1.14.2014

Chacina em SP

Ouvidor diz que há indícios da ação de policiais em chacina de Campinas

Ao menos 12 pessoas foram executadas entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira

Terra

 enterro-mortos-campinas-rose-mary-4.jpg 
O ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Julio César Fernandes Neves, chegou a Campinas nesta manhã de terça-feira e pretende acompanhar as investigações de apuração das 12 mortes por execução em cinco bairros da região do Ouro Verde registradas entre a noite de domingo e madrugada de segunda-feira. O ouvidor esteve no Cemitério dos Amarais e fez contatos com familiares dos mortos.

"Estamos aqui para acompanhar, pois há indícios de retaliação policial. Queremos saber se houve atos ilícitos de algum policial, e eles podem ser expulsos e julgados pela Justiça Comum", comentou.

Neves disse que sua vinda à cidade se deve à determinação do Secretário Estadual de Segurança Pública, Fernando Grella, que também deve estar na cidade no final da tarde. O ouvidor pretende se encontrar com o diretor do Departamento Judiciário da Polícia do Interior 2 (Deinter 2), Licurgo Nunes Costa, e ficar a par da situação. Ele pretende acompanhar os depoimentos de testemunhas que afirmam que os atiradores eram policiais.

Testemunhas

Pelo menos 10 pessoas devem depor ainda hoje no prédio da Polícia Civil, na avenida Andrade Neves, no Guanabara, onde estão sediadas a Delegacia Seccional, o Deinter 2 e o Instituto Médico Legal, entre outros departamentos. Desde as primeiras horas da manhã, pessoas com os rostos cobertos, evitando se expor, entraram pelas portas laterais e conversaram com os investigadores.

Segundo o diretor do Deinter 2, Licurgo Nunes Costa, a investigação para apurar as 12 mortes será conduzida por uma força tarefa de seis delegados e investigadores do Departamento de Homicídio e Proteção a Pessoa de São Paulo. O diretor do Deinter já afirmou em entrevista que as investigações estão em andamento e não descarta nenhuma motivação dos crimes - como vingança, execução sumária, desavença de grupos rivais e retaliação de policiais.

Nenhum comentário: