4.21.2014

Campanha contra o uso de xampus


Movimento nas redes sociais defende que produto tem substância nociva ao cabelo


O Dia
Rio - Usar ou não xampu na hora de lavar as madeixas virou tema de polêmica. Trata-se do movimento ‘low poo/no poo’ (‘pouco ou nenhum xampu’, em português). Nas redes sociais, diversos grupos defendem a redução do uso do produto, já que muitos teriam substâncias nocivas ao cabelo. Do outro lado da discussão, especialistas afirmam que não há riscos.

Adeptas não confiam nos xampus, mas especialistas dizem ser bobagem
Foto:  iStockphoto

O movimento, que nasceu nos Estados Unidos, é formado por mulheres que defendem a restrição do uso de xampus convencionais. Elas afirmam que o componente lauril éter sulfato de sódio, popularmente conhecido como ‘detergente’ e presente na maioria das marcas, danifica os fios. No Brasil, um dos grupos do Facebook já tem 16 mil participantes.

A estudante Thais Lemos, 20 anos, conheceu a filosofia através da mãe. Após descobrir que os xampus tradicionais têm detergente, ela resolveu adotar a versão sem sulfato, que considera menos agressiva. Além disso, a estudante só lava o cabelo a cada dois dias.

“Procurei em sites e fiquei viciada no assunto. Faço ‘low poo’ há um mês. Sinto que meu cabelo está mais brilhoso”, afirma.

"Li que o sulfato é um detergente como o de louças. Ele faz mal para as fibras do cabelo. Minhas amigas também só usam xampus sem ele" THAIS LEMOS, estudante, 20 anos

Já a farmacêutica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Vânia Leite afirma que o lauril éter não faz mal e é autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segundo ela, trata-se de um sabão que atua tirando a sujeira e o excesso de oleosidade do couro cabeludo. “Os produtos passam por diversos testes científicos antes de ir para as lojas”, aponta.

A dermatologista Danielle Medeiros, do Hospital Badim, no Rio, alerta que o acúmulo de sujeira e oleosidade provoca dermatite seborreica, que causa inflamação, vermelhidão e escamação da pele. Para os alérgicos a certas substâncias, a dica é usar xampus para crianças, por serem suaves.
Sobre as receitas caseiras, como vinagre e limão na higiene, Vânia explica que não há embasamento científico. “Parecem naturais, mas enganam. Há risco de contaminação e queimaduras”, adverte.

Nenhum comentário: