3.14.2014

Dia Mundial do Rim: alerta sobre doença renal crônica

A campanha "1 em 10. O Rim envelhece, assim como nós" comemora o Dia Mundial do Rim no Brasil, nesta quinta-feira. Organizada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a ação começa nesta quinta e vai até o domingo (16), e terá o apoio da Fundação do Rim. O objetivo é disseminar o entendimento sobre a doença renal crônica, que pode chegar a 10% da população.

Dia Mundial do Rim. Foto: Reprodução
"Precisamos alertar a população sobre a doença, oferecendo mais informações e estimulando a prevenção e os cuidados que cada um deve ter", explica a presidente da Fundação do Rim, Lívia Guedes.
A doença renal crônica é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais. Cerca de 10% da população adulta tem algum grau de perda e o número cresce para 30% a 50% em pessoas acima de 65 anos.
Entre os fatores que levam à doença renal crônica destacam-se a hipertensão arterial, o diabetes melitus, obesidade, tabagismo e presença de história familiar de doença renal. O diagnóstico precoce se torna fundamental. Qualquer paciente que apresentar um dos fatores de risco mencionados, em qualquer nível de atendimento de saúde, devem ser triados para a DRC através do exame de urina e da dosagem de creatinina no sangue.
Homenagem do Cristo Redentor
Nesta quinta-feira, às 18h, o Cristo Redentor receberá iluminação especial em homenagem ao Dia Mundial do Rim. No domingo (16), será realizada uma caminhada no Leblon, às 9h. O ponto de encontro será no final da praia do Leblon, próximo à estátua do Zózimo, e o grupo seguirá até o Jardim de Alah.

Hospital lembra Dia Mundial do Rim com orientações à população no DF

Atendimento em Taguatinga começa às 8h e é gratuito.
1,5 mil são tratados contra doenças renais graves na capital do país.

Do G1 DF

Em celebração ao Dia Mundial do Rim, comemorado nesta quinta-feira (13), o Hospital Regional de Taguatinga vão orientar a população do Distrito Federal sobre cuidados importantes com o órgão. O atendimento começa às 8h, é gratuito e também contempla aferição da pressão arterial e da glicemia capilar. Na capital do país, mais de 1,5 mil pessoas são tratadas contra doenças renais graves.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 10% da população adulta tem algum grau de perda de função renal. Além disso, esse percentual pode aumentar entre 30% e 50% em pessoas acima de 65 anos.


Dia Mundial do Rim: ação no Cemar alerta pacientes
Ação tem como objetivo conscientizar pacientes sobre prevenção
Médica distribui panfletos para pacientes (Foto: Ascom/SMS)
Nesta quinta-feira,13, é comemorado o Dia Mundial do Rim. Para marcar a data, que este ano tem como tema “O Rim envelhece, assim como nós”, a médica nefrologista, Soraya Ramalho realizou uma panfletagem no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju – Cemar. A ação tem como objetivo conscientizar os pacientes sobre a importância da prevenção das doenças renais.
A médica nefrologista, Soraya Ramalho, alerta sobre os cuidados com a doença. Ela explica que  hábitos saudáveis podem reduzir os riscos da doença renal crônica, que é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais. “Os principais cuidados devem começar na prevenção de doenças como hipertensão e diabetes. Pois essas enfermidades podem causar lesões nos rins”, orienta.
A médica alerta ainda para a realização periódica de exames como a creatinina e o sumário de urina. “Essas são formas de detectar algum tipo de anormalidade proveniente do rim. A doença geralmente é silenciosa, então os fatores que podem causar a doença no rim são a hipertenção, tabagismo e diabetes. A medicações, como anti-inflamatório, por exemplo, também  podem prejudicar o órgão”,  conta.
Tratamento
Soraya Ramalho "A prevenção é importante"
Em Aracaju, o tratamento é feito também no Cemar. Lá são ofertados atendimentos com Nefrologista, que avalia o funcionamento dos rins e a necessidade de tratar as consequências da doença renal, como a anemia, o desequilíbrio das taxas de potássio, cálcio e fósforo no sangue; reforça a necessidade de controle das doenças de base do paciente, faz triagem na família quando a doença é hereditária, como os rins policísticos. Os atendimentos no Cemar são agendados previamente na Unidade de Saúde no bairro Siqueira Campos, ou, no município de origem do paciente.

Nenhum comentário: