3.24.2014

A resistência ao Papa Francisco

Seguidores conservadores criticam seu discurso por ser muito simples e sua falta de atenção a alguns pseudos valores éticos que são bandeiras de uma sociedade moderna que quer mudanças 



Papa Francisco. Popularidade e resistência marcam o primeiro ano de seu pontificado
Foto: VINCENZO PINTO / VINCENZO PINTO/AFP

Papa Francisco. Popularidade e resistência marcam o primeiro ano de seu pontificado VINCENZO PINTO / VINCENZO PINTO/AFP
ROMA - Jorge Bergoglio acaba de completar seu primeiro ano de pontificado com uma popularidade sem precedentes e um coro unânime de louvor pela forma como começou a transformar a Igreja Católica “estacionada há 200 anos”, como observou o cardeal Carlo Maria Martini, outro jesuíta, pouco antes de sua morte.
Se há um ano, quase de imediato, uma ala conservadora começou a fazer oposição ao papa "do fim do mundo", que disse que queria "uma Igreja pobre para os pobres", agora, a resistência - mesmo que por parte de uma minoria - se sente com mais força.
"Na era moderna, um papa nunca teve tanta resistência como Francisco e este é um sinal de que a Igreja está mudando", escreveu Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Santo Egídio e historiador, em um chamativo editorial que apareceu no último número do semanário católico "Família Cristiana". Intitulado "Quem resiste ao papa Francisco", o artigo observou que, embora a simpatia das pessoas pelo sacerdote argentino não diminui depois de um ano, não é necessário esconder que "há alguns que ignoram o Papa".
"Há resistência daqueles que não querem mudanças e, há resistência mais estruturada. Subestimam o discurso do Papa e fazem um contra-ponto com o discurso de Bento XVI. Com a visão ideológica do cristianismo, a Igreja não cresce e se fecha em um modelo ou uma fórmula. Critica-se Bergoglio porque ele desconsideraria os valores éticos", escreveu ele.
Em um momento de popularidade nunca antes visto, com a Praça de São Pedro lotada de fiéis entusiasmados aos domingos e às quartas-feiras, poucos se atrevem a criticar o Papa "superstar" - proclamado pela revista Fortune o mais importante líder do mundo - a frase de Riccardi é bastante significativa.
Sobretudo, chamou a atenção sua afirmação, como historiador, de que nenhum pontífice da era moderna teve tantas resistências como Bergoglio. Neste sentido, recordou Riccardi, que Paulo VI (1963-1978) também foi submetido a severas críticas, mas que tinha mais a ver com o clima que levou ao Concílio Vaticano II. E se Bento XVI (2005-2013), papa emérito, também recebeu críticas, "eram expressadas mais pela opinião pública externa e internacional", disse ele.
"As oposições à Francisco são para mim mais forte e, acima de tudo, internas", disse Riccardi à "Vatican Insider". "Há algumas resistências que foram declararam publicamente; outras, em voz baixa; e outras caracterizadas pelo silêncio e distanciamento.
Desde o começo, Francisco, que rejeitou alguns símbolos - como a mozeta vermelha, a cruz peitoral dourada, os sapatos vermelhos entre outros - e quebrou antigas tradições, passou a viver numa casa simples de Santa Marta e lavou os pés de duas mulheres muçulmanas - foi atacado em blogs e sites do mundo tradicionalista. Esses gestos fez com que o papa argentino fosse considerado um populista e começaram a chamá-lo de "Papa Evita" - que com a sua proximidade com as pessoas e sua simplicidade descaracteriza a figura intocável de um Papa.
Um ano mais tarde, como disse Riccardi, as resistências - mínimas, em comparação com o imenso apoio popular - começaram a ser sentidas internamente. Em 23 de fevereiro passado, depois de ter formado seus primeiros cardeais, Francisco lembrou-lhes que eles não estavam entrando para "uma corte e sim para a Igreja de Roma" e que deveriam ser "servos" e evitar "intriga, fofocas, panelinhas, favoritismo e preferências".
As resistências também tem a ver com a profunda reforma que o Papa está fazendo na cúria romana, e, especialmente, em termos de transparência de gestão do dinheiro do Vaticano, que tem um passado tão obscuro. Como parte da revolução de austeridade e da transparência, o novo "super ministério da Economia", recém-criado, também dirigido por um cardeal "do fim do mundo", o australiano George Pell, haverá grandes mudanças e drásticos cortes nos gastos.
Em meio a uma enxurrada de livros sobre o Papa, lançados em decorrência deste primeiro ano de papado, um deles, escrito por Giuliano Ferrara, "ateu devoto" e editor do "Il Foglio", diário que desde o início ecoa críticas de setores tradicionalistas, recebeu o nome de "Este Papa gosta demais".
De fato, nas últimas semanas, Il Foglio se dedicou a atacar duramente o cardeal alemão Walter Kasper, muito próximo de Francisco, por ter criado uma solução para que os divorciados que voltaram a casar possam voltar a receber a comunhão, algo considerado um sacrilégio por conservadores. O Papa está ciente do aumento da resistência? Definitivamente. Mas, acostumado a tempestades meteorológicas desde seus dias como provincial dos jesuítas, Francisco não perde a paz nem o sono.

  “Se uma pessoa é gay, busca Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la?”, disse Francisco.

Nenhum comentário: