1.22.2014

Descarrilamento no Rio

RIO - Um trem da SuperVia, que seguia da Central do Brasil para Saracuruna, descarrilou entre as estações de São Cristóvão e Maracanã, na Zona Norte, na manhã desta quarta-feira, e o passageiros enfrentam dificuldades na linha férrea. A composição atingiu a rede aérea por volta das 5h15m e, praticamente, todos os ramais foram prejudicados. O sistema está paralisado, e os trens não seguem até a Central do Brasil. Os passageiros estão tendo que desembarcar do trem e andar pela linha férrea até chegar à plataforma da estação. Não há informações sobre feridos, mas os bombeiros foram acionados.

A Agetransp, agência que regula os transportes do estado, disse que abriu boletim de ocorrência para investigar o acidente desta manhã. Em nota, a SuperVia informou que, reforçou as equipes de atendimento e de segurança nas estações e imediatamente iniciou a distribuição de vale-viagem, declaração de atraso e devolução em dinheiro da passagem aos clientes.
A circulação nos ramais Saracuruna e Belford Roxo ocorre entre as estações terminais e a estação Triagem, e os trens dos ramais Deodoro, Japeri e Santa Cruz circulam destas estações até a estação Engenho de Dentro. Ainda segundo a SuperVia, técnicos estão no local para fazer os devidos reparos e normalizar a operação.
Passageiros estão reclamando da falta de informação. Nas estações de Triagem e São Francisco Xavier, muitas pessoas estão relatando problemas na hora de pegar o dinheiro da passagem de volta e sobre orientações para pegar ônibus. No entanto, segundo a concessionária, os passageiros estão sendo avisados das condições de circulação pelo sistema de áudio dos trens e das estações.
Por conta da paralisação, a Rio Ônibus, Metrô e táxis estão reforçando os serviços. De acordo com a Secretaria municipal de Transportes, os ônibus operam com 100% da frota em direção ao Centro. Pelo Twitter, a concessionária MetrôRio está reforçando a bilheteria na Linha 2 e disponibilizando trens extras no sistema.

Acompanhe a situação do trânsito após o acidente na SuperVia que paralisou trens. Veja vídeos e fotos.

acompanhe… Ver todas as imagens

Segundo José Aloísio Teixeira, fiscal e gerente da Câmara de Transportes da Agetransp, agência reuladora dos transportes, será feita apuração rigorosa sobre as causas do incidente. De acordo com Texeira, o trem  que descarrilou é da década de 80 e o tempo de uso da composição pode ter sido um agravante para o problema. "Isso pode aumentar a probabilidade de ocorrências desse tipo, mas há várias causas possíveis", disse.

09:39 Em visita à estação de São Cristovão, onde aconteceu o descarrilamento, o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, disse que não há previsão para a normalização na circulação dos trens no Rio.
09:21 De acordo com o Centro de Operações Rio, o trânsito está lento na Avenida Maracanã e na Radial Oeste, Zona Norte da cidade, perto da estação de trem São Francisco Xavier. Já nas avenidas Vinte e Quatro de Maio e Marechal Rondon, na altura do bairro do Rocha, na altura das estações de Triagem e São Francisco Xavier, o trânsito é intenso.

09:12 Após o descarrilamento, fumaça foi vista perto de funcionários da SuperVia e da estrutura de ferro derrubada no acidente. Veja a galeria de fotos.

08:56 De acordo com a SuperVia, concessionária que administra os trens, informou que a equipe técnica permanece no local para realizar os devidos reparos na infraestrutura da via férrea. Com o descarrilamento, a estrutura que sustenta os cabos da rede aérea foi danificada e interrompeu o fornecimento de energia no trecho entre as estações Mangueira e Central do Brasil.

08:51 Equipes da SuperVia, acompanhadas do secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, vistoriam o trem que descarrilou na estação de São Cristovão, na Zona Norte do Rio, na manhã desta quarta-feira. O problema prejudicou a rede aérea do sistema, interrompendo a circulação dos trens. As informações são do repórter Guilherme Brito.
08:51 RESUMO:
- Às 5h15, um trem descarrilou na altura da estação São Cristóvão, Zona Norte do Rio
- Até agora, nenhum trem chega à Central do Brasil
- Técnicos da SuperVia foram ao local para fazer reparos
- Segundo a Agetransp, não há previsão sobre quando a circulação de trens voltará ao normal
- Enquanto isso, os ônibus e o Metrô estão sendo reforçados na cidade

08:48 O faxineiro Thiago Vieira pegou o trem às 5h20 e precisou esperar muito tempo na fila para retirar a restituição da Supervia. "Tive que vir andando desde São Francisco Xavier. Toda hora é a mesma coisa". As informações são do repórter Guilherme Brito.

08:47 Diante da paralisação na circulação dos trens, muitos passageiros estão procurando outros meios de transporte para chegar ao trabalho na manhã desta quarta-feira, como ônibus e metrô. A estação de metrô de Triagem ficou tão lotada, que a concessionária Metrô Rio fechou as portas para fazer o controle de entrada de passageiros. As informações são da repórter Renata Soares.
08:39 O secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, esteve na estação de São Cristóvão para conversar com representantes da SuperVia, mas não falou com a imprensa sobre o problema ocorrido. Passageiros que aguardavam na fila de reembolso vaiaram o secretário e gritaram: "Estamos há mais de uma hora nessa fila, queremos nosso dinheiro", diziam eles. As informações são do repórter Guilherme Brito.

08:36 O técnico de TI Rodrigo Tenório pretendia ir  de trem até Jardim Sulacap, na Zona Oeste, mas agora vai ter que pensar em outra forma de chegar até lá. "Eu confesso que eu não sei chegar lá de outra forma, to meio perdido ainda. Vou procurar na internet", disse ele. As informações são do repórter Guilherme Brito.

08:36 Os irmãos André e Fernando Araújo vieram andando debaixo de sol forte de Triagem até São Cristóvão, na Zona Norte. Eles moram em Campos Eliseos e vêm ao Rio todos os dias para trabalhar em montagens de andaimes.  "Viemos andando cerca de 1h e meia porque lá está horrível, tudo parado, os ônibus cheios.". As informações são do repórter Guilherme Brito.

08:30 Passageiros reclamaram dos transtornos causados pelo descarrilamento e relataram que ficaram muito tempo dentro do trem, quando houve o acidente. Houve um princípio de tumulto porque, de acordo com os passageiros, a SuperVia não queria devolver o valor do bilhete comprado.

08:29 Dentro da Estação de São Francisco Xavier, os passageiros estão revoltados e reclamam que a Supervia não deu nenhuma satisfação sobre o problema nos trens. A PM foi chamada para reforçar a segurança no local, já que os cidadãos estão exaltados.

08:29 Trens vindos de Japeri e Santa Cruz que deveriam seguir até a estação São Francisco Xavier estão parados em Deodoro. A estação de Del Castilho, que receberá as composições de Belford Roxo, está vazia. Veja no vídeo.

08:28 Um esquema emergencial foi montado para atender os passageiros que estão na Estação São Francisco Xavier. Ônibus das linhas 455 e 474 estão sendo deslocados para o local. Coletivos extras serão disponibilizados para a estação de Triagem. Agetransp diz que não há previsão de quando a circulação de trens voltará ao normal. Veja no vídeo.

08:26 O Metrô Rio também anunciou que vai aumentar o número de bilhetes e fazer intervalos menores entre os trens. O reforço será feito na Linha 2 para atender o aumento da demanda de quem faz o trajeto Subúrbio-Centro. Os intervalos entre as composições também foram reduzidos para 4 minutos e 10. Além disso, trens extras foram deslocados para pontos estratégicos como Triagem e Central do Brasil.

08:25 Um passageiro disse que embarcou no trem e não foi avisado sobre o problema de descarrilamento. Ele acusou a Supervia de descaso com os usuários.

08:25 Um problema em quase todos os ramais de trem causa transtornos para os passageiros na manhã desta quarta-feira (22). De acordo com a Supervia, um trem descarrilou perto da estação São Cristóvão, na Zona Norte. Globocop flagrou uma estrutura elétrica sobre os trilhos. Passageiros têm que caminhar pelos trilhos até a estação mais próxima. Veja no vídeo.

08:23 Descarrilamento interrompe circulação de trens no Rio. Uma composição, do ramal Saracuruna, seguia para a Central do Brasil, quando bateu na rede elétrica. Passageiros tiveram que caminhar pela linha férrea e reclamam da falta de informações da concessionária. Veja no vídeo.
todos os vídeos 29
Ver todos

Nenhum comentário: