2.10.2014

CORREDOR DE SEGURANÇA NA COPA

PM prepara 1,5 mil homens para reforçar efetivo na Copa

Corporação promete colocar toda a tropa na rua durante o Mundial da Fifa

Vania Cunha
Rio - Mais importante evento esportivo do país nas últimas décadas, a Copa do Mundo começa em quatro meses, e o Rio vai ganhar um corredor de segurança com 1,5 mil novos policiais militares somente no reforço dos quadros das unidades de elite e de batalhões de área. O DIA teve acesso ao planejamento da PM para a competição, que foi finalizado semana passada e já começou a ser mobilizado.
Todo o efetivo do estado — mais de 46 mil policiais — estará de prontidão nas ruas, estradas, comunidades e nos bairros, sendo apoiado pelos agentes recém-formados até maio. Para isso, estão em andamento os cursos de Formação de Soldados, de Grandes Eventos e Ações Turísticas, além dos de Ações Táticas e de Operações Especiais, o formador de ‘caveiras’ do Bope. Os alunos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), que terão as aulas suspensas durante a Copa, vão atuar nas praias.
Foto:  Arte O Dia
Mas o foco principal do esquema será o cinturão de segurança que vai cercar a Barra da Tijuca, a Zona Sul, o Centro e o Maracanã. A escolha dos locais é estratégica: na Barra e na orla da Zona Sul está localizada a principal rede hoteleira que vai hospedar turistas, participantes do evento e delegações. Além disso, fora dos horários de jogos, é por lá que as pessoas vão circular, visitar pontos turísticos e se divertir. O Centro, o caminho de deslocamento de autoridades e delegações, e o Maracanã, palco dos jogos, também estarão monitorados.
O policiamento foi dividido em três etapas. A primeira delas, o Policiamento Ostensivo Ordinário, vai atuar dentro do corredor de segurança, com efetivos dos batalhões de área, Regimento de Polícia Montada e os Batalhões de Polícia Turística e de Vias Especiais. Na outra ponta, estará o Policiamento Extraordinário, utilizado em casos de intervenções, escoltas de delegações e manifestações.
Nessa equipe, estão escalados os efetivos dos batalhões de Operações Especiais, de Choque, de Ações com Cães e de Grandes Eventos. Fora do eixo principal de policiamento, haverá reforços de patrulhamento nas outras regiões da cidade, assim como interior e Baixada. As Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) dentro da faixa do corredor de segurança receberão reforço de outras unidades vizinhas.
Investimento em caveirões e frota aérea
O investimento feito em equipamentos também foi alto. Apesar de a Secretaria de Segurança Pública não revelar as cifras, as forças de elite da Polícia Militar vão utilizar durante os jogos seis novos caveirões, comprados no ano passado. O modelo sul-africano Paramount foi o eleito, depois de uma série de testes e adaptações, que durou dois anos. Os novos blindados chegam em março.
A frota aérea já está com o reforço garantido: aeronaves modelo Esquilo estão no hangar do Grupamento Aeromóvel, em Niterói, aguardando o começo do evento. No total, serão usados sete helicópteros — um deles, o Huey blindado, apelidado pelos policiais de ‘sapão’ ou ‘caveirão aéreo’. Novas motos também foram adquiridas para o patrulhamento das ruas e a escolta de delegações.
Policiais em motos no entorno do Maracanã, ano passado: Copa das Confederações serviu como teste
Foto:  Marcos Cruz / Agência O Dia
Além dos veículos, a secretaria comprou equipamentos de proteção para os policiais, como as armaduras estilo ‘Robocop’. Foram adquiridos 200 uniformes desse modelo para o Batalhão de Grandes Eventos. Outros apetrechos, como fuzis com mira a laser, câmeras para as aeronaves e armamento não letal, serão utilizados.
O ônibus de monitoramento da PM, com câmeras, ficará posicionado em frente ao estádio em dias de jogos.
Férias foram canceladas
A novidade do esquema de policiamento montado para a Copa fica por conta da criação de uma Força Extraordinária (nome provisório), para atuar dentro do corredor de segurança. A equipe será formada por policiais de batalhões do interior, da Baixada, de Niterói e São Gonçalo, que estariam de férias na época do evento.
As férias de todos os integrantes da corporação foram canceladas, e os policiais dessas regiões vão atuar na capital, em esquema de reforço nas ruas. Segundo o planejamento, como os agentes estariam de férias entre junho e julho, a mudança temporária desses PMs não prejudicaria o policiamento em suas áreas de atuação originais.
Os policiais recém-formados, que vão atuar na Força Extraordinária, começarão treinamento específico em 1º de junho. O policiamento ordinário vai para a rua no fim de maio, quando começam a chegar os visitantes e envolvidos nos preparativos dos eventos. O esquema de policiamento vai vigorar do início de junho até o fim de julho e será desmobilizado de forma gradativa.

Nenhum comentário: