4.30.2014

Farinhas Funcionais - Benefícios e Dicas de como Usar



Farinha de Feijão Branco

 Ela tem uma glicoproteina chamada faseolamina que impede a absorção do carboidrato! Ou seja, quando você usa a farinha você ajuda seu corpo a metaboliz melhor o carbo de outros alimentos e até mesmo, diminui a aborção do que vc está ingerindo! Ela é super indicada para colocar em receitas que vão muito carboidrato ou vc até pode tomar essa farinha 30 min antes de comer pois ela vai te ajudar a absorver o carbo da refeição. E ela também faz o intestino funcionar!! Até brinco com meus pacientes que ela é um xenical natural! Manda fora a gordura mesmo!



Farofa Funcional de Farinha de Feijão Branco
sem glúten, sem trigo

Ingredientes:
2 colh de sopa (cs) de farinha de semente de linhaça
2 cs de farinha de feijão branco
2 cs de farelo de arroz
2 cs de gergelim torrado e triturado
1 xic de c...há de castanhas variadas trituradas em pedaços
1 cs de semente de melão torrado e triturado ( essa não encontra pra vender, tem que fazer em casa).
Modo de Preparo:
Torre todas as sementes e as castanhas por 15 min em forno médio. Triture no liqüidificador separadamente. Misture com as outras farinhas e coloquei na salada ou no iogurte!

Benefícios: diminuição o índice glicêmico e da absorção de carbo! 



Farinha de Laranja

Essa farinha é rica em citrus aurantium que é um composto que ativa e acelera o metabolismo! Por ser rico em fibras, melhora o intestino e diminui a absorção de açúcar e de gordura tb! Sugiro colocar antes do exercicio na fruta ou no suco ou em qualquer receitinha pré-treino!


Suco Antioxidante com Farinha de Laranja

Ingredientes:
100 ml de água de coco
suco de 2 laranjas
2 colh de sopa de cenoura ralada
1 colh de sopa de farinha de laranja

Modo de Preparo:
Bata tudo no liqüidificador e sirva. Um tapa no radical  livre e na gordura!




Farinha de Maracujá

Ela é um bloqueador de gordura natural e é excelente para diminuir o açúcar no sangue seja por quantidade de carboidrato da dieta, seja por diabetes e resistência a insulin...a mesmo! Meninas com SOP deveriam tomar na veia!! Ela é rica em fibras e pobre em carboidratos, pois isso é a mais indicada para controle da glicemia, sendo uma aliada para os diabéticos tipo 1 e 2. A farinha da casca de maracujá é rica em pectina, uma fração de fibra solúvel que tem a capacidade de reter água formando géis viscosos que retardam o esvaziamento gástrico, ou seja, promove sensação de saciedade, ajudando no emagrecimento, e melhora o trânsito intestinal. você pode usar nas preparações em geral, sucos e até 30min antes das refeições! Depende! Experimente! Sua gordura vai diminuir! tem info no blog, é só procurar!






Vamos usar o bloqueador de gordura? Anota aí:
Suco Anti-gordura:
Ingredientes: 1 fatia de mamão 1 colh de sopa de farinha de maracujá 1 colh de sopa de farinha de linhaça 4 ramos de salsinha 1 copo de água
Modo de Preparo: Pode tomar no desjejum ou a noite, porque ...funciona como estimulante do fígado tb ( a gordura fica lá).






Farinha de Amora

Ela é rica em antioxidantes como a antocianina que combate o radical livre, melhora a circulação pois é um polifenol e retarda o envelhecimento da pele. Pra quem faz exercício é fundamental também pois no ...exercicio liberamos muito radical livre! Se você tem mais de 25 começa a usar e se você tem mais de 50, use todos os dias! 1 ou 2 colh de sobremesa por dia é suficiente!







Red Velvet Shake

Ingredientes:
200 ml de suco de uva sem açúcar, sem adoçante e sem conservante
1 colh de sopa de quinua em flocos
2 de sobremesa de farinha de amora
100 ml de leite de arroz ou coco.

Modo de Preparo:
Bata tudo no liqüidificador e sirva! excelente pré-treino ou serve para um café da manhã!





Farinha de Coco

A farinha de coco é obtida a partir da extração do óleo de coco e sua vantagem é que ela é rica em fibras e sub...stitui a farinha de trigo e o leite em preparações, sendo um aliado na intolerância ao glúten e à lactose. Ajuda nos níveis de glicose e gordura no sangue e por isso é super indicada em cardápios para emagrecimento e perda de gordura corporal! Além disso promove muita saciedade! Pra usar sem medo!




Granola Funcional de Coco
sem trigo, sem glúten

Ingredientes:
5 cs de farinha de coco
5 castanhas do pará picadas
10 amêndoas picadas
5 colh de sopa de flocos de quinua
5 colh de farinha de linhaça dourada

Modo de Preparo:
Misture tudo e coloque um pouco de xarope de agave. Coloque no forno por 5 min em temperatura alta! Guarde em pote bem fechado e sirva sobre iogurtes e frutas. Café da manha completo sem precisar do pão sem graça e sem nutrientes! 




Farelo de Aveia


E vamos aos benefícios do farelo de aveia: ele é ótima para baixar colesterol ruim, fornece carboidrato de baixo índice glicêmico e é muito boa para o intestino. O farelo de aveia contém beta-glucanas que é um agente hipocolesterolemiante,... pois absorve os ácidos biliares e é eliminado pelas fezes. Além disso, a aveia é riquíssima em fibra solúvel, que é um tipo de fibra que age como vassourinha no sangue, reduzindo colesterol e controlando o açúcar no sangue, sendo um aliado no combate ao diabetes. A FDA (Foods and Drugs Administration), órgão que regulamenta os alimentos e medicamentos nos Estados Unidos reconheceu a eficiência da ingestão de diária de 3 gramas de fibras solúveis na redução dos riscos de doenças coronarianas, assim, pode-se dizer que a aveia é realmente eficaz. Em 100g de aveia podemos encontrar em média 10,3g de fibra, ou seja, a composição de fibras num simples grão como a aveia, é de 7% a 12%. As fibras estão relacionadas também ao bom funcionamento intestinal e ao lento esvaziamente estomacal, pois são digeridas mais lentamente, prologando a sensação de saciedade e dessa maneira, controlando a fome. Melhorando o trânsito intestinal, pode-se destacar a melhora da pele, do humor, auxilia na perda de peso e na eliminação de toxina pelo organismo. Perfeita, não?? Comece a usar já! Rs




Bolo de laranja funcional de Farelo de Aveia
sem trigo, sem ovo e sem leite

Ingredientes
1 xícara de farelo de aveia
4 colh de sopa de agave
1 xic de suco de laranja
2 colh de sopa de óleo de coco liquido
2 colh de sopa de farinha de chia hidratada na água - vai formar uma pastinha)
1 colh de chá de fermento.
Coloque tb uvas passas a gosto! Eu coloco bastante pq adoro!
Modo de Preparo:

Misture tudo e coloque nas forminhas de silicone, 25 a 30 min no forno quente. Delicia!!

Esse bolinho é ótimo para quem tem colesterol alto, pra um pré ou pós-treino (depende) e para quem quer aumentar a imunidade e para quem quer queimar gordura!



Ufa!! Muita informação bacana, né? Agora quero ver alguém me falar que não consegue usar as farinhas! Vamos inventar pessoal! Se não der certo na primeira, na segunda dá! rs
beijosss 
 
 Dra Fernanda Granja - Nutricionista Funcional

Nenhum comentário: