3.22.2014

ACUPUNTURA PODE AJUDAR NO TRATAMENTO DO ALZHEIMER

Acupuntura pode ajudar no tratamento do Alzheimer
Descubra como a acupuntura pode aliviar os sintomas de uma das doenças mais comuns na terceira idade: O Alzheimer.

Um estudo publicado no BMC Complementary and Alternative Medicine, o jornal oficial da Sociedade Internacional para a Pesquisa da Medicina Complementar (em tradução livre, ou ISCMR, na sigla em inglês), revelou que pesquisadores chineses chegaram à conclusão de que a acupuntura melhora a memória e previne a degradação do tecido cerebral. Eles observam que a eletroacupuntura pode ser um tratamento promissor para Doença de Alzheimer e pode melhorar a função cognitiva. 
O resultado foi divulgado após uma experiência controlada de laboratório em ratos com deficiência cognitivos e Alzheimer, que durou quatro semanas, em sessões de 30 minutos por dia, cinco vezes por semana, totalizando 20 dias. Os cientistas mediram a melhoria da cognição, a melhoria da reparação das células do cérebro e redução da morfologia patológica do cérebro como resultado de tratamentos em eletroacupuntura. 
Segundo explica o Dr. Márcio De Luna, especialista em acupuntura há 30 anos (RJ), foi observado que a estimulação por eletroacupuntura melhorou significativamente o desempenho do comportamento neurológico dos camundongos, e ao mesmo tempo notou-se um aumento perceptível no processo de formação de novos neurônios no cérebro (neurogénese).
“A pesquisa sobre os efeitos da acupuntura sobre Alzheimer abre um novo campo de esperança para os pacientes e familiares desses pacientes, pois demonstrou-se que a eletroacupuntura induz o cérebro à reparação celular nas regiões afetadas e pode evitar o excesso de acúmulo de placas prejudiciais”, comenta.
Sobre o Alzheimer 
A doença de Alzheimer é uma doença que se manifesta em perda de memória, demência e outras formas de comprometimento cognitivo. Globalmente, a demência afeta mais de 24 milhões de pessoas e cerca de 70% é devido à doença de Alzheimer. 
Alterações cerebrais em pacientes com Doença de Alzheimer envolvem excesso de deposição de placas amilóides, emaranhados neurofibrilares e perda neuronal seletiva no córtex frontal e temporais, bem como no hipocampo do cérebro.


Nenhum comentário: