4.07.2014

Não consigo dar continuidade às coisas. Desanimo com facilidade.

Por Ana Caetano 

Alex: Eu tenho uma grande dificuldade em dar continuidade às coisas. Desanimo com facilidade. Começo lendo um livro e para a meio, começo outro e não termino... Como devo contornar isso?

Ana: A sua questão é muito atual: temos tantas solicitações diariamente que se torna difícil e muitas vezes quase impossível dar atenção a tudo. A nossa biologia está desenhada dessa forma: só conseguimos processar uma dose limitada informação de cada vez.
Mas há tanta coisa a que dar atenção: amigos, trabalho, atualização profissional, relacionamentos, família, email, facebook, diversão…como gerir prioridades?
Vou focar-me apenas no exemplo que me deu: terminar um livro. Seja por prazer ou por obrigação, ler um livro implica dedicar tempo e abdicar de fazer outras coisas. Assim, muitas vezes desejamos ler aquele livro mas não temos tempo para o fazer…e o entusiasmo inicial desde o momento da compra vai-se diluindo na correria do dia a dia. Como contornar isso? Antes de comprar um livro, pergunte-se se vai ter tempo para o ler e se está disposto a abdicar de fazer outras coisas para ler aquele livro. E agora o que é mesmo importante é persistir na sua leitura, ou seja, perseguir aquela sensação boa de conquista quando se chega à última página e ficamos transformados com as ideias do autor.
Imagine que o assunto o interessa realmente, acrescenta bem estar e conhecimentos, tem tempo para o ler... o livro mantém-se interessante ao longo da leitura? Tem o direito de não ler o que o aborrece e passar para outro mais interessante.
Hoje em dia desenvolveu-se um conceito: os livros em formato áudio. Nem todos os livros estão disponíveis desta forma, mas com tanta informação a circular pelos media, encontra de certeza algum do seu interesse.

Em síntese:
  1. Defina as suas prioridades: aquilo que tem mesmo de fazer e aquilo que deseja fazer;
  2. Dentro do que deseja fazer, destine tempo na sua semana para essa atividade, organize o seu tempo;
  3. Insista aos primeiros sinais de aborrecimento…insista algumas vezes, porque pode apenas estar cansado naquele dia ou o tema não ser particularmente interessante;
  4. Procure formatos alternativos de acesso ao conhecimento.
A sociedade atual brinda-nos com muita informação, divertimento e obrigações. Seja ler um livro ou mantermos as tarefas no escritório em dia. É fundamental aprendermos a definir prioridades e balancearmos dever e prazer a cada semana…e todos os dias podemos aprender a fazer isto um bocadinho melhor.
Boas leituras!
Ana Caetano | Psicóloga Clínica
www.anacaetanopsicologa.com

Outra resposta à essa mesma pergunta:

Me ajudem, eu começo as coisas e não consigo terminar?

Não consigo terminar de ler os livros que me proponho a ler, de pintar o quadro que comecei, de fazer as coisas que incluí na lista de tarefas.
Não consigo terminar o que me proponhõ a fazer?
Me ajudem a resolver isso
Oi querida! Eu já fui como vc!!!! Nunca conseguia terminar o que começava. Ficava querendo fazer tudo ao mesmo tempo e acabava deixando algumas coisas pela metade. Uma forma tentar controlar isso seria traçar metas de curto prazo. Ex: Se vc começar a ler um livro hoje, fixe um tempo para vc terminar. Vc pode começar assim: Ler a cada dia por pelo menos 1 hora ou 3 capítulos. Faça uma meta de terminar em' X 'dias . Chova ou faça sol tente cumprir e procure não se dar muitas tarefas de uma vez só.
Quando vc terminar, trace outra meta e por ai vai. Não fique se cobrando muito, pois, isso não ira ajudar. De tempo para vc mesma e não se culpe quando não conseguir alcançar uma das suas metas. Para cada erro, vc terá a possibilidade de aprender.
Tente organizar uma agenda e olhe todos os dias de manha para saber quais são as sua tarefas diárias. Estabeleça um horário para vc acordar e estabeleça tempo para realizar essas tarefas .
Por exemplo: arrumar seu quarto, tomar o café, ir para a escola ou trabalho, ao chegar, estudar, fazer as tarefas da escola em primeiro lugar. Só levante da mesa quando vc terminar. Enfim, tente se concentrar no que vc faz .( talvez vc seja do tipo perfeccionista mas, tente deixar isso de lado senão não sobra tempo pra nada mesmo!)
Se vc ainda não tiver uma agenda, compre! Se vc for perfeccionista demais escreva na agenda de lápis, assim, caso vc queira reorganiza-la vc não terá o inconveniente de borrar tudo e ficar desanimada.Nunca saia de casa sem a sua agenda e aconteça o que acontecer cumpra a sua promessa a si mesma. Tipo: se vc marcou na sua agenda para fazer algo, faça!!!!!!!
Acho que o segredo de tudo e organizar seu tempo por isso tente ser pratica e não perder tempo com detalhes pois e ai que mora o perigo....
Lembre-se de uma coisa, a vida e assim e vc não e a única. Não se condene por isso, não!!!!!!!!

Muito boa sorte para vc 
 Bliss


Nenhum comentário: