4.02.2014

Chile declara catástrofe em três regiões mas suspende alerta de tsunami

Mais de 900 mil pessoas tiveram que deixar suas casas em áreas costeiras após terremoto que matou pelo menos seis

O Globo
Com agências internacionais


Milhares de pessoas são evacuadas em Antofagasta e Valparaíso
Foto: EL MERCURIO/GDA
Milhares de pessoas são evacuadas em Antofagasta e Valparaíso EL MERCURIO/GDA
SANTIAGO — O governo chileno declarou as regiões de Arica, Parinacota e Tarapacá como zona de catástrofe nesta quarta-feira mas suspendeu o alerta de tsunami após o país ser atingido por um forte terremoto que matou ao menos seis pessoas. O tremor de magnitude 8,2 provocou o deslocamento de cerca de 900 mil pessoas nas áreas costeiras. Autoridades afirmaram que entre os mortos estão pessoas que foram atingidas por desabamentos e vítimas de ataques cardíacos. A presidente Michelle Bachelet viaja nesta manhã às áreas afetadas.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o terremoto teve profundidade de 20,1 quilômetros abaixo do fundo do mar e ocorreu cerca de 100 quilômetros a noroeste de Iquique, perto da fronteira com o Peru. O terminal de ônibus da cidade ficou completamente alagado depois de uma onda tsunami, e cerca de 300 mulheres presas aproveitaram a situação de emergência para escapar de uma penitenciária feminina. Vinte e seis foram capturadas logo depois.
Desde 8h30, alimentos e água começaram a ser distribuídos à população das áreas afetadas. Em algumas cidades, as escolas suspenderam as aulas. Segundo a Companhia Nacional de Petróleo (ENAP), as instalações de Aconcágua estão em processo de normalização após o serviço sofrer uma interrupção, enquanto as operações nas refinarias de Hualpén já foram restauradas.
O Centro Nacional Sismológico (CSN) informou uma nova réplica do terremoto às 9h30. O tremor de menor intensidade — de magnitude 4,5 — atingiu uma região a 116 km a sudoeste de Cuya.
Na terça-feira, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico disse que um grande tsnunami se formou após o tremor, com ondas chegando a cerca de dois metros de altura. A Marinha chilena informou que a primeira onda atingiu a costa 45 minutos depois do terremoto.
— Estamos indo embora com as criança e com o que podemos, mas está tudo entupido de gente saindo dos prédios na praia— disse Liliana Arriaza, de 32 anos, que estava partindo de carro com seus três filhos.
Em 2010, um terremoto de magnitude 8,8 provocou um tsunami que devastou várias cidades litorâneas no centro sul do Chile, deixando 526 mortos.

Nenhum comentário: