3.16.2014

Termina a greve dos hospitais federais do Rio de Janeiro

Cidades

Em 36 dias de paralisação, 1.500 cirurgias (sem urgências) e 18.000 consultas foram suspensas

Funcionários dos hospitais federais fizeram  manifestação, terça-feira, no Centro do Rio
Funcionários dos hospitais federais fizeram manifestação, terça-feira, no Centro do Rio (Reprodução )
Funcionários dos hospitais federais do Rio de Janeiro decidiram encerrar nesta quarta-feira a greve iniciada em 3 de fevereiro. Os profissionais votaram a favor da proposta do Ministério da Saúde, que contemplava a principal reivindicação dos grevistas: a garantia da manutenção da jornada de 30 horas semanais.
A paralisação teve início depois que o governo federal decidiu adotar controle do ponto nas oito unidades do Rio de Janeiro - hospitais Geral de Bonsucesso, do Andaraí, da Lagoa, de Ipanema, Geral de Jacarepaguá (antigo Cardoso Fontes), dos Servidores do Estado, e os institutos Nacional de Câncer (Inca) e Nacional de Traumatologia Ortopedia (Into).
O problema aconteceu porque, com o controle de ponto, funcionários contratados para trabalhar 30 horas semanais teriam de cumprir 40 horas - o aparelho não estava adaptado para jornadas diferenciadas. De acordo com o diretor Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde, João Marcelo Alves, foram suspensas 1.500 cirurgias eletivas (sem urgência) e 18.000 consultas e procedimentos ambulatoriais.
 Ministério da Saúde faz proposta para encerrar greve em hospitais

Nenhum comentário: