3.26.2014

Tuberculose afeta um milhão de crianças por ano

Número é duas vezes maior do que se pensava, segundo estudo.
Entre os afetados, 32 mil desenvolvem uma tuberculose multirresistente.

Da France Presse
Quase um milhão de menores de 15 anos desenvolvem tuberculose a cada ano no mundo, duas vezes mais do que se pensava até agora, segundo um estudo publicado pela revista médica britânica "The Lancet", por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose.
Cientistas americanos calculam que pelo menos 999.800 menores de idade são afetados a cada ano pela tuberculose.
Deles, 32 mil desenvolvem uma tuberculose multirresistente (TB-MR) aos medicamentos.
"Nossas estimativas são duas vezes maiores que as da da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2011 e três vezes a mais que o número de casos notificados entre crianças a cada ano", disse Ted Cohen, um dos coautores do documento, professor na Harvard School of Public Health de Boston.
Segundo os dados mais recentes da OMS, 530 mil menores de idade contraíram tuberculose em 2012.
Esta é a primeira vez que os especialistas avaliam o número de casos de tuberculose multirresistente (TB-MR) em menores de 15 anos, que representam 25% da população mundial.
A TB-MR é uma forma de tuberculose provocada por um bacilo que resiste à Isoniaziada e à Rifampicina, os dois medicamentes mais eficazes para combater a doença pulmonar.
Segundo o estudo, a Ásia meridional e oriental é a região mais afetada pelo fenômeno, com 400 mil casos a cada ano, sendo 10 mil de TB-MR, à frente da África (280 mil casos anuais, sendo 4,7 mil de TB-MR).
Os cientistas destacam a necessidade de melhorar os métodos de diagnóstico nas crianças e, em particular, nos menores de cinco anos que correm mais riscos de desenvolver formas severas de tuberculose.
De acordo com a OMS, 450 mil pessoas desenvolveram TB-MR no mundo e 170 mil morreram em 2012, mas apenas 20% receberam tratamento adequado, o que favorece a propagação da doença.

Nenhum comentário: