1.10.2014

Como envelhecer com qualidade de vida

Evitar maquiagem, manter o bom humor e controlar o consumo de sal estão na lista feita pelo Huffington Post


Chegar à terceira idade graciosamente não é para qualquer. Mas existem alguns sortudos que parecem mesmo um vinho: quanto mais os anos passam, melhores ficam.

Mas de acordo com o site Huffington Post, o segredo está nos hábitos cultivados diariamente. Na verdade, a dica é o que “não fazer” e não o que “fazer” para envelhecer bem. Tome nota de sete dicas neste sentido, evite algumas práticas e chegue lá fazendo inveja a muita gente mais nova.

Usar muita maquiagem
Com a chegada da idade, você deve se sentir tentada a exagerar na make com o objetivo de conseguir um aspecto mais jovem. Mas não há nada de atraente em um quilo de base e cílios exageradamente grandes. A maquiagem deve servir para aumentar sua beleza, e não para mascará-la.


Mireille Guiliano, autora do livro French Woman Don’t Get Facelits (em tradução livre, “Mulheres Francesas não fazem Rejuvenescimento Facial), reforça a importância de se manter uma maquiagem suave e natural. “Pare de tentar parecer sua filha ou uma versão mais jovem de você mesma. Peque leve na maquiagem”, afirma, reforçando que o excesso acaba piorando o aspecto da pele. “Pense três vezes antes de chamar atenção para suas rugas”, acrescenta.

Comer muito sal
A pressão alta do sangue é uma das condições com mais chances de aumentar com a chegada da idade. De fato, aproximadamente dois terços dos americanos acima dos 60 apresentam esta condição. Uma dieta carregada de sódio é o gatilho para este quadro.

E uma vez que envelhecer não tem a ver só com  a sua parte externa, é importante manter a saúde interna também. A hipertensão pode conduzir a sérias complicações de saúde, como ataques cardíacos, derrames e o declínio de funções cognitivas.

Por isso, não exagere nas porções extra de sal nos pratos, e tente se manter longe de qualquer coisa que tenha mais de 20% da sua recomendação diária de sódio.

Negatividade
Diversos estudos mostram que pessoas positivas são menos propensas ao declínio mental e levam uma vida mais feliz. Uma pesquisa de 2011 mostrou que as pessoas mais velhas que eram felizes tinham 35% menos risco de morrer do que os que se declaravam infelizes.

As pessoas positivas também são menos propensas a desenvolver doença cardíaca coronária, de acordo com uma pesquisa da Harvard University. Portanto, sorria e evite as rugas.

Assistir muito à TV
Ceder ao conforto do sofá em frente à TV torna-se um hábito pouco saudável com a idade. Não só pelo fato do desperdício de horas valiosas, mas a prática também pode encurtar a vida. Um estudo australiano mostrou que para cada hora de TV assistida após os 25 anos, as pessoas perdem 22 minutos de sua expectativa de vida. Além disso, o hábito também tende a provocar um estilo de vida sedentário e o isolamento social.
Ver a vida de uma forma positiva é uma maneira de envelhecer bem e com saúde Foto: Getty Images
Ver a vida de uma forma positiva é uma maneira de envelhecer bem e com saúde
Foto: Getty Images

Excessiva exposição ao sol
Com o envelhecimento, é impossível prevenir a chegada da rugas. Mas se você ficar exposto aos raios de sol sem proteção, você provavelmente vai prejudicar ainda mais a sua pele. Estudos mostram que o uso do protetor solar previne as rugas, as manchas de sol e a perda de firmeza e elasticidade.

Não há melhor cura do que a prevenção, então é melhor tentar prevenir o envelhecimento com um filtro solar do que tentar revertê-lo como poções antiidade.

Estresse
A vida sempre traz um pouco de estresse, da família ao trabalho e às finanças. Isto é inevitável e pode causar uma enxurrada de doenças como insônia, depressão e doenças do coração. Alguns estudos sugerem que o estresse também pode fazer com que as pessoas pareçam até 10 anos mais velha.

Mas quem quer envelhecer graciosamente deve aprender a gerenciar o estresse. Seja por meio da meditação, de exercícios ou de apenas poucos minutos com você mesmo por dia, longe da tecnologia ou caminhando longe da mesa de trabalho. Isso é altamente benéfico aprender a domar o estresse.

Exageros
Certamente todo mundo merece ter diversão e permitir-se indulgências ocasionais. Mas a moderação é a chave para se envelhecer bem. Não importa qual é o seu vício: álcool, alimentos gordurosos, doces ou refrigerante. Os excessos podem ser uma má ideia. O aumento da insulina e da leptina, que controlam o açúcar no sangue e o armazenamento de gordura, é responsável pela maioria de condições como diabetes, obesidade e colesterol alto.

Levar uma dieta rica em gordura, consumindo muito açúcar, ou não fazer exercícios suficiente são os vilões deste quadro. Uma dieta pobre pode inclusive pode aumentar os radicais livres no seu corpo, que podem danificar o DNA e acelerar o envelhecimento.

Nenhum comentário: