4.12.2014

O PERIGO DOS SHAKES

O perigo dos shakes
Aprenda a tirar proveito dos shakes e não o transforme em um vilão de sua saúde.

Os shakes se tornaram uma opção para quem busca perder peso. Os produtos, que viraram moda, prometem emagrecimento rápido e saudável, e visam a substituir as refeições diárias. Porém, as substâncias contidas nestes preparados podem oferecer riscos à saúde. 
O Dr. João Eduardo Nunes Salles, professor da disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, afirma que o emagrecimento prometido pelas bebidas pode vir acompanhado da redução de nutrientes, minerais e vitaminas importantes para o corpo.
“Devido à falta de substâncias, o consumo do shake pode causar desnutrição e a perda, não só de massa gorda, mas também da massa muscular. Existem muitos produtos no mercado que não contemplam os macronutrientes, compostos por carboidratos, proteínas e gorduras. Além disso, eles podem ocasionar diminuição dos micronutrientes, que são as vitaminas e os minerais”, declara.
Segundo o especialista, esses nutrientes não podem ser suspensos ou substituídos da dieta. Para ele, os shakes constituem uma opção de perda de peso, desde que não sejam, exclusivamente, o único plano alimentar.
“Antes de consumir o produto, o indivíduo deve verificar quais são os componentes dessa bebida e se a mesma oferece as substâncias necessárias para o corpo humano. Outra questão é que ela não deve substituir todas as refeições. O interessante é substituir, no máximo, uma refeição. Afinal, uma dieta saudável não deixa de lado a pirâmide alimentar”, explica.
A pirâmide alimentar é composta por: 
• Carboidratos - pães, massas, arroz, batata, cereais, entre outros.
• Verduras e legumes – são alimentos que contêm ferro, fibras, sais minerais e vitaminas.
• Frutas - são ricos em várias vitaminas.
• Carnes, ovos e grãos - feijão, lentilha, grão-de-bico, nozes, castanhas, entre outros.
• Laticínios (leite e derivados) - são ricos em minerais e proteínas.
• Lipídios (óleos e gorduras) e açúcares - manteigas, maionese, creme de leite, doces em geral, entre outros.
O endocrinologista indica o shake para aqueles que não conseguem tomar café da manhã, ou têm dificuldades em almoçar por causa do tempo e acabam ingerindo alimentos não saudáveis. “Existem pessoas que substituem o almoço por um salgado ou fast food, então, por que não tomar um shake? Há produtos no mercado que contemplam os macronutrientes, basta saber escolher”.

Nenhum comentário: