1.15.2014

AUTOMASSAGEM COM AROMATERAPIA

Automassagem com aromaterapia

A automassagem é uma excelente maneira de desenvolver a sensitividade, aprender a pressão adequada a aplicar e como tocar e massagear o corpo com confiança e convicção. A automassagem não é tão relaxante quanto receber massagem de outra pessoa. No entanto, na impossibilidade de receber uma massagem, auto massagear-se já ajuda a relaxar, diminuir a tensão muscular e liberar o stress promovendo um sentimento de calma e bem-estar.


A vantagem da automassagem é não depender de outra pessoa, assim, você pode fazer quando e onde quiser. Por exemplo, se de repente vier aquela dor de cabeça quando você estiver à frente do computador, levante-se e alongue-se, então, massageie seus ombros e pescoço. A desvantagem é que não conseguimos alcançar nossas costas, mas podemos alcançar outras partes do corpo. Veja a seguir as técnicas que utilizaremos na automassagem:



Técnicas de massagem (manobras básicas)



Effleurage: O termo effleurage vem da palavra francesa effleurer, que significa "tocar de leve". Também chamada de "deslizamento", essa é indiscutivelmente a mais natural e instintiva de todas as técnicas de massagem. Como uma manobra básica, o deslizamento é usado no começo de todas as rotinas de massagem e tem diversas aplicações. Pode também ser usado nas finalizações.


Effleurage
Petrissage: Também chamada de “amassamento” consiste no pinçamento suave da pele entre os dedos, puxando-a muito delicadamente, ou por meio de compressão que pode ser realizada com os dedos, com a mão espalmada, em forma de torniquete ou em forma de rolo. Neste último caso, ocorre a mobilização do tecido muscular e epitelial. Este tipo de manobra tem por objetivo a melhora da circulação geral e o alivio da tensão muscular.



Petrissage com as pontas dos dedos

Petrissage com mão espalmada






















Fricção: A manobra de fricção consiste no deslizamento das mãos sobre a superfície do corpo em movimentos circulares, rápidos, curtos e alternados. A fricção produz calor local, e sua força deve iniciar suave podendo chegar à forte, sem deixar de ser harmonioso.


Fricção
Dica:

*Faça ao menos seis manobras de effleurage, para cima e para baixo em cada parte do corpo, apesar de que você pode fazer mais vezes, se preferir. Depois, faça manobras de petrissage e fricção, para desfazer a tensão muscular. Finalize com effleurage.


*Você vai precisar de um mat ou futon, toalhas, óleos essenciais à sua escolha, óleo carreador e um pequeno recipiente para fazer sua sinergia.


Pernas e pés

A massagem nos pés é extremamente relaxante. Pernas cansadas também se beneficiam com a automassagem.
1. Sente-se confortavelmente no chão, mat ou futon. Tenha o recipiente com sua sinergia por perto. Mantenha os pés e as pernas descobertos, livre de roupas. Se preferir, cubra as pernas com uma toalha;

2. Coloque um pouco de óleo nas mãos e faça manobras de effleurage por todo o pé, aumentando gradualmente a pressão. Mude para a manobra de petrissage e fricção na sola do pé. Finalize com manobras de effleurage e repita todos os movimentos no outro pé;
3. Descubra uma das pernas e espalhe um pouco de óleo nas mãos. Faça longos movimentos de effleurage em toda a extensão da perna (na frente e atrás) até onde suas mãos alcançarem. Mude para a manobra de petrissage, evitando a região da canela, para não machucar. Em seguida, faça manobras de fricção, também por toda a perna e finalize com effleurage. Repita esse procedimento na outra perna.



 




















Mãos, braços e abdômen

Nossas mãos e braços trabalham duro o dia todo, então uma boa massagem é sempre bem vinda. O abdômen também se beneficia com a automassagem e ajuda a melhorar a digestão.

1. Sente-se confortavelmente e mantenha os braços descobertos;

2. Coloque um pouco de óleos nas mãos e faça manobras de effleurage nas palmas das duas mãos, aumentando gradualmente a pressão. Alterne para petrissage, mantendo movimentos firmes e finalize com effleurage;

3. Coloque um pouco de óleo em uma das mãos e faça manobras de effleurage por todo o braço, dos pulsos aos ombros, siga com manobras de petrissage e finalize com effleurage. Repita no outro braço;

4. Espalhe um pouco de óleo nas mãos e faça manobras circulares de effleurage por todo o abdômen e região do diafragma, sempre no sentido horário, seguindo a direção da digestão. Faça manobras de petrissage nas laterais do abdômen e finalize com effleurage.






















Pescoço e ombros

O pescoço e os ombros se tornam tensos com muita frequência. São as partes do corpo mais beneficiadas com a automassagem.

1. Sente-se confortavelmente no chão, sobre um mat ou futon. Mantenha próximo o recipiente com sua sinergia. Mantenha os ombros e o pescoço descobertos e prenda o cabelo, se necessário;

2. Coloque um pouco de óleo nas mãos e faça manobras de effleurage em todo o pescoço e ombros, aumentando a pressão gradualmente;

3. Faça manobras de petrissage em um ombro, trabalhando os músculos com movimentos firmes. Faça movimentos de fricção em pequenos círculos sobre os músculos do ombro até sentir a tensão diminuir. Repita este processo no outro ombro. Finalize com effleurage.

4. Posicione as pontas dos dedos atrás da cabeça e faça movimentos circulares friccionando os músculos desde a nuca até a base do pescoço. Evite fazer pressão sobre as vértebras. Finalize com manobras de effleurage.

















   






Dicas de sinergia

Eis algumas dicas de combinação. Antes de utilizá-las verifique se há contraindicações. Em caso de dúvidas, consulte um aromaterapeuta.
Cada uma das sinergias abaixo deve ser adicionada a 10 ml de óleos carreador para elaborar uma mistura a 2,5%. 


Sinergia revigorante:

1 gota de gerânio

2 gotas bergamota

2 gotas palmarosa


Sinergia estimulante:

1 gota citronela

2 gota de tomilho

2 gotas alecrim


Sinergia para dores musculares:

1 gota eucalipto glóbulus

2 gotas hortelã-pimenta

2 gotas copaíba


Sinergia relaxante:

2 gotas de lavanda

2 gotas de petitgrain

1 gota olíbano


Sinergia antidepressiva:

1 gota vetiver

2 gotas de sândalo

2 gotas ylang-ylang



Referências:
FARRER-HALLS, Gill. The aromatherapy bible. GB: Godsfield Press, 2005.

HOARE, Joanna. Guia completo de aromaterapia. São paulo: Pensamento, 2010.

Imagens:



Nenhum comentário: