2.08.2014

OS BENEFÍCIOS DO GRÃO DE BICO

Os benefícios do grão de bico

Descubra tudo o que o grão de bico pode fazer pelo seu corpo e pela sua saúde.

Sempre que começamos uma dieta, alguns alimentos pouco comuns ao nosso cardápio acabam sendo incluídos, sem que ao menos nos questionemos sobre a escolha. Certamente, o grão de bico é um deles. Apesar de pouco consumida no Brasil, essa leguminosa é amplamente utilizada como ingrediente em pratos indianos e de diversas localidades do Oriente Médio. 
Quando se trata do valor nutricional, o grão de bico é capaz de substituir uma das paixões dos brasileiros, a carne vermelha, já que apresenta, em média, 20% de sua composição total de pura proteína. O melhor é que contém poucas calorias e baixas quantidades de gordura saturada. 
Além disso, contém alto teor de fibras (12% da sua composição total), principalmente na casca, que auxilia no melhor funcionamento do intestino. Além disso, a ingestão do grão de bico também evita elevações rápidas dos níveis de açúcar no sangue após uma refeição. Isso ocorre porque ele proporciona uma queima mais lenta da energia adquirida pelo organismo, diminuindo assim os danos causados pela resistência à insulina, hipoglicemia ou diabetes. 
A leguminosa tem, também, alto teor de triptofano, que é um aminoácido essencial relacionado à produção da serotonina (substância que traz sensações agradáveis de bem-estar). Alguns estudos afirmam que o grão de bico possui o mesmo efeito que o chocolate na produção de serotonina, com a vantagem de estar livre das gorduras e carboidratos presentes no mesmo, o que confere ao grão de bico o título de “grão da felicidade”. 

Dicas para preparar grão de bico 
Antes de lavar os grãos, você deve espalhá-los em uma superfície de cor clara para identificar e remover pequenas pedras ou grãos danificados. Após esse processo, coloque-os em um coador e enxague-os com água corrente fresca.

Suadieta

Nenhum comentário: