1.16.2014

CARDÁPIO DETOX PARA O VERÃO


Cardápio detox para o Verão
O intuito desta dieta é beneficiar o organismo com a inclusão de alimentos de fácil digestão e com propriedades depurativas, agindo especialmente no fígado e intestino, responsáveis pela metabolização e excreção de até 80% dos nutrientes e toxinas.


 Nenhuma época do ano é mais propícia à dieta desintoxicante do que o verão. Com as altas temperaturas, fica mais fácil optar por um cardápio leve e saudável. O intuito desta dieta é beneficiar o organismo com a inclusão de alimentos de fácil digestão e com propriedades depurativas, agindo especialmente no fígado e intestino, responsáveis pela metabolização e excreção de até 80% dos nutrientes e toxinas.

 “A dieta detox quase sempre é hipocalórica e pode não atingir todas as necessidades de vitaminas e minerais, por isso deve ter tempo determinado e não ser adotada de forma permanente”, orienta a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão (SP), Cynthia Bassi.

 Nesse caso, é fundamental se lembrar das fibras, que são carboidratos não digeridos pelo organismo e que auxiliam o seu bom funcionamento, especialmente na limpeza e regulação do intestino, “Elas são encontradas em alimentos integrais como biscoito, arroz, pães, aveia, açúcar mascavo, linhaça e cereais em geral”, esclarece a nutricionista.

 Frutas, verduras e legumes, também devem compor o cardápio, por conterem poucas calorias e serem ricas em nutrientes. “A melancia, que além de refrescante é diurética, o abacaxi, que auxilia na eliminação de impurezas, o gengibre, que melhora a digestão, fortalece o sistema imunológico e combate a constipação intestinal; a berinjela, que tem ação digestiva e laxante e a couve, que estimula a produção de enzimas, ajuda na eliminação de toxinas e é fonte de vitamina B que facilita o metabolismo dos macronutrientes” diz a profissional.

 “Frutas cítricas, como o limão, laranja, kiwi e acerola possuem substâncias antioxidantes e fortalecem a imunidade. Os peixes e chás também devem estar presentes”. A hidratação deve ser reforçada, por isso a nutricionista indica o consumo de oito a dez copos de água ao dia, para auxiliar na eliminação de toxinas.

 Para obter um resultado mais eficiente na desintoxicação, alguns cuidados são recomendados para melhorar a resposta do organismo às mudanças, “Cerca de três dias antes, retire o café da dieta, para que a cafeína não atrapalhe a ação da enzima citocromo, responsável pela eliminação de toxinas e nesse período prefira alimentos orgânicos, que são livres de agrotóxicos”, ensina.

 Além disso, alguns alimentos devem ser consumidos com moderação nessa fase, é o caso do leite, pães e massas, que devido à presença de lactose e glúten têm digestão lenta e ação inflamatória, e das carnes vermelhas, que tem maior quantidade de toxinas.

 Evite também os seguintes alimentos:

 Açúcar e mel

Refrigerantes e bebidas alcoólicas

Alimentos industrializados

Embutidos, manteiga e margarina

Frituras e guloseimas

 A reintrodução desses alimentos deve ocorrer de forma lenta e em quantidade controlada, após o período da dieta, que dura em média de 3 a 7 dias, é indicado também que um nutricionista auxilie o paciente a explorar os alimentos funcionais e individualizar seus hábitos e necessidades. Em resumo, é importante lembrar que uma dieta balanceada e saudável pode sim conter alimentos típicos de fim de ano, basta prestar atenção na quantidade consumida.

 Abaixo segue uma sugestão de cardápio desintoxicante para três dias:



1° dia

 Café da manhã:

1 copo de leite de soja light

1 fatia de pão sem glúten com 1 colher rasa de requeijão light

½ mamão papaia com 1 colher de sobremesa de semente de linhaça



 Lanche:

1 taça pequena de salada de frutas

1 copo de água de coco



Almoço:

1 prato de sobremesa cheio de salada de folhas verdes + tomate+ cenoura ralada + salsinha + pepino, temperada com 1 c. de chá de azeite de oliva e vinagre

2 c. de sopa de arroz integral, ½ concha de feijão

1 posta média de filé de pescada grelhado

1 fatia fina de melancia



Lanche:

1 copo de suco verde (1/4 de folha de couve + 1 c. de sopa de salsinha + 1 fatia de abacaxi)

2 castanhas do pará

1 fatia de queijo branco



 Jantar:

1 prato de mesa de salada de repolho + beterraba ralada + tomate, temperada com 1 c. de chá de azeite de oliva e vinagre

1 fatia de batata doce cozida

1 sobrecoxa assada sem pele

1 taça de gelatina diet



Ceia:

1 fatia de pão light com 1 colher de geléia

1 xícara de chá de dente de leão



 2° dia

 Café da manhã:

1 copo de vitamina de abacate (2 c. de sopa de abacate + 1 colher de aveia + 1 pote de iogurte natural desnatado )

2 torradas integrais com queijo cotagge ou ricota temperada com tomate e sálvia



Lanche:

1 pêra com casca

1 copo de limonada com adoçante



Almoço:

1 prato de sobremesa cheio de salada de couve crua picada com nozes e cenoura ralada, temperada com 1 c. de chá de azeite de oliva e vinagre

2 c. de sopa de arroz integral, ½ concha de lentilha

1 posta média de salmão assado com suco de laranja

1 c. de sopa de acelga refogada com alho

1 maçã pequena



Lanche:

1 copo de suco batido com 1 fatia de melancia + 1 fatia fina de gengibre e água de coco

6 amêndoas



Jantar:

1 prato de mesa de salada de alface americana + tomate + vegame cozida + ½ lata de atum sem óleo + 1 ovo cozido + 1 c. de chá de gergelim, temperado com 1 c. de chá de azeite de oliva e vinagre



Ceia:

1 banana assada com canela

1 xícara de chá de cavalinha



 3° dia



 Café da manhã:

1 copo de suco de laranja com cenoura e beterraba

1 fatia de pão integral

1 fatia de queijo minas

1 fatia fina de melão



 Lanche:

1 goiaba +

3 castanhas de caju



 Almoço:

1 prato de sobremesa cheio de agrião + tomate + nabo ralado + grão de bico cozido, temperada com 1 c. de chá de azeite de oliva e vinagre

2 c. de sopa de arroz integral com brócolis

1 filé de frango grelhado

1 fatia fina de abacaxi



 Lanche:

1 copo de suco de couve com laranja lima

1 nozes



 Jantar:

1 prato de mesa de salada de folhas verde + couve flor cozida + cenoura cozida + salsinha, temperada com 1 c. de chá de azeite de oliva e vinagre

1/2 berinjela recheada com carne de soja ou frango desfiado com molho de tomate



 Ceia:

1 kiwi

1 xícara de chá de camomila 

Nenhum comentário: