1.30.2014

No século 21, terá sucesso quem for capaz de manter a atenção, diz psicólogo

Quando você lê, fica distraído por mais de 40% do tempo, diz autor Numa época em que as possibilidades de distração parecem intermináveis –e-mails, mensagens, redes sociais, vídeos engraçados e imagens eróticas–, Daniel Goleman defende que o segredo para o sucesso no século 21 está na habilidade de se manter atento.
"O nosso foco está continuamente lutando contra distrações, tanto internas quanto externas. A questão é: o que as nossas distrações estão nos custando?", questiona Goleman no livro "Foco". "A atenção funciona como um músculo: pouco utilizada, ela definha; bem utilizada, ela melhora e se expande".
Segundo o autor, a quantidade de informação que recebemos diariamente, mensagens cada vez mais concisas, diminui gradativamente a nossa capacidade de atenção.
"A enxurrada de dados que nos atinge leva a atalhos desleixados, como selecionar e-mails pelo assunto, pular muitas das mensagens de voz, ler por alto mensagens e memorandos", diz. "Não é apenas que tenhamos desenvolvido hábitos de atenção que nos tornam menos eficientes, mas que o peso das mensagens nos deixa muito pouco tempo para simplesmente refletir a respeito do que elas realmente significam".
No livro, uma professora da oitava série conta que, durante anos, adotou o livro "Mitologia", de Edith Hamilton. Porém, mais ou menos cinco anos atrás, os alunos começaram a perder o interesse pelo título. "Eles dizem que a leitura é difícil demais, que as frases são complicadas demais, que é preciso muito tempo para se ler uma página", diz a educadora.
O problema não atinge apenas os mais jovens, também existe a diminuição da atenção entre os adultos. Um professor de cinema ouvido pelo autor relatou que se viu incapaz de ler mais de duas páginas por vez da biografia do diretor francês François Truffaut, um de seus cineastas favoritos.
Indicado duas vezes ao prêmio Pulitzer, Goleman escreveu sobre psicologia e ciências para o jornal "The New York Times" por 12 anos. Entre outros livros, ele também assina o best-seller "Inteligência Emocional".



Nenhum comentário: