3.11.2014

PF prende sete pessoas suspeitas de fraudes em fundos de pensão

Fraude impacta a aposentadoria de quem contribuiu para os fundos.
Irregularidades em ao menos 100 fundos foram investigadas.

Do G1 São Paulo
A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (11) sete pessoas suspeitas de participar de um esquema que fraudava fundos de pensão em todo o país. A Operação Fundo Falso, como foi chamada pela PF, cumpriu os sete mandados de prisão e outros 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e São José do Rio Preto, no interior paulista.
O grupo criminoso criou uma empresa de consultoria financeira que, em tese, deveria indicar as melhores opções de investimento aos fundos de pensão. Porém, segundo a PF, o grupo “destinava os recursos dos fundos a aplicações temerárias em troca de comissões ilícitas pagas por operadores do mercado financeiro”.
Ainda segundo a Polícia Federal, mais de 100 fundos eram fraudados em todo o país, impactando a longo prazo o recebimento da aposentadoria dos servidores que contribuíram com esses fundos.
De acordo com a PF, eles podem responder por cinco crimes diferentes: organização criminosa, gestão fraudulenta, fraude em licitação, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. As penas podem chegar a até 12 anos de prisão.
As investigações começaram em 2012, após auditorias do Ministério da Previdência.

Nenhum comentário: