1.09.2014

SAÚDE BUCAL: CUIDADO AO EXTRAIR UM DENTE

Cuidado ao extrair um dente

Saiba o que é verdade e o que é mito quando se trata da retirada de seus dentes.


Independente da idade, muitas pessoas já escutaram, em um consultório dentário, que a única solução para determinado problema é a extração do dente. Mas, o que a maioria não sabe é que a função dos dentes vai além da mastigação. Eles ajudam a manter um padrão respiratório ideal e sua retirada pode causar problemas como dores de cabeça, miopia, ronco, apneia, distúrbios lombares, entre outros.
Após pesquisas, constatou-se que a cada quatro dentes há um sistema biológico (respiratório, bioquímico, esquelético e postural). “Para nós, os dentes são como brilhantes, pois é imprescindível o cuidado com eles. É um erro extraí-los sem que realmente exista a necessidade, pois isso pode trazer sérias consequências para a saúde”, explica o dentista Rogério Pavan (SP). 
Segundo o dentista, a extração dos dentes é contraditória, principalmente na hora da colocação dos aparelhos dentários. Os argumentos utilizados na ortodontia clássica são que os dentes apinhados (posicionamento inadequado dos dentes) são resultado de um mau casamento, pois o paciente teria herdado dentes grandes do pai e arcada pequena da mãe. De acordo com a própria genética, quando não houver fatores dominantes, as chances são de 50% para cada caso; então, teríamos 50% das pessoas com arcadas grandes e os outros 50% das pessoas com arcadas grandes para dentes pequenos. 
“Fica, portanto, muito claro que isso não é verdade, pois a maioria das pessoas tem a arcada pequena com dentes apinhados, o que para a biorreprogramação bucal ocorre devido à deficiência de crescimento dos maxilares ocasionada pelos fatores citados. 
Sisos 
Muitos dentistas extraem os dentes do siso para colação de aparelhos ortodônticos, mas muitos, por desconhecer a técnica, tiram os dentes sem nenhuma cerimônia. “Cerca de 20% dos pacientes que chegam a clinica com distúrbios de ronco e apneia têm como causa principal a extração de oito dentes no tratamento ortodôntico ocorrido na infância”, explica o dentista. O pesquisador ainda conta que é necessário utilizar próteses dentárias, pois não pode haver ‘buracos’ na arcada dentária, para evitar o surgimento desses problemas de saúde. 
Problemas ocasionados pela extração dos dentes:
• Respiratórios - Adenoides, amigdalites, cefaleias, disritmias, epilepsias, leucemias, otites, asma, bronquites, coriza, enxaquecas, espirros, leucopenias etc.
• Bioquímico – Aftas, boqueiras, frieiras, hemorroidas, úlceras, azias, diabetes, gastrites, queda de cabelo etc.
• Equilíbrio esquelético e postural – cifose, dores lombares, lordose, dores articulares e escoliose, entre outros.

Cuidados pós-operatórios na extração do dente do siso



 dentes do siso
Quais os primeiros cuidados a se tomar depois dessa extração?

Basicamente evitar: fumar, esforço físico, contato com alimento duro ou quente, colocar o dedo na região, abaixar a cabeça, nadar, fazer sauna ou falar muito.

Quais alimentos são liberados e quais são proibidos?

Liberados: alimentos em uma temperatura fria e de consistência macia, por exemplo: sopa, mingau, caldo, suco de fruta, massas (macarrão, lasanha) e o famoso sorvete.

Proibidos: alimentos de consistência dura ou quente, por exemplo: carne, chiclete, maçã, cenoura crua, café ou chá quente.

Pode-se fumar ou ingerir bebida alcoólica após a extração?

Esta prática é totalmente não recomendada, pois o cigarro, cachimbo ou charuto, além de promoverem a elevação da temperatura dos tecidos em contato com a fumaça produzida por eles, ainda apresentam na sua composição dezenas de elementos químicos que retardam a coagulação e podem promover a perda do coágulo sanguíneo que protege o alvéolo logo após a exodontia, podendo levar a mesma a um quadro infeccioso que chamamos de alveolite. Com relação ao álcool, pode interagir com o medicamento utilizado, debilitar e desidratar sistemicamente o organismo que faz uso do mesmo, diminuindo a resistência fisiológica, aumentando dessa maneira o risco de infecção, e também agir localmente como agente irritante do tecido mucoso que reveste a boca e o sistema digestivo.

Em caso de sangramento, o que fazer?

Primeiramente manter sempre a calma, ficar deitado com a cabeça posicionada pouco acima do resto do corpo (utilizar dois travesseiros), colocar uma gaze ligeiramente embebida em soro fisiológico frio no local e promover uma gentil compressão, fazer compressas com bolsa térmica gelada ou gelo envolvido por um saco plástico no local (externo da face), evitar falar ou fazer bochechos. Aguardar de 20 a 30 minutos, observar se ocorreu a diminuição do sangramento. Caso contrário, entre em contato com o seu cirurgião.

Quanto tempo é normal a pessoa sentir dor?

Diversos estudos apontam para iniciar a utilização do analgésico pós-operatório imediatamente após o procedimento cirúrgico, com a finalidade de não cronificar a dor, pois o controle do processo doloroso no início é muito mais fácil. Em geral, pequena sensibilidade dolorosa é esperada até 48 horas após o procedimento cirúrgico. Sabemos que, se esse processo ocorrer após o quinto dia pós-operatório e for aumentando, devemos desconfiar de presença de infecção local. O cirurgião deve ser avisado imediatamente para que possa tomar as devidas providências, como, por exemplo, avaliar o local e promover a troca ou associação de novo medicamento.

É permitido fazer bochechos? Existe algum produto especial?

Os bochechos não são orientados principalmente na primeira semana pós-operatória. Após a escovação cuidadosa e delicada dos demais dentes, orientamos o paciente a colocar a água muito cuidadosamente na boca e, sem fazer força, deixá-la sair de maneira passiva. A manutenção de substâncias à base de gluconato de clorexidina a 0,12% durante um minuto após a escovação sem bochechar também é recomendada, pois a clorexidina consegue promover a remoção da placa bacteriana no fio de sutura e nos locais próximos à cirurgia e ter uma importante ação antisséptica local.

Esforços físicos são permitidos a partir de quantos dias?

Irá depender do tipo e intensidade do esforço, mas normalmente atividades físicas mais intensas, como as praticadas na academia de ginástica, somente após sete dias do procedimento.

Há alguns cuidados na hora de dormir?

Fazer a correta higienização dos dentes e não comer no meio da noite esquecendo de higienizar depois, pois durante o sono temos a diminuição da produção do fluxo salivar, podendo diminuir a proteção dada pela saliva ao local operado e promover até uma infecção.

CCO Grupo Odontologico - Especialista em Implantes dentarios na Cidade de Goiânia - Extração de Siso Goiânia.

Site: www.ccoimplantedentario.com.br

Remoção e extração de dentes

Por que dentes são extraídos
Os dentes são extraídos por vários motivos:


  • Uma cárie muito profunda no dente;
  • Uma infecção que destruiu uma grande porção do dente ou do osso adjacente;
  • Não existe espaço suficiente para todos os dentes em sua boca.
Muitos dentistas recomendam a extração de dentes inclusos que nasceram apenas parcialmente. As bactérias podem se instalar em volta de um dente que nasceu parcialmente, causando uma infecção, a qual pode se estender para o osso adjacente e tornar-se um problema ainda mais sério. Os dentes inclusos continuam tentando atravessar o tecido da gengiva mesmo quando não há espaço suficiente para acomodá-los. A constante pressão causada por esta tentativa de erupção pode acabar afetando as raízes dos dentes vizinhos. Remover um dente incluso pode evitar uma infecção, danos aos dentes e osso adjacentes, além de evitar um sofrimento futuro.
Como são extraídos os dentes?
Antes de extrair um dente, seu dentista fará uma revisão completa no seu histórico médico e dentário e providenciará as radiografias necessárias.

As radiografias revelam o comprimento, formato e posição do dente e osso adjacente. Com base nessas informações, seu dentista poderá avaliar o grau de dificuldade do procedimento e decidir se deverá encaminhá-lo para um especialista, no caso, um cirurgião-dentista.
Antes da extração, a área em volta do dente será anestesiada. Os dentistas utilizam um anestésico local para amortecer a área da boca onde a extração ocorrerá.
Na extração simples, uma vez que a área é anestesiada, o dente é descolado do osso com um tipo de alavanca, e então extraído com um fórceps dentário. Seu dentista também poderá suavizar e remodelar o osso que sustenta o dente. Terminada esta etapa, ele poderá optar por fechar a área com alguns pontos cirúrgicos.
O que esperar após uma extração?
É essencial manter a área limpa e prevenir infecções logo após a extração de um dente. Seu dentista pedirá que você morda levemente um pedaço de gaze seca e esterilizada, que você deverá manter no local durante 30 a 45 minutos, a fim de estancar o sangramento enquanto o sangue não coagula. Nas 24 horas seguintes, você não deve fumar, enxaguar a boca vigorosamente ou limpar os dentes próximos ao local da extração.

Pode-se esperar um pouco de dor e desconforto logo após uma extração. Em alguns casos, seu dentista poderá prescrever-lhe um analgésico. Colocar gelo sobre a face durante 15 minutos também pode ajudar. Deve-se, também, beber água com um canudo, limitar atividades bruscas e bebidas quentes. No dia seguinte à extração, seu dentista pode sugerir que você comece a lavar sua boca gentilmente com água morna e sal (não engula a água). Em circunstâncias normais, o desconforto deve diminuir num período de três dias a duas semanas. No caso de dor intensa ou prolongada, inchaço, sangramento ou febre, ligue para seu dentista imediatamente.
Remoção / Extração de Dentes
Numb Elevator
1. A área em volta do dente é anestesiada antes da extração. 2. Um forceps ajuda a amolecer o dente.
Forceps
3. Fórceps dentário é utilizado para remover o dente.

Artigos Relacionados

Vídeos Relacionados

Como escovar os dentes

Como escovar os dentes

Aprenda as técnicas recomendadas por profissionais para uma melhor limpeza dos dentes.

Guias Relacionados

Sorrisos em todas as idades

Sorrisos em todas as idades

Um guia para o desenvolvimento dental de suas crianças, do nascimento aos 12 anos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótima explicação pós exodontia de terceiros molares, porem na hora de beber agua nao use o canudinho. Pois isso fará que ocorra uma pequena pressao de succao e poderá gerar sangramento no alvelo. Valeu