2.24.2014

POR QUE FAZER DIETA DETOX?



Por que fazer dieta detox?
Descubra por que é tão importante optar por alimentos que ajudam a livrar nosso organismo de toxinas!

Há tempos, um tipo de dieta vem tomando conta do cardápio daquelas pessoas que querem emagrecer. É a dieta detox! Ela é uma técnica da nutrição funcional que visa a eliminar toxinas ou qualquer outra substância prejudicial à saúde, como agrotóxicos, corantes, conservantes, hormônios, medicamentos, aditivos alimentares, açúcar e gordura, que produzem substâncias tóxicas comprometendo a função celular.
Contudo, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o principal objetivo dessa dieta não deve ser o emagrecimento e sim a limpeza do organismo. “Isso precisa ficar muito claro, pois essa dieta não pode ser feita por muitos dias. O principal objetivo é a retirada de toxinas do organismo, principalmente no fígado e no intestino, que muitas vezes perde sua capacidade de absorção com o acumulo das mesmas”, destaca a nutricionista Tatiana Cunha (SP).
São consideradas substâncias tóxicas toda substância que leva ao envelhecimento e morte precoce das células. Dentre as mais comuns em nosso organismo estão: as gorduras, os açúcares, aditivos alimentares, a lactose, o glúten e a clara do ovo, por serem altamente alergênicos.
“Você deve montar um cardápio funcional, de acordo com o seu organismo e o seu objetivo. A partir disso saberá quais alimentos incluir e quais excluir e também qual deve ser o tempo de duração da sua dieta”, alerta ela. 
Os alimentos orgânicos são essenciais nessa dieta, pois são livres de agrotóxicos e quaisquer outros tipos de influências negativas. Eles também possuem antioxidantes que previnem o envelhecimento celular e melhoram o funcionamento do organismo.
“Para fazer um planejamento alimentar para o seu detox, você deve sempre incluir o arroz integral, lentilha, ervilha, grão de bico, peixe, legumes, verduras, frutas e chás de ervas. E o que não pode ser ingerido em uma dieta detox são carnes vermelhas e frango, frituras, alimentos industrializados, alimentos com glúten e com lactose, ovo, açúcares e também o adoçante por ser industrializado, entre outros”, conclui a especialista.

Nenhum comentário: