2.11.2014

Ácido retinoico e rejuvenescimento

creme-rosto

Meu dermatologista me receitou um creme antirrugas com ácido retinoico. E em uma semana minha pele ficou vermelha e ressecada, até parece que as rugas pioraram. Sempre tive tendência a alergia de pele, e estou achando melhor mudar de tratamento.
(Ruth)
Nem sempre a sensibilidade da pele significa alergia ao ácido retinoico. É frequente e até normal haver ressecamento, vermelhidão e descamação quando a pessoa começa a usar o produto. Na maioria das vezes o melhor conselho é seguir em frente. Provavelmente, com uso continuado, em menos de um mês a pele se acostumará ao produto, essa reação incômoda passará.
Algumas dicas ajudam a superar essa fase inicial. Uma é aplicar o ácido retinoico com a pele seca e, após a absorção, aplicar um hidratante apropriado ao seu tipo de pele. Outra é começar o uso em noites intercaladas, mantendo uso do creme hidratante todas as noites. E aguentar firme.
Se o incômodo for muito grande, converse com seu dermatologista, pode ser o caso de reduzir a concentração do produto ou, em último caso, mudar de produto.
Tenha em mente que o ácido retinoico é um aliado precioso no tratamento estético. Ele estimula o colágeno, deixando a pele mais firme. Também ajuda na remoção de manchas causadas pela idade e pelo excesso de exposição ao sol.
Finalmente, lembre-se que o uso de ácido retinoico à noite exige a aplicação de filtro solar durante o dia. Boa sorte!Por Lucia Mandel

Ácido retinóico ou tretinoína é uma forma oxidada da vitamina A que regula as funções da vitamina requeridas para crescimento e desenvolvimento. 
A Vitamina A foi descoberta em 1913 quando cientistas suspeitaram de sua relação com manutenção dos epitélios e crescimento. Posteriormente foi confirmado que ela também era essencial para a visão. Em 1930 foi possível identificar a estrutura química do retino, que é o composto básico do grupo da vitamina A. 
O retinol é um álcool, que ao sofrer modificações químicas pode dar origem a uma série de outros compostos, como palmitato de retinol (que é um aldeído), tretinoína (ou ÁCIDO RETINÓICO) e vários outros. A estrutura básica da molécula, no entanto, não se altera, mantendo as características básicas da vitamina A. 
O ácido retinóico (ou RETINÓIDE) é uma das drogas mais eficazes no tratamento da acne. Seu uso está indicado em todas as formas clínicas, seja como terapêutica única ou como associação. A eficácia apresentada pelo ácido retinóico é explicada por algumas de suas características, como: --> facilita a eliminação dos comedões (cravos) e evita a formação de outros; --> proporciona a resolução das pápulas existentes --> mantém o estado de melhora. O ácido retinoico faz com que os queratinocitos no poro percam a coesão e soltem uns dos outros à medida que atingem a camada córnea. Como as células ficam mais soltas, não ocorre hiperqueratose e não há obstrução do poro. Assim, não se formam microcomedões e a acne não consegue progredir.
Além de ter ação comedolítica, o ácido retinóico também facilita a eliminação dos comedões preexistentes, porque aumenta a velocidade de proliferação celular da camada basal. A proliferação destas novas células, mais frouxas, empurra o comedão preexistente em direção ao poro, facilitando sua expulsão. Isto ocorre tanto para comedões abertos como para os fechados.
A resolução de pápulas e pústulas preexistentes é conseguida através do aumento da reação inflamatória que ocorre no local. Aumentando o fluxo sanguíneo nas áreas onde é aplicado, o ácido retinoico aumenta o aporte de glóbulos brancos (leucócitos) para o local. Estes atuam sobre o processo inflamatório, acelerando a resolução das pápulas e pústulas. O efeito da tretinoína no folículo obstruído pelo microcomedão afrouxa a ligação entre as células da parede do folículo, permitindo que haja uma difusão, um vazamento de substâncias tóxicas (ácidos graxos livres e outras) de dentro do canal folicular para a derme. Isto causa uma irritação na derme que desencadeia uma reação inflamatória ao redor do folículo pilossebáceo. Esta reação inflamatória acaba por eliminar o microcomedão, o P. acnes e todas as condições que favoreciam o desenvolvimento da acne. Muitas vezes essa reação, que é normal e desejada, é interpretada como uma piora do quadro inicial da acne. Isto não é correto pois esta reação inflamatória é transitória e está, na verdade, prevenindo o aparecimento de novas lesões e mantendo o estado de melhora. Esta " piora" que se observa cerca de 1 a 3 semanas após o início do tratamento com tretinoína recebe o nome de "efeito retinóide". Todas essas reações da tretinoína se dão em nível celular. O efeito inicial, no entanto, ocorre em nível molecular.
A partir do ácido retinóico, outras moléculas foram pesquisadas e desenvolvidas, a fim de diminuir a irritabilidade e aumentar a eficácia do produto. O Adapaleno é um retinoide de última geração, criado a partir da molécula da tretinoína. Os pesquisadores foram acrescentando / retirando grupos de átomos que conferiram à molécula maior estabilidade química. Assim, o Adapaleno é mais seletivo, o que se traduz em maior eficácia clínica e menores efeitos colaterais.Fonte Wikipedia

Nenhum comentário: