1.02.2014

Mais Médicos

Em nova chamada do Mais Médicos, 422 brasileiros foram aprovados na terceira etapa do programa.

Médico estrangeiro do programa "Mais Médicos" faz um curativo em uma paciente do SUS
Médico estrangeiro do programa "Mais Médicos" faz um curativo em uma paciente do SUS (Ueslei Marcelino/Reuters)
A terceira fase do Mais Médicos teve 422 brasileiros aprovados . O governo federal recebeu 540 inscrições de candidatos formados em universidades brasileiras. Delas, 422 foram validadas e homologadas. Uma nova lista, com o nome dos intercambistas (estrangeiros ou brasileiros formados no exterior) aprovados, deverá sair no dia 16 de janeiro.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha,  disse que, caso as duas modalidades não preencham as vagas disponíveis, mais médicos cubanos serão trazidos por meio do convênio do governo brasileiro com o país caribenho. Dos 6 600 médicos que atuam no Brasil pelo programa, quase 5 400 são cubanos. Segundo o cronograma do ministério, os médicos brasileiros aprovados nesta terceira fase começarão a atender a população no início de fevereiro.

Balanço – Na última semana, o ministério divulgou dados sobre a distribuição dos médicos do programa. A Bahia é o Estado que recebeu o maior número de profissionais até agora: 787. Em seguida, aparece São Paulo, com 588. Ceará e Maranhão ocupam a terceira e a quarta posições, com 572 e 445 médicos, respectivamente.

(Com Estadão Conteúdo)

Nota boaspraticasfarmaceuticas: Infelizmente os médicos brasileiros não querem trabalhar nos rincões, eles preferem ficar ricões com a medicina nos grandes centros.  

Nenhum comentário: