3.24.2014

Jornalistas criticam dirigente em caso Tinga: 'Imbecil que administra futebol'

Secretário-geral da Conmebol, José Luis Meiszner disse que episódio com jogador do Cruzeiro não foi de racismo, e ganha repúdio no 'Arena SporTV'

Por São Paulo
Comente agora
A declaração do secretário-geral da Conmebol, José Luis Meiszner, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, publicada nesta sexta-feira, a respeito do episódio de racismo envolvendo o volante cruzeirense Tinga, causou indignação nos comentaristas do “Arena SporTV”, que repudiaram as alegações do dirigente, que viu o caso como “provocação mal-educada” por parte de torcedores do peruano Real Garcilaso, ao invés de discriminação racial (assista ao vídeo).
Confira o que José Luis Meiszner disse exatamente sobre o ocorrido na partida pela Libertadores: “Um moreno peruano imitando macaco para um brasileiro um pouco mais escuro do que ele não é discriminação racial. É sim uma provocação mal-educada. Não devemos reagir como os europeus. Somos filhos de uma mistura de brancos, índios e africanos. Nós, os sul-americanos, não somos racistas. Somos sim o povo mais mal-educado do mundo. Nos falta até mesmo cultural para, filosoficamente falando, provocarmos discriminação racial".
José Luiz Meiszner, Secretário Geral da Conmebol (Foto: Edgard Maciel de Sá/Globoesporte.com)José Luiz Meiszner não viu racismo em episódio
(Foto: Edgard Maciel de Sá/Globoesporte.com)
Nesta sexta-feira, 21 de março, Dia Internacional contra a Discriminação Racial, o comentarista do SporTV Wagner Vilaron fez duras críticas ao posicionamento do dirigente.
- Isso é excesso de ar-condicionado. É um sujeito que não sai da salinha dele e não ter a menor noção da sociedade, dentro de um estádio de futebol, e aparece com um cargo político falando em nome da Conmebol. É mais um imbecil que administra o futebol sul-americano, e que por isso a gente começa a entender porque o futebol sul-americano, a Conmebol e a Libertadores vivem o momento que vive. Um tremendo de um infeliz - afirmou.
O jornalista Alberto Helena Jr. ainda citou um trecho da declaração de José Luis Meiszner para rebater o que disse o dirigente argentino, além de lamentar uma das cenas que viu na partida entre Cruzeiro e Garcilaso no Peru, no dia 12 de fevereiro.
- O sul-americano ele não é só o mais mal-educado do mundo, é também racista, são as duas coisas, viu Meiszner. E o que me estarreceu mais nesse episódio do Tinga foi uma cena em que vi o pai ensinando o filho a imitar macaco. É uma coisa que parece que não vai ter fim, esse idiota está moldando um outro idiota igual a ele - afirmou, antes de Vilaron completar: “O ser-humano é racista”.
Volante Tinga, do Cruzeiro, contra o Real Garcilaso (Foto: Reprodução / TV Globo Minas)Volante Tinga foi alvo de insultos racistas no jogo
contra o Garcilaso (Reprodução / TV Globo Minas)
A expectativa é que na próxima segunda-feira a Conmebol anuncie uma punição ao Real Garcilaso após investigar o caso, mas é esperada uma pena branda para o clube peruano. O comentarista Bob Faria questionou as pessoas que estão à frente da entidade, após a declaração de Meiszner.
- É de uma tolice, de uma estupidez, de uma ignorância tão grande, que esse moço perdeu a oportunidade de ficar calado, porque uma injúria é uma injúria independentemente de onde ela vem, não interessa se o sujeito é moreno, branco, negro, amarelo. O que ele está dizendo é que o pessoal estava lá imitando o macaco não para direcionar um insulto racista ao Tinga, era para fazer o quê? É de uma estupidez tão grande essa falta de percepção, ou então é, no mínimo, preguiça de ter que tomar uma providência, ou medo, o que também é muito grave. Esse tipo de situação deveria ser colocada em mãos de gente um pouquinho mais inteligente, não um mentecapto como esse - concluiu.
Cruzeiro e Real Garcilaso voltarão a se encontrar nesta Libertadores, em partida marcada para o dia 9 de abril, no Mineirão, às 22h, pela última rodada da fase de grupos. Após quatro rodadas, a Raposa ocupa a terceira posição do Grupo 5, com quatro pontos, um a mais que o time peruano, lanterna da chave que leva os dois primeiros às oitavas de final.

libertadores
Conmebol multa time por racismo contra Tinga
Real Garcilaso, do Peru, terá que pagar US$ 12 mil.

Nenhum comentário: