1.30.2014

Entenda os benefícios e como usar aparelhos de academias ao ar livre

Bem Estar desta sexta-feira (30) falou também sobre cross fit e yoga.
Quem nunca se exercitou deve começar devagar para não sofrer lesões.

Do G1, em São Paulo
6 comentários
As academias ao ar livre são ótimas opções para quem quer começar a fazer atividade física, principalmente na terceira idade.
Com a vantagem de ter um ambiente agradável, essas academias têm aparelhos que ajudam a trabalhar a força muscular e a ativar as articulações, como explicaram o médico do esporte Gustavo Magliocca e a fisioterapeuta Laura Proença no Bem Estar desta quinta-feira (30). No entanto, é importante sempre ter a orientação de um profissional e um acompanhamento na hora de se exercitar.
Para mostrar a eficiência desses aparelhos, o programa mostrou um vídeo de um grupo de pessoas que se exercita em um parque na Ucrânia (confira no vídeo acima). Com movimentos de circo e acrobacias, o grupo faz exercícios intensos e pesados, que usam bastante a força dos braços, ombros e abdômen. O médico do esporte Gustavo Magliocca explica, no entanto, que para chegar nesse nível dos ucranianos, é preciso começar devagar e treinar progressivamente para adquirir cada vez mais preparo físico, até que o corpo consiga realizar movimentos mais ousados.
O preparo físico e o fortalecimento são importantes também como prevenção de dores, principalmente na região dos ombros, como lembrou a fisioterapeuta Laura Proença.
Quem sofre de bursite ou tendinite, por exemplo, pode usar a atividade física como maneira de tratar e evitar a inflamação - porém, na hora da crise, o exercício não é recomendado. A especialista explicou que há um conjunto de articulações que envolve o ombro, chamado de cintura escapular, que precisa funcionar em sincronia para que não ocorram dores ou lesões.
Nas academias ao ar livre, existem aparelhos que ajudam a trabalhar essa cintura escapular e a fortalecer os músculos, como as barras, por exemplo. Já os aparelhos que simulam o transport, por exemplo, ajudam na queima calórica e na ativação das articulações, como mostrou o médico do esporte Gustavo Magliocca. O médico alerta, no entanto, que para quem quer perder peso, é sempre importante associar à atividade física uma dieta equilibrada e planejada.
Outra dica que tem feito muito sucesso nas academias é o cross fit - inspirado em treinos do exército, a ideia desse exercício é trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo e com muita velocidade, como explicou o médico do esporte Gustavo Magliocca.
Isso ajuda pessoas que dizem que não têm tempo de se exercitar já que é uma aula de curta duração, mas de muita intensidade. Para mostrar como funciona o cross fit, a apresentadora Flávia Freire foi até uma academia e até se arriscou no treinamento, como mostrou a reportagem (confira no vídeo acima).
Bem Estar - Infográfico exercícios funcionais (Foto: Arte/G1)
Yoga
  Yoga, atividade que melhora a consciência corporal, o equilíbrio e a propriocepção, que é a capacidade de identificar e perceber os movimentos articulares no espaço.

Ao fazer yoga, a pessoa se concentra nos movimentos e esquece o que está ao redor, unindo o corpo, a mente e o espírito. O propósito não é malhar, mas aquietar a mente para despertar a consciência do corpo como uma unidade, com a vantagem de ser uma atividade que pode ser feita ao ar livre.
Segundo a terapeuta de yoga, Dinah Rodrigues, de 68 anos, a yoga proporciona também paz e equilíbrio emocional. A especialista mostrou como exercícios simples de respiração ajudam a controlar o estresse, interferindo até mesmo na produção hormonal, como mostrou a reportagem da Daiana Garbin (confira no vídeo acima).

Nenhum comentário: