1.22.2014

O Poder das frutas vermelhas


  • Morango, melancia, cereja, framboesa, amora e outras muitas variedades fazem parte do grupo das frutas vermelhas. Qualquer fruta fornece propriedades importantes à saúde, pois são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Porém, podemos destacar o grupo das frutas vermelhas, pois além desses nutrientes, possuem poder antioxidante.
    Além de fornecerem poucas calorias, as frutas vermelhas possuem compostos bioativos, que são substâncias que contribuem para a saúde, prevenindo doenças. Esses compostos que dão a cor vermelha na fruta. Podendo atuar na redução do colesterol, fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de doenças cardiovasculares.
    Algumas dessas frutinhas geralmente são consumidas como geléia, doces, caldas ou até para decorar sobremesas. Mas dê preferência por consumir as frutas vermelhas in natura, pois devido a processos como cozimento, secagem e outros, as propriedades nutricionais alteram.
    Veja algumas frutas vermelhas e suas propriedades
    - Morango: O morango é fonte de vitamina C, catequinas e compostos fenólicos. Pesquisas associam o consumo de morango com a redução dos níveis do colesterol ruim (LDL). A versão orgânica é a mais indicada, já que é um dos alimentos mais contaminados com pesticidas.

    - Maçã: Fonte de fibra solúvel, a pectina, que colabora com um bom trabalho intestinal. A fruta contém também ácido málico, que contribui para absorção de vitamina C no organismo e estimulante das funções cerebrais.
    - Caqui: Assim como a maçã também tem alto teor de fibras, além de ser fonte de fósforo, cálcio e betacaroteno, que tem função antioxidante, combatendo os radicais livres.

    - Melancia: Tem grande quantidade de água, o que faz com que seja um excelente diurético. Combate a ação dos radicais livres graças a duas substâncias, a glutationa e o licopeno. Contém em sua composição fósforo, ferro e cálcio e vitaminas do complexo B.- Cereja: A fruta oferece proteção contra doenças cardiovasculares devido a quantidade de flavonóides presente nela. Também fonte de vitaminas A e C, e de fibras solúveis.

    - Mirtilo: Taninos, antocianinas, são as substâncias dessa frutinha, que têm sido ligados à prevenção do declínio mental relacionado com a idade e efeitos anti-câncer.
    Vale lembrar que é de extrema importância higienizar corretamente as frutas antes do consumo.
    Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.
    Confira três receitas rápidas e deliciosas com frutas vermelhas
    Fondue divertido
    Ingredientes:
    1 xícara (chá) de morango
    1 xícara (chá) de amora
    1 xícara (chá) de framboesa
    Suco de 2 laranjas
    1 xícara (chá) de mamão picado
    1 xícara (chá) de pera picada
    ½ xícara (chá) de maçã picada
    ½ xícara (chá) de frutose
    Preparo:
    Bata os morangos, as amoras e as framboesas no liquidificador junto com o suco de laranja até ficar homogêneo. Coe a mistura e coloque-a em uma panela. Leve ao fogo e acrescente a ½ xícara de frutose. Deixe ferver por aproximadamente 15 segundos, despeje a mistura em uma panela de fondue e coloque no réchaud. Em uma travessa pequena, arrume as frutas frescas e sirva mergulhando-as no creme de frutas vermelhas.

    Salada de frutas vermelhas
    Ingredientes:
    5 morangos
    ½ xícara de framboesas
    ½ xícara de mirtilos
    ½ xícara de amoras-pretas
    1 colher (sopa) de sementes de girassol
    Preparo:
    Limpe e corte os morangos ao meio. Lave todas as outras frutas e escorra bem. Misture tudo com as sementes de girassol e sirva em seguida.

    Shake de frutas vermelhas
    Ingredientes:
    2 medidas de whey protein
    ½ xícara de morango
    ½ xícara de mirtilo
    ½ xícara de framboesa
    1 colher (sobremesa) de farinha de linhaça dourada moída
    Adoçante a gosto
    1 copo (200 ml) de água e gelo

    Preparo:
    Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.







Nenhum comentário: