foto: HAP/Quirky China News/Rex Images)
Médicos chineses obtiveram sucesso ao reimplantar a mão direita do jovem Xiao Wei, arrancada em um acidente de trabalho em novembro, segundo a agência Rex Features. O curioso é que, antes do reimplante, a mão ficou durante um mês ligada ao tornozelo do paciente para que continuasse recebendo fluxo sanguíneo.
Quando o paciente chegou ao hospital logo após o acidente, na cidade de Changde, província de Hunan, os médicos disseram que não conseguiriam salvar a mão. Mas encaminharam Xiao Wei a um hospital maior na cidade de Changsha, onde os médicos foram mais otimistas.
Lá, eles decidiram implantar o membro no tornozelo do paciente enquanto tratavam seus outros ferimentos, até terem condições de colocá-lo no lugar certo.
"Seu ferimento era grave. Além dos ferimentos de corte, o braço dele estava esmagado. Tivemos que limpar e tratar seus ferimentos antes de iniciarmos a cirurgia de reimplante da mão", disse um dos médicos à Rex Features.
'Não poderia imaginar minha vida sem a mão'
  •  
Após um mês com a mão junto ao tornozelo, chinês teve mão reimplantada no braço (Foto: HAP/Quircky China News/Rex  )Após um mês com a mão junto ao tornozelo, chinês teve mão reimplantada no braço (Foto: HAP/Quirky China News/Rex)
"Ainda sou jovem, e não poderia imaginar minha vida sem a mão direita", disse Xiao Wei. Cerca de um mês depois do acidente, a equipe resolveu que ele já tinha se recuperado o suficiente para passar pela cirurgia de reimplante.
De acordo com os médicos, ele terá de passar por vários outros procedimentos, mas eles estão esperançosos de que recuperará a função da mão.
Sobre o acidente, Wei disse: "Fiquei chocado e congelado no lugar até que colegas desligaram a máquina, recuperaram a minha mão e me levaram ao hospital".

O papa Francisco fala sobre as reformas do Vaticano


 "O Natal é um anúncio de alegria", diz o papa


ANDREA TORNIELLI*, DO VATICANO



TERNURA E ESPERANÇA Jorge Mario Bergoglio, em foto recente.  Ele prepara seu primeiro Natal como papa Francisco (Foto: Stefano Spaziani)

>> Trecho de entrevista publicada em ÉPOCA desta semana:
"Para mim, Natal é esperança e ternura.” Francisco fala sobre seu primeiro Natal como papa. Estamos na Casa Santa Marta, no Vaticano, às 12h50 de uma terça-feira, em dezembro. O papa nos recebe numa sala, próxima ao salão de jantar, por uma hora e meia. Por duas vezes, durante a entrevista, o olhar sereno que o mundo inteiro se acostumou a ver no rosto de Francisco desaparece: quando fala sobre o sofrimento de crianças inocentes e sobre a fome no mundo. O papa discorre sobre a convivência com outras correntes cristãs. Toca no assunto da família, a ser abordado no próximo Sínodo, e responde àqueles que o chamaram de marxista, por criticar o capitalismo na Exortação Apostólica.
O que o Natal significa para o senhor?
Papa Francisco –
É o encontro com Jesus. Deus sempre procurou seu povo, tomou conta e prometeu estar sempre perto. O livro do Deuteronômio diz que Deus anda conosco. Ele nos pega pela mão como um pai faz com seu filho. É uma coisa bonita. Natal é o encontro de Deus com seu povo. É também uma consolação. O mistério da consolação. Muitas vezes, depois da missa da meia-noite, passei uma hora ou mais sozinho na capela, antes de celebrar a missa da aurora. Experimentei um sentimento profundo de consolação e paz. Me lembro de uma noite de oração após uma missa em Roma. Acho que foi no Natal de 1974. Para mim, o Natal sempre teve a ver com isso: contemplar a visita de Deus a seu povo.

O que o Natal significa para as pessoas?
Papa Francisco –
Significa ternura e esperança. Quando Deus nos encontra, nos diz duas coisas. A primeira: tenha esperança. Deus sempre abre portas, Ele nunca as fecha. Ele é o pai que abre portas para nós. A segunda: não tenha medo da ternura. Quando cristãos se esquecem da esperança e da ternura, a Igreja se torna fria, perde seu senso de direção e fica presa a ideologias e atitudes mundanas, enquanto a simplicidade de Deus lhes diz: “Sigam em frente, sou o pai que dá carinho a vocês”. Receio quando os cristãos perdem a esperança e a habilidade de estender um carinho amoroso aos outros. Talvez por isso, ao olhar para o futuro, eu fale tanto sobre as crianças e os idosos, sobre os mais indefesos. Durante minha vida como sacerdote, indo às paróquias, sempre tentei transmitir essa ternura, particularmente às crianças e aos idosos. Isso me faz bem e me faz pensar na ternura que Deus tem conosco.

O Natal costuma ser mostrado como um conto de fadas açucarado, mas Deus nasceu num mundo repleto de sofrimento.
Papa Francisco –
A mensagem anunciada a nós nos Evangelhos é uma mensagem de alegria. Os evangelistas descreveram para nós uma história de alegria. Eles não questionam a injustiça do mundo ou como Deus pode ter nascido num mundo assim. Tudo isso é fruto de nossas próprias contemplações: o pobre, a criança nascida em condições precárias. O Natal não é a condenação da injustiça social e da pobreza. É um anúncio de alegria. Tudo o mais são conclusões que tiramos. Algumas estão corretas, outras estão menos corretas, e outras ainda estão cercadas de ideologia. Natal é alegria, alegria religiosa. A alegria de Deus, uma alegria interna de luz e paz. Quando você está incapaz ou numa condição humana que não permite compreender essa alegria, então vive-se a festa com alegria mundana. Mas há uma diferença entre a felicidade profunda e a alegria mundana. 

 >> Pesquisa revela como o papa Francisco conquistou brasileiros de todas as religiões

Planejamento e antecipação evitam estresse com tarefas no fim do ano

Sensação de urgência e sobrecarga de funções traz tensão, diz psiquiatra.
Para não estressar, é preciso assumir controle da situação; veja dicas.



Mariana Palma Do G1, em São Paulo



estresse (Foto: TV Globo) 
Excesso de tarefas e falta de controle podem causar
estresse nessa época do ano (Foto: TV Globo)
Passar de ano, entregar o TCC, fechar a meta da empresa, ir à reunião dos filhos na escola, comprar presentes de Natal, planejar a ceia, organizar a viagem de férias: são muitas as tarefas que aparecem quando chega o fim do ano. E o pouco tempo para realizá-las pode transformar esse período, que deveria ser de celebração, em um momento de muito estresse.
“O final do ano traz uma sensação de urgência e a pessoa sente que o prazo acabou. Além disso, há uma sobrecarga de funções e atividades, algumas reais e outras que ela mesma se atribui, que dá essa tensão”, explica o psiquiatra Daniel Barros. Assumir a responsabilidade de preparar a ceia de Natal, por exemplo, é uma obrigação que a própria pessoa cria e isso pode colocá-la em um nível alto de estresse. “O nível de exigência e perfeccionismo pode atrapalhar a celebração e, se a pessoa se estressar muito, ela pode não aproveitar a festa e ficar doente depois”, alerta a psiquiatra e doutora em medicina pela USP, Alexandrina Meleiro.
Deixar para resolver o problema na véspera pode dar a ideia de que o tempo está acabando, o que gera uma pressão muito grande."
especialista em administração do tempo
Sérgio Guimarães
O grande problema é que muitas pessoas costumam deixar para resolver as pendências na última hora e, com isso, acabam perdendo o recurso de disponibilidade de tempo.
“Quanto mais bagunçada for a agenda, maior o estresse porque você caminha por um ambiente sem controle. Deixar para resolver o problema na véspera pode dar a ideia de que o tempo está acabando, o que gera uma pressão muito grande”, explica o especialista em administração do tempo Sérgio Guimarães.
De acordo com o psiquiatra Daniel Barros, isso acontece porque o cérebro não é bom em prever o futuro e o planejamento de longo prazo costuma ser ruim. Com isso, as pessoas acabam sempre adiando as tarefas, mas o problema é que sempre vai chegar o momento em que elas terão que ser realizadas. “Se alguém pede para você fazer alguma coisa hoje, você diz que está corrido e pergunta se pode fazer depois porque acha que no futuro estará mais tranquilo. Mas a questão é que você vai estar sempre na correria, então se der para antecipar, melhor”, defende o médico.
Dicas para evitar estresse:
 
-Faça um planejamento em casa
 
-Abra uma planilha e liste as pessoas que quer presentear
 
-Coloque o quanto pretende gastar com cada presente
 
-Faça uma relação do que precisa comprar para a ceia de Natal ou Ano Novo
 
-Pesquise as lojas e os preços na internet antes de ir ao shopping ou mercado
 
-Faça as compras com antecedência e de uma vez
Por isso, uma das estratégias para evitar esse desconforto nessa época do ano é assumir o controle da situação, não só com antecipação, mas também com planejamento.
“O grande motivador do estresse é a falta de controle. Ou seja, de repente, eu me vejo no meio de um shopping sem saber o que eu quero fazer e aquele ambiente se torna inóspito. Mas se eu me antecipei, já sei o que e onde vou comprar, assumo o controle e o shopping não fica mais com esse tom ameaçador”, exemplifica o especialista Sérgio Guimarães.
A dica, portanto, é fazer um planejamento em casa e listar, por exemplo, todas as pessoas que serão presenteadas e o orçamento para cada presente. “Sente em casa, abra uma planilha, coloque o nome das pessoas e o quanto quer gastar com cada uma delas. Depois, faça uma relação de tudo que você vai precisar para a ceia de Natal. Com as listas prontas, entre na internet para pesquisar os preços”, aconselha o especialista.
Lojas já estão em clima natalino e algumas já apostam em promoções. (Foto: Katherine Coutinho/G1) 
Antes de ir às compras, faça uma lista e se planeje
(Foto: Katherine Coutinho/G1)
Depois de montar essa planilha, é preciso agrupar as demandas para realizá-las em um curto espaço de tempo. “Se você tem relacionado tudo o que vai comprar, já saia de uma vez para fazer tudo. Não compre o presente do seu pai em um dia e o da sua mãe no outro, por exemplo”, diz.
Segundo o especialista, tudo que a pessoa conseguir agrupar, ela faz com mais eficiência, menos tempo e, consequentemente, menos estresse. “Quanto mais você dispersa atividades, mais tempo você vai consumir porque terá que recomeçar sempre. Se eu for três vezes ao shopping, por exemplo, eu preciso procurar vaga no estacionamento três vezes”, exemplifica.
Outra dica importante é dividir as tarefas das festas com os familiares, para tirar a responsabilidade de apenas uma pessoa. “Tem que ter solidariedade. Se a festa for na casa de um, os outros têm que se comprometer em ajudar, a levar comida e arrumar a bagunça. Isso ajuda a deixar o momento prazeroso e com agregação”, defende a psiquiatra Alexandrina Meleiro.
Apesar de o ano estar terminando, o outro começa logo na sequência. As pessoas entram em um espírito de que têm que resolver tudo e perdem a clareza do que é urgente ou não."
psiquiatra Daniel Barros
No entanto, mesmo para quem não conseguir se planejar, ainda dá para evitar estresse, de acordo com o psiquiatra Daniel Barros.
“Tem que entender que, apesar de o ano estar terminando, o outro começa logo na sequência. As pessoas entram em um espírito de que têm que resolver tudo e perdem a clareza do que é urgente ou não, então antes que isso aconteça, é preciso definir as prioridades e, se for o caso, deixar para resolver algumas coisas só no próximo ano”, aconselha o médico.
A psiquiatra Alexandrina Meleiro acrescenta ainda que o que mais estressa as pessoas são os prazos, que geram frustração. “Tem que fazer um cronograma sem data. Ou seja, a tarefa está no plano, mas sem um prazo. Se eu não fizer esse ano, pode ser que faça no outro, mas um dia vai acontecer”, diz.
De acordo com o psiquiatra Daniel Barros, o conflito das festas acontece porque as pessoas se sentem obrigadas a celebrar, mesmo com tantos problemas. “É um paradoxo. É uma época de confraternização e alegria, mas ao mesmo tempo, de tensão e melancolia”, explica. Porém, o médico acredita que a esperança é importante para que o momento seja de comemoração. “Você pode até se entristecer pelo que é, mas deve se alegrar pela esperança do que pode ser”.

Tratamento da dor sem efeitos colaterais

Franceses descobrem canal responsável por ativar analgésicos sem causar reações adversas e abrem caminho para o desenvolvimento de novas drogas


Maria Clara Serra
Pesquisa francesa aponta caminho para a criação de drogas contra a dor que não causem efeitos colaterais
Foto: StockPhoto


G1.COM
Pesquisa francesa aponta caminho para a criação de drogas contra a dor que não causem efeitos colaterais StockPhoto
RIO - Apesar da grande oferta de analgésicos disponíveis no mercado, cientistas ainda não conseguiram criar um medicamento que alivie a dor crônica e aguda sem causar efeitos adversos indesejáveis. Mas uma pesquisa francesa publicada na revista “Nature Communications” acaba de abrir novas possibilidades para o tratamento da dor.
Em estudo com camundongos, a equipe da Universidade de Auvergne, na cidade de Clermont-Ferrand, conseguiu identificar um canal específico de potássio responsável por mediar os efeitos analgésicos de drogas opioides sem ligação com seus efeitos danosos.
Para a pesquisa, os cientistas utilizaram a morfina - um dos analgésicos mais eficazes contra a dor crônica - e outras drogas do grupo dos opioides como o fentanil. Elas atuam no organismo através de canais de potássio que controlam a sensibilidade dos neurônios ligados à sensação de dor. Apesar de seu efeito rápido, esse tipo de droga está associada à problemas como dependência, prisão de ventre e depressão respiratória (descontrole do ritmo e da intensidade da respiração), entre outros.
Em 2006, pesquisadores liderados por Abdelkrim Alloui, também da Universidade de Auvergne, já haviam descoberto que um canal denominado TREK-1 tinha grande envolvimento na percepção da dor. A equipe concluiu que camundongos modificados geneticamente para que o TREK-1 não atuasse tinham maior sensibilidade às sensações de calor no limite entre nocivo e não nocivo.
O novo estudo se baseou na informação para verificar qual a ligação do TREK-1 com o efeito das drogas. Para tanto, os pesquisadores deram doses diferentes de morfina e fentanil e fizeram testes para avaliar a sensação de dor e as reações adversas.
- Os resultados demonstraram que o TREK-1 é um importante indutor da anestesia das drogas. Os camundongos modificados tiveram uma redução de 80% na atividade analgésica do fentanil - afirma Alain Eschalier, pesquisador da Universidade de Auvergne responsável pelo estudo. - Eles também não apresentaram os sintomas mais comuns de reações adversas como modificação no trato gastrointestinal e respiratório. A pesquisa sugere que o canal pode ser utilizado como alvo para novos analgésicos.
Ainda não existem medicamentos que atuem apenas em um canal específico de potássio, mas Eschalier faz parte de um iniciativa chamada Instituto Analgesia, que inclui laboratórios públicos e empresas privadas e tem como objetivo encontrar novas formas de tratar a dor.
- Já estamos trabalhando em novos compostos. Eles estão em fase de teste, mas os resultados devem sair em breve - conta o pesquisador.

Escutar bonito.

Com vocês, mestre Rubem Alves!!!

Defesa do topless, debate sobre segurança e modismos esquentam as areias do Rio

Verão chega com polêmicas

O Dia
Rio - A estação que é a cara do Rio começa neste sábado já com duas polêmicas que prometem elevar mais a temperatura nas praias cariocas: o topless e a revista nos ônibus que chegam às praias. A partir das 10h, as areias de Ipanema, em frente à Rua Joana Angélica, serão tomadas pelo ‘Toplessaço’, protesto que pretende reunir defensores da “naturalização dos corpos”. Proibido por lei no Brasil, o topless é considerado atentado violento ao pudor.
>>> GALERIA DE FOTOS: ‘Toplessaço’ marca abertura do verão
“A gente tem que ter direitos às práticas do nosso corpo. O estado não tem que se meter em nossas ações”, critica a organizadora do movimento, a atriz e produtora Ana Rios, de 23 anos. Na página do evento no Facebook, mais de 2 mil pessoas, inclusive homens, confirmaram presença no protesto.
A polêmica do topless saiu das areias da praia e chegou à Câmara de Vereadores na forma do projeto de lei nº 623/2013, do vereador Elton Babú (PT).
Organizadora do movimento, a atriz e produtora Ana Rios (D) espera a participação de mais de 8 mil no ‘Toplessaço’ de Ipanema neste sábado
Foto:  José Pedro Monteiro / Agência O Dia
O texto autoriza a prática em todas as praias do município do Rio. A vereadora Tânia Bastos (PRB), presidente da Comissão de Defesa da Mulher, é contra. Ela diz que o topless pode ferir os direitos de quem se sente constrangido com a nudez parcial. “Já tem praias específicas para isso, não precisa legalizar em todas as outras.” O sol promete aparecer hoje e a temperatura ficará entre 21 e 30 graus.

PMs na orla para evitar arrastões
Para tentar evitar arrastões na orla, que começaram antes mesmo de o verão chegar, policiais militares patrulharão as praias nos finais de semana, a partir das 8h. Na areia, onde há maior concentração de pessoas, PMs vão usar armas não-letais, como spray de pimenta e taser (pistola que emite ondas elétricas). Outra medida é revistar ônibus que saem das zonas Norte e Oeste em direção às praias da Zona Sul. Para isso, foram criadas barreiras em vários pontos dessas regiões, formando cinturão de segurança.
A medida, no entanto, divide opiniões. “Isso ajuda a evitar assaltos. Vai inibir quem estiver com essa intenção. Essa vistoria também deve acontecer nas ruas”, defende o presidente da Associação de Moradores de Ipanema, Carlos Monjardim. “O projeto é preconceituoso”, defende o estudante de Logística e morador de Manguinhos Raphael dos Santos.

Novo skate e promoção em São Gonçalo
Uma diversão que promete virar febre nesse verão é o skate conhecido como mini cruiser. Colorido e menor que os tradicionais, ele tem atraído até as meninas. “Troquei o meu antigo por ele. É mais fácil de carregar e melhor para andar no asfalto”, atestou a estudante Larissa Nobre, 18 anos. A atração em São Gonçalo no verão deste ano será o Piscinão, reaberto em outubro, que voltou com uma novidade: o preço do combo ‘salgado mais refresco’, agora, custa R$ 3, metade do preço cobrado antes. O Piscinão funciona de terça a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

ALIMENTOS TERMOGÊNICOS PODEM CAUSAR DANOS AO CORAÇÃO

Termogênicos podem causar danos ao coração

Veja como aproveitar as qualidades dos alimentos termogênicos sem colocar em risco a sua saúde.

A fórmula para eliminar o excesso de peso é simples e bastante conhecida. Ingerir calorias em menor quantidade e elevar o gasto calórico por meio da prática de exercícios físicos. Essa é a solução saudável e recomendada. Para alguns um método demorado, o que incentiva a busca por suplementos alimentares termogênicos, que prometem queima de gordura e disposição para a prática de exercícios.
A principal característica dos termogênicos é provocar o aumento da temperatura corporal, acelerando o metabolismo. O organismo, ao tentar diminuir o calor, gasta mais energia. Como consequência, pode haver aceleração dos batimentos cardíacos, pressão alta, insônia, perda total de apetite, irritação e tremor.
A solução saudável é intensificar a frequência dos exercícios físicos, contando sempre com orientação profissional. Alguns alimentos como gengibre, chá verde e canela são termogênicos naturais e podem ser utilizados com moderação. 

Confira algumas dicas
- Exercícios físicos não devem causar dor e nem cansaço excessivo. Se ocorrer, melhor interromper a atividade e procurar acompanhamento profissional;
- Nunca utilize medicamentos sem orientação. A perda de sódio e potássio, por exemplo, comum em pessoas que fazem uso de diuréticos, se torna perigosa durante a atividade física intensa. Pode causar arritmias cardíacas perigosas;
- Atividades ao ar livre trazem como benefício uma melhor absorção do cálcio pelo organismo. Prefira o período da manhã, quando os raios solares são menos nocivos para a pele;
- Hidratação é fundamental. Dê preferência à água;
- Consuma alimentos saudáveis e mais leves antes do exercício. Eles serão responsáveis por garantir energia para a prática das atividades.
Sua dieta

Arrase nas festas de final de ano!


Todo o sabor do Natal em receitas deliciosas e muito fáceis de fazer!

Saiba quais são os benefícios da castração em cães e gatos


O procedimento ameniza uma série de comportamentos negativos relacionados ao processo de acasalamento dos pets Foto: Getty Images
O procedimento ameniza uma série de comportamentos negativos relacionados ao processo de acasalamento dos pets
Foto: Getty Images
Também conhecido como esterilização, a castração em cães e gatos pode trazer uma série de benefícios para os animais e seus donos. Embora seja temido por muitos donos de pets – que acreditam que o processo possa causar algum tipo de dano à saúde de seus bichinhos de estimação – o procedimento é bastante simples e raramente causa consequências negativas quando é feito por um profissional competente.

Consistindo na retirada do útero e ovários de fêmeas e dos testículos de machos, a castração impede a procriação do animal, trazendo vantagens para os donos de pets que não desejam crias e, ainda, colaborando para diminuir a quantidade de casos de abandono de animais. Além disso, o procedimento ameniza uma série de comportamentos negativos relacionados ao processo de acasalamento dos pets, facilitando bastante a vida dos seus proprietários.

A agressividade e as ações de demarcação de território estão entre os fatores que podem diminuir drasticamente nos machos por meio da castração, assim como o comportamento exageradamente protetor e violento das fêmeas que estejam em período de gestação ou tenham tido crias recentemente.

No caso das cadelas, em especial, o processo pode, ainda, contribuir para a diminuição dos riscos do câncer de mama e de infecções no útero (conhecidas como piometria); problemas que causam o óbito de muitas cachorrinhas. Outra vantagem das fêmeas castradas – sejam cadelas ou gatas – é o fim da necessidade do uso de anticoncepcionais que, embora sejam usados de maneira frequente, não apresentam garantias ou níveis realmente seguros para uso.

Tanto em cães como em gatos, o procedimento pode ser realizado quando o animal ainda é bem novo; no entanto, o ideal é que um profissional veterinário seja consultado para definir a melhor época para o processo. No caso dos gatos, o período mais indicado para a castração é entre os 6 e os 8 meses de vida do animal, enquanto para os cães, a hora ideal será definida de acordo com os cios das cadelas e a chegada dos testículos na bolsa escrotal dos machos.

Matéria validada pelo Dr. Fábio Toyota, Médico Veterinário

 Terra

Cientistas descobrem por que mulheres amadurecem antes dos homens

Segundo estudo, transformações importantes que aceleram o cérebro começam 10 anos antes nas mulheres

Estudo descobriu que cérebro feminino começa amadurecimento aos 10 anos, enquanto meninos somente aos 20 anos Foto: Getty Images
Estudo descobriu que cérebro feminino começa amadurecimento aos 10 anos, enquanto meninos somente aos 20 anos
Foto: Getty Images
Há muito tempo, as mães aconselham as filhas adolescentes a ignorarem as brincadeiras infantis dos colegas de classe porque, afinal, elas são mais maduras. Na prática, muitos concordam que meninas amadurecem mais cedo do que meninos, mas uma pesquisa da Newcastle University descobriu cientificamente que o cérebro feminino realmente se transforma antes do que os das pessoas do sexo masculino. As informações são do Daily Mail.


Os especialistas estudaram o cérebro de 121 pessoas com idades entre 4 e 40 anos com o objetivo de identificar quando o cérebro de cada uma passava pelo processo de amadurecimento, que é quando algumas partes do órgão ficam menores e ligações desnecessárias são desativadas, o que o faz trabalhar de maneira mais eficiente. 

O resultado das observações mostrou que este processo começa aos 10 anos nas mulheres, mas nos homens não ocorre antes dos 20. "Isto faz parte do processo de aprendizagem normal. O cérebro como um todo ainda está em expansão porque está perdendo conexões", explica o pesquisador Dr. Marcus Kaiser.

Ele compara a resposta a este processo a como quando se vai a uma festa e tem muita gente falando ao mesmo tempo, dificultando a concentração, mas quando algumas destas vozes somem, é mais fácil conseguir encontrar o foco. Logo, conforme as conexões cerebrais vão diminuindo com o passar dos anos, o cérebro passa a trabalhar de forma mais fácil, rápida e eficiente. "Reduzir algumas projeções no cérebro o ajuda a focar no que é realmente esencial", afirma o especialista.

RJ: atriz organiza 'toplessaço' em prol da naturalização do corpo feminino


Organizadora de manifestação espera reunir pelo menos 1 mil pessoas na praia de Ipanema na manhã deste sábado

RJ: organizadora do toplessaço prevê ao menos mil pessoas em IpanemaClique no link para iniciar o vídeo
 
RJ: organizadora do toplessaço prevê ao menos mil pessoas em Ipanema
Paula Bianchi
  •  
O choque causado pelos seios à mostra durante a Marcha das Vadias, realizada em julho, no Rio de Janeiro, levou a atriz e produtora de teatro Ana Rios, que participava da manifestação, a ter uma ideia: por que não fazer um topless coletivo na abertura do verão e questionar o que tem de tão errado em uma mulher sem a parte de cima da roupa?

Verão chegando, a proposta tomou força depois da publicação de uma matéria no jornal O Globo, no dia 2 de dezembro, que citava um episódio ocorrido na praia do Arpoador, em 14 de novembro. Na época, os atores Cristina Flores e Álamo Facó posavam para a campanha de divulgação da peça Cosmocartas e foram repreendidos por policiais militares quando Cristina tirou a blusa para ser fotografada.


Ana, que contabiliza ao menos outros oito casos de repressão ao topless no Rio apenas neste ano, criou no mesmo dia uma página no Facebook convidando as amigas a tirarem a parte de cima do biquíni juntas na praia de Ipanema no dia 21, abertura oficial da estação. Batizado de "toplessaço", o convite conclama mulheres, homens, crianças e idosos a tirarem o biquíni em prol do "fim da criminalizarão dos nossos corpos, das formas femininas" e, até sexta-feira, já contava com 9 mil confirmações.

"Levei um susto. Criei a página na segunda-feira à noite e chamei umas 300 amigas. Quando acordei já tinham 1,5 mil", diz Ana, que chegou a tirar a página do ar por um tempo devido ao excesso de comentários dos chamados "trolls" - internautas que tentam provocar discussões em fóruns. "Não estávamos dando conta de apagar os trolls. A gente apagava e aparecia outro e outro", conta.

Ana espera, no entanto, que entre 500 e 1 mil pessoas atendam ao chamado e tirem efetivamente a parte de cima da roupa de banho. Para ela, a manifestação é uma forma de colocar em pauta a necessidade de naturalizar o corpo feminino e não vê-lo apenas como um objeto. "A mulher é vista como propriedade ou objeto a ser desejado. A gente tem muita dificuldade de ser só pessoa. Acaba que os hábitos são todos só baseados nisso. (O topless) é uma coisa que já se estabeleceu no mundo. A gente não conseguiu isso no Brasil. A gente tem o culto ao corpo, mas não tem uma aceitação dos corpos como eles são", afirma.

A fim de aumentar a segurança de quem decidir participar do "toplessaço", a Ordem dos Advogados do Rio (OAB-RJ) e a Anistia Internacional acompanharão a manifestação, marcada para as 10h deste sábado no famoso posto 9 de Ipanema. Para Ana, que recebeu críticas de outros movimentos feministas por tratar apenas do topless no ato, tirar a parte de cima do biquíni é apenas o começo. "O mais importante é a naturalização do corpo. Por que sempre temos que lidar com o corpo como consumo ou como vergonha?", questiona.

Terra

Não haverá aumento de IPTU em 2014 em Sampa.


Para Haddad, 'Casa Grande' impede justiça tributária em São Paulo


 














'Sou socialista, acredito na necessidade da distribuição de renda', diz prefeito ao comentar decisão do STF que impede correção de imposto. Para ele, queda da Portuguesa só não é mais injusta do que isso. São Paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), chamou a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) de “Casa Grande”, em oposição à senzala, ao comentar a derrota judicial na batalha jurídica contra a entidade em torno da planta genérica de valores. “A Casa Grande não deixa a desigualdade ser reduzida na velocidade que a gente deseja”, afirmou, na bibliotecaPortug Mário de Andrade, em discurso na cerimônia de sanção da criação da SP Cine, agência estatal de fomento ao cinema na cidade. “Sou socialista, acredito na necessidade da distribuição de renda.”
À imprensa, embora tenha afirmado que não lhe “cabe comentar decisão judicial”, disse que é preciso haver “harmonia entre as decisões”. “Por exemplo, o mesmo tribunal que impediu a atualização da planta manda matricular 150 mil crianças na educação infantil. O STF que determina o pagamento dos precatórios à vista ou em cinco anos é o mesmo que impede a atualização da planta genérica.” A posição é a mesma do líder de seu governo na Câmara Municipal, Arselino Tatto.
Hoje à tarde, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, decidiu manter liminar de primeira instância que impede a prefeitura de aplicar no IPTU os valores fixados por legislação aprovada na Câmara, que promove aumentos nos bairros de maior valorização imobiliária e reajustes mais baixos ou redução de valores em áreas com menos infraestrutura urbana.
Em sua argumentação, Barbosa alegou que não tem conhecimento integral do orçamento municipal para saber se os prejuízos apresentados pela administração municipal com a manutenção da liminar são, de fato, daquele tamanho. A contestação apresentada ao Supremo diz que os cofres vão perder R$ 800 milhões em arrecadação direta, e até R$ 4 bilhões em repasses do governo federal que podem deixar de ser feitos por compromissos não honrados.
O presidente do STF argumentou ainda que é mais fácil a administração municipal esperar que o TJ de São Paulo julgue o mérito da questão para só depois aplicar a correção do que o contrário, ou seja, que se autorize um reajuste que depois terá de ser devolvido aos contribuintes.
Haddad descartou, porém, a possibilidade de emitir novos boletos após decisão judicial, e indicou que apenas em 2015 colocará em marcha o IPTU progressivo, após nova tramitação pela Câmara Municipal.
Para ele, as decisões da justiça contrariam o conceito histórico do IPTU. “O imposto é sobre a propriedade. Em bairros em que houve uma valorização acima da inflação, tem que haver aumento proporcional; onde houve valorização abaixo, tem que haver desconto. Essa é a lógica do IPTU desde tempos imemoriais, sempre foi assim”, disse. “É a primeira vez que acontece isso, uma prefeitura ser impedida de fazer justiça tributária.”
Para o prefeito, a concessão da liminar pelo Tribunal de Justiça paulista e sua manutenção nos tribunais superiores “é um precedente que causa muita preocupação, porque se esse entendimento valer para todas as cidades brasileiras, os prefeitos vão ter muitas dificuldades de manter seus orçamentos”.
Ainda sobre o significado do precedente jurídico, apontou que as decisões anteriores não haviam chegado a comprometer a planta genérica proposta pela prefeitura. “Sempre se discutiu alíquota ou progressividade, mas a planta genérica sempre foi uma espécie de cláusula pétrea, não se discute. Agora temos uma realidade nova e podemos perder essa fonte. Desde o prefeito Jânio Quadros, é a primeira vez na história de São Paulo que um prefeito é impedido de atualizar a planta genérica de valores.”
Haddad esclareceu que para 2014 o reajuste será de forma habitual, pela inflação. “Manteremos o quadro atual.” Disse também que não haverá nenhuma nova medida quanto ao IPTU e à planta genérica. “Tudo agora depende da justiça, nada mais depende da prefeitura e nem do Legislativo.”
Ele explicou que o contingenciamento (verbas que a prefeitura não poderá usar) será de cerca de R$ 4 bilhões. “A maior parte desses R$ 800 milhões de IPTU era de contrapartida de recursos do PAC. Cada real que a gente deixa de arrecadar nós perdemos três reais do governo federal.”
Afirmou ainda que a Fiesp e seu presidente, Paulo Skaf, sabiam dessa informação, mas a omitiram. “Paulo Skaf foi avisado, mas preferiu omitir e levar à TV as inverdades que levou.”
Mais cedo, o prefeito havia dito que Skaf é “demagogo”.
Apesar da contrariedade, Haddad usou de bom humor para fazer uma comparação: “Queda da Portuguesa só não é mais injusta do que isso”, disse, em referência ao rebaixamento no tapetão da Portuguesa no Campeonato Brasileiro de futebol.

 Fonte: Rede Brasil Atual.


O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), disse na tarde desta sexta-feira, 20, que não haverá aumento de IPTU em 2014. No ano que vem haverá apenas a correção da inflação de 5,6%. A decisão foi anunciada depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter mantido a liminar do Tribunal de Justiça de Sâo Paulo que suspendeu a lei que determinava um reajuste de até 35% (no caso dos imóveis comerciais) do imposto na cidade. O TJ-SP só voltará a se manifestar sobre o caso em 2014. Caso ele decida a favor da Prefeitura, o aumento só será cobrado em 2015.
O prefeito creditou a decisão judicial que barrou o reajuste à "disputa entre classes", na qual o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, representaria a "casa grande" e a Prefeitura, a "senzala. "A casa grande não deixa a desigualdade ser reduzida na cidade", afirmou. "Esse derrota", disse Haddad, "não é do prefeito, é de São Paulo". Haddad reafirmou que não vai mandar novo projeto de aumento do IPTU para a Câmara Municipal, demonstrando que vai esperar o julgamento do mérito da ação judicial - que teve a Fiesp como uma de suas patrocinadores - sobre o imposto.
Haddad anunciou que terá de congelar R$ 4 bilhões em investimentos previstos no orçamento de 2014 da Prefeitura. Ao todo, a administração planejava gastar R$ 8 bilhões. Segundo o prefeito, os cortes serão necessários porque a cidade não terá, sem os recursos do IPTU, como honrar a contrapartida financeira de investimentos acertados com o governo federal.

Carbohidratos e a dieta

Será que cortar os carboidratos da dieta emagrece? Parte 2

Carolina Oliboni
Será que cortar os carboidratos da dieta emagrece? Parte 2
Por Carolina Oliboni:
Ontem, começamos a falar sobre os efeitos benéficos que muitos argumentam para cortar os carboidratos da dieta.
Mas será que isso tudo é verdade?
Fazendo-se uma avaliação científica das alegações deste tipo de dieta, pode-se concluir:
Não há evidências científicas de que exista alguma “vantagem metabólica” sobre outras dietas para perda de peso. Quando há balanço energético negativo, ou seja, quando comemos menos do que gastamos, a perda de peso ocorre em função do déficit energético e não da composição da dieta, o que, obviamente, não dispensa a necessidade de uma variedade de alimentos e balanço entre os nutrientes para termos saúde.
O que ocorre é que indivíduos orientados a seguir dieta rica em gordura e pobre em carboidrato, por conta própria, acabam escolhendo dieta pobre em energia. Em uma revisão, comparando-se 15 estudos com dietas pobres em carboidratos (menos do que 100g ao dia), viu-se que a média total de energia diária foi de 1250 Kcal, ou seja, um consumo calórico baixíssimo, que não cobre nem as necessidades do metabolismo basal da maioria dos indivíduos, estava levando ao emagrecimento e não necessariamente a restrição de carboidratos. Portanto, não há “magia metabólica” na dieta da proteína Afinal, a perda de peso é inevitável quando se excluem categorias de alimentos importantes, o que coloca a saúde em risco.
No entanto, a perda de peso alcançada não é de gordura: como essa dieta não fornece o suficiente da fonte preferencial de energia para o corpo, os carboidratos, ele começa a decompor os próprios músculos para obter energia, ou seja, consome sua proteína e o indivíduo perde massa muscular, tão importante para elevar o gasto energético e ajudar no emagrecimento.
Um cálculo simples nos ajuda a entender o porquê se perde peso - e não necessariamente gordura - quando os alimentos ricos em carboidratos são excluídos da dieta e, o mais importante, à custa de que componentes: água e músculos:
* Para cada 1g de carboidrato ser armazenado no corpo (temos uma reserva natural de carboidrato no fígado e nos músculos – o glicogênio) são necessários 3g de água. Se temos cerca de 100g de glicogênio no fígado e mais 400g nos músculos, basta multiplicar estes valores por 3 e somá-los ao total de glicogênio já citado, que são perdidos com essa dieta, para entender o quanto de peso é reduzido, porém, a gordura corporal continua no mesmo lugar. Voltando à alimentação normal, a tendência é o restabelecimento do equilíbrio hídrico, com reganho de água. Assim, é frequente o ganho de peso até acima dos valores perdidos!
Outro ponto importantíssimo é que ninguém consegue deixar de consumir pães, massas, batata etc. por muito tempo, ou seja, seria impossível seguir a dieta por toda a vida, como sugerem seus defensores. Além disso, os carboidratos são uns dos maiores produtores de serotonina, que ajuda na saciedade e sua falta provoca compulsão alimentar e aumento da ansiedade, o que dificulta ainda mais o processo de emagrecimento. Daí, come-se bem mais do que o desejado e surgem os sentimentos de culpa e fracasso.
Mas você sabe quais são os efeitos adversos da dieta da proteína? Vamos falar sobre isso amanhã, fique atento!


12.20.2013

Joaquim não perdeu tempo: Negou o pedido de suspensão da liminar, sem ao menos conhecer o conteúdo dos argumentos do prefeito Haddad

STF nega pedido da prefeitura de SP e mantém suspenso aumento do IPTU

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, negou nesta sexta-feira o pedido da prefeitura de São Paulo para tentar suspender o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na capital paulista.

Após ter o pedido de suspensão da decisão da Justiça paulista negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) na quarta-feira, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), protocolou ontem, no Supremo Tribunal Federal (STF), uma solicitação de suspensão de liminar.  

No recurso anterior, apresentado ao STJ, a prefeitura argumentava que a liminar causaria graves danos à economia e à ordem pública. A cidade argumenta que a administração da cidade amargaria prejuízo estimado em R$ 800 milhões no primeiro ano e somaria até R$ 4,2 bilhões de perdas em repasses federais, estaduais e operações de crédito.

“Ante o exposto, sem prejuízo de exame aprofundado dos argumentos de fundo no momento oportuno, ou se houver mudança no quadro fático-jurídico que recomende dar-se latitude à jurisdição do Tribunal de Justiça de São Paulo, nego seguimento aos pedidos de suspensão de liminar”, afirmou Barbosa em sua decisão. 

Prefeitura diz que encaminhará boletos com correção inflacionária
Em nota, a prefeitura de São Paulo afirmou que já foi  notificada da decisão do STF e que “lamenta a manutenção da liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo que suspende os efeitos da lei aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo Executivo, que reduz a alíquota do IPTU na cidade”.

No comunicado, a administração municipal afirmou que irá “enviar os boletos do IPTU 2014 com a correção inflacionária de cerca de 5,6% para todos os contribuintes pagantes, sem diferenciação”. “Caso a lei não tivesse sido suspensa pela liminar, o reajuste do IPTU seria diferenciado por tipo de imóvel (residencial em média 10,7% e comercial em média 31,4%) e por localização (por exemplo, os distritos do Parque do Carmo e do Campo Limpo teriam reduções médias de 12,1% e 2,7%, respectivamente), o que beneficiaria a população mais pobre da cidade”, diz a prefeitura. 


Aumento do IPTU
No dia 24 de outubro, a Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou em segunda votação o Projeto de Lei do Executivo que prevê o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano para a cidade de São Paulo no próximo ano. A aprovação permitiu o aumento de até 35% para os imóveis comerciais e 20% para os residenciais.

Para imóveis com valorização superior a esses percentuais, haverá novos reajustes até 2017. Nos próximos três anos, o limite será de 15% para os imóveis comerciais e 10% para os residenciais. O valor final será condicionado pela atualização da Planta Genérica de Valores, ou seja, o valor venal do imóvel. Pela legislação, a planta é revisada a cada quatro anos.

O projeto foi aprovado por 29 vereadores. Outros 26 votaram contra. Também ficou definido que os aposentados que ganhem até três salários mínimos e tenham apenas uma residência ficam isentos do pagamento do imposto. Haverá descontos progressivos para aqueles que estiverem nessa situação e que tenham vencimentos entre quatro e cinco salários mínimos.

Para quem ganha entre três e quatro salários, haverá um desconto de 50%. Para quem estiver entre aqueles com vencimentos entre quatro e cinco salários o desconto será de 30%.

De acordo com a prefeitura, no próximo ano, o aumento médio do IPTU na capital ficará em 14,1%, sendo que a média do aumento do IPTU para imóveis residenciais pagantes ficará em torno de 10,7%. O número de contribuintes isentos permanecerá estável em cerca de um milhão. O total de contribuintes na cidade é de cerca de 3 milhões.

A cretinice de quem vaza - e compartilha - vídeo íntimo

Fran, de Goiânia, teve um vídeo íntimo divulgado pelo ex-parceiro. As redes sociais compartilharam. Isso serve ao controle da sexualidade da mulher.
por Nádia Lapa

Meme_Fran.jpg

A história é conhecida: casal grava momentos íntimos, eles brigam, e o cara posta as imagens online. Acontece toda hora, e a vítima da vez é a Fran, uma jovem de 19 anos moradora de Goiânia. O ex-parceiro era um cretino de 22 anos com quem ela mantinha um relacionamento. O vídeo viralizou por meio do whatsapp, serviço de mensagens instantâneas.
Muita gente, muita mesmo, fez piada, repetindo um gesto de Fran nas redes sociais. Descobriram a identidade da moça, espalharam o endereço dela, o local de trabalho. Fran, aterrorizada, mudou o visual, se afastou do trabalho, deixou de sair. Mas a coragem de Fran é espetacular: mesmo com a vida sendo devastada por alguém em quem ela confiava, ela se empoderou e procurou a delegacia para registrar ocorrência.
Agora, o inquérito policial está correndo; o pai do autor do "vazamento" diz que o filho está cabisbaixo, triste, sem sair de casa. Mas em que momento a vida dele foi exposta? Porque o roteiro é sempre o mesmo: quem é julgada, xingada, maltratada, é a mulher que aparece nos vídeos ou fotos. O homem? É o comedor, o espertão que, além de conquistar uma gatinha, ainda está mostrando seu troféu para o resto do mundo.
Fran fez sexo. Coisa que a maioria de nós já fez, já quis fazer, ou continua querendo e fazendo. Qual o grande pecado dela? Sim, fazer sexo, ter desejo e expressá-lo. Simone de Beauvoir fala sobre como a sociedade encara a sexualidade feminina: "a civilização patriarcal condena a mulher à castidade; reconhece-se mais ou menos abertamente ao homem o direito a satisfazer seus desejos sexuais, ao passo que a mulher é confinada ao casamento: para ela, o ato carnal, em não sendo santificado pelo código, pelo sacramento, é falta, queda, derrota, fraqueza. Ela tem o dever de defender sua virtude, sua honra; se "cede", se "cai", suscita o desprezo; ao passo que até na censura que se inflige ao seu vencedor há admiração".
Eu não consigo decidir o que é pior nessa história toda. Se a traição do ex-parceiro em compartilhar as imagens, ou se as pessoas inflamadíssimas nas redes sociais fazendo julgamento público da vítima. Repassando o vídeo, fazendo piadas, tirando fotos semelhantes às imagens, apenas com o fim de humilhar ainda mais a jovem. Por que as pessoas fazem isso? Por que elas se regozijam com o sofrimento alheio? Por que existe essa vigilância constante da sexualidade da mulher?
Isso só faz com que as mulheres não se sintam confortáveis em se expressarem, em terem prazer, em viverem do jeito que lhes agrada. Ninguém ganha com isso. O já falecido psicanalista José Angelo Gaiarsa consegue resumir em um parágrafo:
"A infinita estupidez humana e sua arte suprema de manter a si mesmo e aos próximos eternamente infelizes. Todos vigiando a todos para que ninguém faça o que todos gostariam de fazer - principalmente amar, rir, dançar, cantar. Só na hora certa, só no lugar certo!"
Fran foi vítima da estupidez humana, a do sujeito com quem ela teve relações. Depois, mais ainda, com a cretinice de cada um que compartilhou o vídeo. Em breve, teremos uma nova história parecida. Mais uma mulher será exposta e terá a vida devastada. Como consequência, todas as outras mulheres ficam receosas em confiar nos parceiros. E não temos como culpá-las por isso.
O sinal que a garota de Goiânia fez no vídeo virou "meme" na Internet, piorando a situação