4.16.2014

Delícias do chocolate


 
A composição precisa do chocolate varia em todo o mundo conforme legislação específica de cada país e, claro, para agradar paladares distintos. É obtido a partir da mistura de derivados de cacau (Theobroma cacau L.), massa de cacau, cacau em pó e/ou manteiga de cacau adicionados de outros ingredientes. No Brasil, para ser considerado chocolate o produto deve conter, no mínimo, 25% de sólidos totais de cacau.
O chocolate pode ser um grande aliado ao estilo de vida saudável, desde que tenha uma elevada concentração de cacau! O chocolate branco, que é obtido a partir da mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes não carrega as propriedades benéficas do cacau: é altamente inflamatório!
Substâncias estimulantes e moduladoras de humor estão presentes no cacau. 
Além da cafeína e treobomina, a feniletilamina faz parte deste grupo e possui efeito parecido com aminas produzidas naturalmente pelo organismo, como a dopamina e epinefrina. A anadamida, que imita o efeito de drogas canabinóides, também é responsável pelo efeito estimulante do cacau.
Fitoquímicos com propriedades antioxidantes e cardioprotetoras são encontrados no cacau, como os polifenois, catequinas e procianidinas. No fruto, o total de polifenois fica próximo a 224 micromoles por grama. Já no chocolate amargo, este valor cai para 125 micromoles por grama e no chocolate ao leite, por volta de 50 micromoles por grama – quanto mais cacau, melhor! Vale, então, apostar nos chocolates amargos! Trinta gramas ao dia, desde que associados a uma alimentação saudável e na ausência de alergias alimentares, Logo

Nenhum comentário: