2.20.2014

Epidemia silenciosa

Uma reportagem veiculada na revista Exame fala sobre um perigo invisível para a saúde das crianças. Trata-se de um estudo publicado nesta semana na revista científica The Lancet Neurology, que alerta para "epidemia silenciosa" de perturbações neurológicas infantis, causadas por substâncias invisíveis presentes em roupas, móveis e brinquedos. Os pesquisadores listaram 12 substâncias ocultas que envenenam o cérebro das crianças.

A lista de problemas neurológicos que afetam milhares de crianças em todo o mundo é tão extensa quanto as ameaças ocultas do cotidiano que podem deflagrar disfunções, como autismo, déficit de atenção, dislexia e paralisia cerebral, por exemplo. De acordo com a pesquisa, feita pela Escola de Saúde Pública de Harvard e a Escola de Medicina Monte Sinai, em Nova York, a lista de químicos que, reconhecidamente, afetam o cérebro dos pequenos duplicou nos últimos sete anos, saltando de seis para doze.

De acordo com a reportagem, os autores do estudo consideram que as atuais regulamentações dos químicos são inadequadas para proteger as crianças. Ainda, segundo a matéria, os pesquisadores afirmam que os cérebros em desenvolvimento são particularmente vulneráveis aos produtos tóxicos presentes no ambiente.

São produtos químicos tóxicos que “silenciosamente corroem a inteligência, perturbam o comportamento, e minam as conquistas futuras das crianças, principalmente nos países mais pobres, que têm pouca regulamentação a respeito dessas substâncias”, avaliam os autores do texto, Philippe Grandjean e Philip J Landrigan.


Clique em cada substância para saber mais a respeito:
1 – Chumbo
2 - Tolueno ou metil benzeno
3 – Metilmercúrio
4 - Bifenilos policlorados – PCBs
5 - Éteres de difenila polibromados (PBDEs)
6 - Tetracloroetileno ou percloroetileno
7 - Bisfenol A ou BPA
8 - Clorpirifós e DDT (pesticidas)
9 – Fluoreto
10 – Ftalatos
11 – Arsênico
12 - Manganês

Clique aqui e leia a reportagem na Revista Exame.
Última atualização ( Qui, 20 de Fevereiro de 2014 13:15 )  

Nenhum comentário: