1.14.2014

Atenção aos perigos na hora de fazer tatuagem

Anvisa suspendeu marca de tinta irregular nesta sexta-feira. Estúdios devem ser limpos e usar materiais descartáveis

O Dia
Rio - A Anvisa proibiu, nesta sexta-feira, o uso da tinta para tatuagem da marca Supreme, fabricada pela Tseva. O produto não foi submetido aos testes da agência: é considerado irregular e proibido de circular no mercado. As tintas clandestinas podem conter substâncias tóxicas, responsáveis por problemas como câncer de pele, alergia e infecções, segundo a dermatologista Daniele Medeiros.
Mesmo com aval da Anvisa, produtos podem causar complicações, se forem mal usados. A especialista lembra que o reaproveitamento da tinta em mais de um cliente oferece altos riscos. “O ato pode gerar infecção bacteriana, além de transmitir os vírus HIV e das hepatites”.
Tintas clandestinas podem provocar lesões graves, como câncer de pele, alem de infecções bacterianas
Foto:  iStockphoto
Segundo Carolina Reato Maçon, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, mesmo as tintas licenciadas possuem componentes de usos industriais e são usadas em tecidos e até pintura de carro. “Por conta das mudanças sucessivas nas fórmulas, ainda não conseguimos identificar se essa química aumenta as complicações dermatológicas que vemos”, comentou.
Para evitar surpresas desagradáveis, o interessado deve estar atento à higiene do estúdio e do tatuador. A primeira coisa é observar se a loja tem o termo de licença da Vigilância Sanitária à vista. A agulha usada deve ser descartável. “O cliente deve notar se material está sendo retirado de embalagem especial lacrada, quando sai da máquina de esterilização”.
Ambiente
Piso, parede, bancadas e teto devem ser revestidos de material liso, impermeável e que possa ser desinfetado com facilidade. Cabines de atendimento devem proporcionar privacidade e estar climatizadas. O banheiro deve dispor de sabonete líquido, papel toalha e lixeira acionada por pedal.
Proteção
O profissional deve vestir avental, luvas e máscara descartáveis. Os equipamentos devem estar revestidos com papel filme, que deverá ser trocado a cada cliente. Cadeiras e macas também devem ter protetores descartáveis.
Termo de ciência
É obrigatório que o estúdio entregue ao cliente o termo de responsabilidade antes da sessão, por se tratar de uma aplicação de difícil remoção.

Nenhum comentário: