3.19.2014

São Paulo deve ter dois feriados decretados durante a Copa do Mundo

Movimentação de torcedores e autoridades nos dias 12 e 23 de junho preocupam a prefeitura

19 de março de 2014 | 5h 39
Diego Salgado - O Estado de S. Paulo
SÃO PAULO - A movimentação de torcedores e autoridades na cidade de São Paulo durante os dias 12 e 23 de junho preocupam a Prefeitura. Nessas datas, a Arena Corinthians receberá, respectivamente, a partida de abertura da Copa do Mundo, entre Brasil e Croácia, além do jogo Holanda e Chile. De acordo com a vice-prefeita e coordenadora da secretaria do Mundial em São Paulo, Nádia Campeão, existe a possibilidade de feriados serem decretados nesses dias na capital paulista.
Nádia Campeão, vice-prefeita de São Paulo - Clayton de Souza/Estadão
Clayton de Souza/Estadão
Nádia Campeão, vice-prefeita de São Paulo
A decisão da Prefeitura deve ser anunciada na próxima semana para que as pessoas possam se preparar. "Estamos dando mais atenção aos dias 12 e 23 de junho, pois nos preocupam mais", disse a vice-prefeita em entrevista ao Estado. Assim, São Paulo teria quatro feriados durante o Mundial: 12, 19 (Corpus Christi) e 23 de junho e 9 de julho (Revolução Constitucionalista de 1932).
No dia 12 de junho, quinta-feira, a região de Itaquera receberá, além de mais de 66 mil torcedores, autoridades de todos os 32 países da Copa. Os participantes da cerimônia de abertura também estarão no local. "Receberemos muita gente. A movimentação tem um caráter de segurança muito forte", ressalta a coordenadora do Mundial em São Paulo.
A situação no dia 23 de junho, segunda-feira, é outra. Na ocasião, a Arena Corinthians será palco do confronto entre holandeses e chilenos. A partida está marcada para as 13h. Já o terceiro jogo da seleção brasileira, contra Camarões, que será disputado no estádio Mané Garrincha, em Brasília, terá início às 17h, no mesmo dia.
O receio é que os torcedores que assistirem à partida em Itaquera encontrem pessoas que foram liberadas mais cedo do trabalho para acompanhar o jogo do Brasil, causando dificuldades no deslocamento. Se esse feriado for decretado, haverá uma emenda com o dia 19, quinta-feira, primeiro dia das comemorações de Corpus Christi.
Nádia, no entanto, afirma que a Prefeitura vai interferir o menos possível na rotina da cidade. "A gente quer facilitar e não dificultar a vida do setor comercial. Eles não querem muitos feriados para não causar impacto econômico. Temos de ter bom senso nisso."
As demais datas, de acordo com a prefeitura, já estão resolvidas. No dia 19 de junho, data de Uruguai e Inglaterra, já é feriado. Em 9 de julho, quando será disputada uma das semifinais da Copa do Mundo, a parada é estadual – data da Revolução Constitucionalista. A capital paulista ainda será palco de partidas nos dias 26 de junho, quinta-feira (Coreia do Sul e Bélgica) e 1.º de julho, terça-feira (um confronto de oitavas de final da Copa).
PIONEIRO
No último dia 12, o Rio foi a primeira cidade-sede da Copa a decretar feriado em todos os dias úteis em que a cidade receber jogos do Mundial. Quatro dos sete confrontos da capital fluminense serão disputados em fins de semana. Em duas quartas-feiras (18 e 25 de junho), o feriado começará ao meio-dia. No dia 4 de julho, o feriado na cidade será integral. O decreto nas cidades está previsto na Lei Geral da Copa do Mundo.

Nenhum comentário: