3.26.2014

Dor nas costas é a principal causa de invalidez no mundo

Novas pesquisas mostram que o problema, que afeta 10% da população global, também é responsável por parte dos casos de invalidez no trabalho

Dor nas costas: Uma em cada dez pessoas no mundo tem o problema
Dor nas costas: Uma em cada dez pessoas no mundo tem o problema (Thinkstock)
Dores na região lombar são as principais causas de invalidez no mundo — e culpadas por um terço de todos os casos de incapacidade ligada ao trabalho. Essas conclusões fazem parte de dois novos estudos australianos publicados nesta terça-feira no periódico Annals of the Rheumatic Disease. Ambas as pesquisas realizaram análises aprofundadas dos dados do estudo Global Burden of Disease 2010, que foi publicado em 2012 e avaliou causas e prevalências de doenças e mortes em 187 países ao longo de vinte anos. 
De acordo com um dos trabalhos, feito na Faculdade de Saúde Pública da Universidade Monash, quase uma em cada dez pessoas (9,4%) no mundo sofre de dores na região lombar. Isso significa que, em 2010, 83 milhões de indivíduos tinham o problema — em 1990, eram 58,2 milhões.
Causas — Essa pesquisa analisou as principais causas de invalidez e levou em consideração fatores como prevalência, duração e risco de morte associados a cada uma. Ao todo, foram analisadas 291 condições, como tabagismo, hipertensão, poluição, derrame cerebral e diabetes. Os autores concluíram que as dores nas costas são as mais associadas à invalidez.
Segundo os pesquisadores, o impacto negativo do problema sobre a qualidade de vida das pessoas aumenta com o avanço da idade, o que é preocupante, uma vez que a população mundial está envelhecendo.
Leia também:
Insatisfação no trabalho pode desencadear dores nas costas permanentes
Ioga melhora mobilidade de pacientes com dores nas costas

O segundo estudo descobriu que um em cada três casos de invalidez no trabalho (o equivalente a 22 milhões) é provocado pela dor na região lombar, e que os profissionais mais prejudicados são aqueles que trabalham no setor agrícola. A pesquisa, feita na Universidade de Sydney, também concluiu que profissões que envolvem levantamento de peso e posições incômodas elevam o risco de lombalgia e, consequentemente, de invalidez.
O trabalho ainda revelou que a incapacidade de trabalhar provocada por dores nas costas afetam mais homens do que mulheres (13,5 milhões de homens ante 8,5 milhões de mulheres em 2010) e ocorrem principalmente em pessoas de 35 a 65 anos.

Nenhum comentário: