1.04.2014

Perder peso é mais dificil quando estamos mais velhos



Estudo mostra por que perder peso é mais difícil ao envelhecer

Há dois tipos de gordura e a considerada “boa” se torna menos ativa com o tempo

Os cientistas descobriram uma forma que poderia combater o problema Foto: Getty Images
Os cientistas descobriram uma forma que poderia combater o problema
Foto: Getty Images
Perder peso se torna mais difícil com o passar dos anos. E, agora, cientistas da Universidade de Shizuoka, no Japão, descobriram o motivo: a gordura marrom ou gordura “boa”,  responsável por transformar gordura branca ou gordura “ruim” em calor, torna-se menos ativa ao envelhecer. As informações são do site do jornal Daily Mail. 


A boa notícia é que descobriram uma possível mudança metabólica que reverteria a situação e poderia ajudar a criar tratamentos para problemas relacionados à obesidade, como diabetes e pressão alta. 


Foram realizados testes com dois grupos de ratos. Um deles teve o gene receptor do fator de ativação plaquetária eliminado, fazendo com que os animais se tornassem obesos. O segundo permaneceu da mesma forma. Constatou-se que a deficiência do gene fez com que a gordura marrom funcionasse mal, levando à obesidade devido à redução da atividade termogênica.  


Acreditava-se que a gordura marrom estava presente somente em bebês. Hoje, já se sabe que permanece na fase adulta e que as mulheres têm mais que os homens.







Nenhum comentário: